Faça chuva ou faça Sol, o Range Rover Sport SVR
oferece um desempenho assustador. Combinando a já consagrada capacidade em
todos os tipos de terreno da Land Rover com um motor V8 de 550 cv e avançados
sistemas de tração, o modelo oferece uma performance única em um mundo que não
se restringe apenas às pistas de competição.
Desde que foi apresentado aos clientes em meados de
2015, o Range Rover Sport SVR mostrou toda a capacidade da então recém-criada
Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover em produzir modelos
capazes de tirar o fôlego de seus clientes e amantes das marcas. Desde seu
lançamento em 2006, mais de 285 mil Range Rover Sport de todas as versões foram
vendidos em mais de 170 países.
No caso do Range Rover Sport SVR, muitos clientes
devem ter se encantado pelo veículo por conta de sua capacidade de acelerar da
imobilidade aos 100 km/h em apenas 4.7 segundos, mas isso é apenas um exemplo
dentro de uma série de características marcantes que o modelo possui.
Quando aquele asfalto liso, abrasivo que oferece a
tração perfeita para o modelo não está disponível, a maioria dos veículos
esportivos sofre com a falta de aderência, estabilidade e desempenho. Ocorre
que nenhum desses esportivos tem o vasto conhecimento de condução em todos os
terrenos que a Land Rover possui.
Para demonstrar toda essa capacidade, os técnicos
da Land Rover submeteram o Range Rover Sport SVR a testes der aceleração de 0 a
100 km/h em diferentes tipos de terrenos como asfalto, grama, neve e areia. Em
todas as situações, o pneu usado nos testes foi o mesmo, o Michelin 275/45
R21, que é oferecido como stardard no modelo.
Durante os testes, a tecnologia Terrain
Response 2 sempre era capaz de identificar automaticamente o tipo de
terreno em que o modelo estava e selecionar o modo mais apropriado do sistema –
Asfalto, Areia, Pedras, Grama/Neve, Lama – de forma a usar o máximo da
capacidade do veículo, tudo sem a necessidade de nenhuma interferência do
motorista. Caso queira, o motorista também pode acionar o modo que ele julga
mais apropriado por meio de um botão.
Os temos de aceleração obtidos nos testes mostram a
impressionante capacidade do veículo em oferecer alto desempenho mesmo quando
os níveis de aderência variam bastante. Em uma superfície de grama húmida,
situação notoriamente escorregadia, o tempo que o modelo levou para sair da
imobilidade e atingir os 100 km/h foi de apenas 0.8 segundo maior do que
o Range Rover Sport SVR registou em uma situação ideal, com asfalto bastante
abrasivo. Já na areia, o SUV levou apenas 5.5 segundos para cumprir o teste.
Veja abaixo a tabela com os tempos registrados no
teste de 0 a 100 km/h em cada tipo de terreno:
Terreno
|
Modo no
Terrain Response 2
|
Tempo
do 0-100km/h
|
Asfalto
|
Dinâmico
|
4.7 segundos
|
Grama
|
Grama, Cascalho e Neve
|
5.5 segundos
|
Cascalho
|
Grama, Cascalho e Neve
|
5.3 segundos
|
Neve
|
Grama, Cascalho e Neve
|
11.3 segundos
|
Lama
|
Lama
|
6.5 segundos
|
Areia
|
Areia
|
5.5 segundos
|
Teste de performance em todos os terrenos em
detalhes
O primeiro desafio do Range Rover Sport SVR foi
registrar tempo no circuito mais rápido da Europa, o Rockingham Motor Speedway,
em Corby no Reino Unido. Nele, o Terrain Response 2 identificou automaticamente
o modo Dinâmico, em que o veículo fica mais sensível aos comandos do motorista
no acelerador e configura a relação de marchas para trocas em rotações mais
altas.
O sistema de suspensão pneumática também é
reconfigurado automaticamente, com os amortecedores se tornando mais rígidos e
o sistema de atenuação de rolagem em pleno funcionamento para total desempenho.
Com todas essas características configuradas e rodando em asfalto para
competição, o modelo atingiu os 100 km/h desde a imobilidade em apenas 4.7
segundos.
O segundo teste do SUV de alta performance foi
feito em uma bastante superfície desafiadora: grama úmida. No modo Grama /
Cascalho / Neve identificado automaticamente no Terrain Response 2, a resposta
aos comandos do motorista no acelerador foram suavizadas e as marchas eram
trocadas mais rapidamente. Tudo para o veículo não perder tração.
O sistema de controle de tração também passou a intervir
mais cedo para evitar que os pneus derrapassem. Ao mesmo tempo, o diferencial
central foi pré-carregado para otimizar o desempenho do veículo. Nessas
condições, o Range Rover Sport SVR registrou um impressionante 0-100km/h em
apena 5,5 segundos.
O
palco do terceiro teste foi uma pedreira, que forneceu uma superfície de
cascalho ideal para o desafio com o Range Rover Sport SVR. Nessa condição, no
mesmo modo Grama / Cascalho / Neve o modelo saiu da imobilidade aos 100 km/h em
apenas 5.3 segundos.
Para
encontrar neve, o SUV foi transportado até o centro de testes de inverno da
Jaguar Land Rover em Arjeplog, no norte da Suécia. Lá, deslizando sobre um piso
que combinada neve e gelo, o modelo completou o teste de aceleração em 11,3
segundos.
O
teste seguinte exigiu o modelo a trabalhar na opção Lama do Terrain Response 2.
Nessa configuração, a suspensão pneumática é elevada e o sistema de controle de
tração permite um deslizamento mais controlado dos pneus, de forma a
proporcionar uma melhor tração em condições escorregadias. Em um ambiente
tipicamente britânico, dentro de uma pista de testes off road da Land Rover no
Reino Unido, o SUV registrou um tempo de 0 a 100km/h de 6,5 segundos
A
região de Pendine Sands em Carmarthen Bay, no sul do País de Gales é uma região
bastante associada à velocidade. Os primeiros registros de competições em
estradas de terra datam de 1924. Por isso, a região foi escolhida pela Land
Rover para os testes de aceleração em areia, penúltimo modo do Terrain Response
2.
Nessa
configuração, as respostas aos comandos do motorista no acelerador são muito
rápidas e o motor sempre trabalha com o máximo de torque. O modelo também
trabalha nas mesmas marchas por mais tempo e bloqueia o diferencial central de
forma a manter a velocidade mais constante e evitar atolamento.
Nessa
situação, o Range Rover Sport SVR completou o teste de 0 a 100km/h em apenas
5,5 segundos.
O
modo final do Terrain Response 2, Rock Crawl, ou Escalada em Pedras,
exigiu um teste diferente dos demais. O modo foi projetado para auxiliar os
motoristas em situações de transposição de terrenos rochosos de alto grau de
dificuldade. Nesse modo, o motor trabalha com as marchas em modo reduzido, de
forma a manter a baixa velocidade. Nessas condições, conseguir transpor uma
pedra de grande porte é muito mais importante do que o tempo que se demora para
tal.
Quando selecionado,
o modo Escalada em Pedras torna as respostas aos comandos do motorista no
acelerador mais lentas de forma a atenuar os movimentos súbitos do carro e
proporcionar total controle do condutor. Ele também eleva a altura da suspenção
pneumática e assim a altura do modelo em relação ao solo.
Para
o piloto Darren Jones, líder de tecnologias focadas em estabilidade da Jaguar
Land Rover, “O Range Rover Sport SVR é famoso por seu desempenho em estrada,
mas esses testes nas mais diversas condições, mostram que a tecnologia Terrain
Response 2 realmente atua de forma a tfacilitar a vida do condutor, mesmo na
mais desafiante situação”.
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