Uma das
falhas graves que podem acontecer na segurança em barras de direção,
para veículos pesados é quando a coifa protetora da mesma se rompe, com
isto ocorre a contaminação da graxa lubrificante por impurezas.
Estas
impurezas em contato com o produto acentuam o desgaste do pino
esférico do terminal podendo até ter o sacamento e, consequente, perda de
dirigibilidade do veículo, podendo provocar acidentes de grandes
proporções.
“É
importante verificar a cada 5.000 Km se a coifa não está rasgada em toda a sua
circunferência, e também verifique se o produto não tem folga”, comenta Jair
Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Outa recomendação é
que seja verificado se a barra está empenada ou ainda se existe folga e
desgaste. “Peças soldadas ou recondicionadas podem acarretar acidentes graves,
pois qualquer movimento brusco ou buracos nas vias podem romper a peça,
ocasionando a perda da direção. A folga na direção é facilmente percebida pelo
motorista sendo necessária a verificação completa do sistema”, alerta.
O sistema de direção
é composto pelas seguintes peças: Caixa de direção, coluna, barra lateral,
barra de ligação, terminais de direção. Todos esses itens devem ser checados e
trocados conforme a necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário