sábado, 14 de janeiro de 2017

Scania participa de primeira operação com comboio 100% autônomo no mundo

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, vai executara primeira operação de comboio de caminhões totalmente autônomos. Os veículos trafegarão em estradas públicas transportando contêineres entre terminais portuários de Singapura. O objetivo é organizar comboios de quatro caminhões e automatizar completamente os processos de transporte entre carga e descarga.

O projeto em questão é organizado pelo Ministério dos Transportes e pela Autoridade do Porto de Singapura (PSA Corporation) e também conta com a participação da Toyota.

À frente – O governo de Singapura já testou a tecnologia de veículos autônomos em carros, táxis, veículos utilitários e ônibus, agora é a vez das frotas de caminhões, que demonstram seu potencial para economizar combustível, assim como para aumentar a segurança rodoviária.

Em Singapura, onde há aproximadamente 1 milhão de automóveis em circulação, a iniciativa do projeto procura atender à crescente demanda de viagens e às restrições de espaço. Com foco nesses desafios, Singapura se transformou em um “laboratório ao ar livre” para novos conceitos de veículos que aumentarão a produtividade e a segurança rodoviária, otimizarão a capacidade das estradas e permitirão novos conceitos de mobilidade.

Os testes dos caminhões em comboios serão realizados em duas fases:
A primeira focará em elaborar, testar e refinar a tecnologia dos caminhões em comboios para se adaptarem às condições locais. Eles serão conduzidos pela Scania e pela Toyota em seus respectivos centros de pesquisa, na Suécia e no Japão;

A segunda consistirá de testes locais e desenvolvimento da tecnologia em Singapura.


Líder em tecnologia autônoma – A Scania é o principal parceiro do projeto de pesquisa de € 5,4 milhões, conhecido como Companion, que desenvolve sistemas para implantação de tecnologia autônoma nas estradas europeias. Atualmente, a fabricante trabalha no desenvolvimento da comunicação sem fio entre veículos pesados, fazendo com que as distâncias entre os caminhões sejam reduzidas com segurança, diminuindo o deslocamento e minimizando o consumo de combustível. Para esse fim, a Scania se associou à Ericsson, líder mundial em tecnologia de comunicações, que contribuirá com sua experiência em tecnologia 5G, com softwares e serviços, para permitir novas formas de mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário