Ricardo Rosset e Constantino Júnior usaram a experiência
e conquistaram as vitórias nas provas 7 e 8 da Porsche Cup, realizadas neste
sábado no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Nas duas
corridas, muitas disputas pela vitória, vários pilotos disputando posição e
algumas saídas de pista proporcionaram um espetáculo emocionante, que terminou
com o líder do campeonato, Ricardo Baptista, saindo do Paraná com apenas um
ponto de vantagem sobre Rosset.
Constantino Jr. |
Uma forte chuva caiu no autódromo
meia hora antes do início da prova 7, que abriu a programação do Porsche GT3 Cup Challenge. Apesar de
ter parado rapidamente, ela foi suficiente para obrigar os pilotos a largarem
com pneus para chuva e levar a direção de prova a iniciar a largada com
procedimento de pista molhada (saída sob safety car abrindo o tempo de prova,
sem volta de apresentação, com a bandeira verde sendo mostrada na terceira
passagem pela linha de chegada). Ricardo Rosset largou muito bem e surpreendeu
os adversários ao retardar a freada no final da reta. Entrou por dentro e
ganhou duas posições, assumindo a liderança logo na primeira curva. Daí em
diante, a prova teve uma disputa eletrizante pela vitória entre os três mais
recentes campeões da Cup: Rosset, Constantino Júnior e Ricardo Baptista.
Rosset, apesar do forte assédio de Constantino e Baptista, manteve a liderança.
Faltando duas voltas para a chegada, Constantino perdeu a freada o final da
reta e foi ultrapassado por Baptista. Na curva seguinte, foi a vez de Baptista
escapar da pista, devolvendo o 2º lugar a Constantino. Tom Valle terminou em
quarto lugar na classificação geral e venceu na categoria Master, com Maurizio
Billi em quinto (segundo na Master) e Marcel Visconde em sexto.
Ricardo Rosset |
Todos os pilotos tiveram muito trabalho para controlar seus carros na pista
molhada. Para piorar, ela ficou menos úmida no meio da prova, mas a chuva
voltou e as condições pioraram mais uma vez. Ainda no início da prova, um
acidente na entrada da reta oposta envolveu os pilotos Omilton Visconde Júnior,
Charles Reed, Gui Affonso e Sylvio de Barros (este, o único que conseguiu
continuar na prova). Na sétima volta, Clemente Lunardi passou reto colidiu seu
Porsche na proteção de pneus. Duas voltas depois foi a vez de Daniel Paludo sofrer
um acidente muito semelhante. Todos continuaram na corrida.
A segunda prova da Cup foi disputada
com pista seca e também ofereceu grandes emoções. Logo após a largada, Pedro
Queirolo assumiu a ponta, seguido de perto por Roberto Posses, Marcel Visconde e
Maurizio Billi. Baptista, andando muito rápido, se aproximou do grupo e estava
em quarto quando colidiu com Tom Valle, perdendo várias posições. Na 8ª volta,
a diferença entre o líder e o 8° colocado era de apenas 4 segundos. Enquanto
isso, Constantino Júnior, em quarto lugar, "crescia" na prova: passou
para 3º quando Posses errou a freada no final da reta, para segundo ao superar
Lunardi e assumiu a ponta ao ultrapassar Pedro Queirolo em uma manobra
arrojada.
Com muitos carros correndo juntos, os toques
foram inevitáveis. Num deles, Maurizio Billi, Daniel Paludo e Sergio Ribas se
embaralharam. Faltando duas voltas, havia disputas acirradas pelo 2° lugar
entre Queirolo e Lunardi e pelo 4° lugar entre Marcel Visconde e Ricardo
Rosset. Constantino seguia com certa tranquilidade na ponta. Na última volta,
na saída do Pinheirinho, Queirolo perdeu a freada e Lunardi passou para 2°
lugar (primeiro entre os pilotos inscritos na Master). Queirolo, Marcel, Rosset
e Baptista subiram ao pódio como os seis primeiros colocados. Cerca de uma hora
depois, a direção de prova anunciou uma punição de 20 segundos a Baptista por
tê-lo considerado culpado pela colisão com Valle, que assim passou para sexto.
Este resultado lhe valeu o segundo lugar na Master e a volta à liderança deste
campeonato.
Declarações dos vencedores:
Ricardo Rosset - "Nas voltas de
apresentação da primeira corrida, eu havia testado a freada no final da reta e
percebi que havia uma boa área de aderência ali. Minha estratégia foi retardar
um pouco a freada e consegui pular pra frente. Com chuva é complicado andar na
frente, você vai "pisando no escuro", mas deu tudo certo."
Constantino Jr. - "A disputa
foi difícil. O Ricardo vinha bem tracionando melhor nas curvas e tive que fazer
uma prova defensiva. No final, com os desgastes do pneu, foi ficando mais
difícil arriscar. A segunda me deixou bastante feliz. Foi muito boa e animada,
mas teve que ser disputada com muita paciência. Fiquei parado no acidente do
Tom e do Ricardo Baptista, pra não me envolver. Fiz muitas ultrapassagem
difíceis e contei com a esportividade dos meus companheiros."
Porsche Cup, prova 7
1) 88-Ricardo Rosset, 15 voltas em 25:05.385, média de 135,055 km/h
2) 0-Constantino Júnior, a 2.031
3) 27-Ricardo Baptista, a 5.344
4) 99-Tom Valle (M), a 13.916
5) 34-Maurizio Billi (M), a 21.417
6) 15-Marcel Visconde, a 22.178
7) 13-Pedro Queirolo, a 24.330
8) 52-Roberto Posses (M), a 33.060
9) 10-Adalberto Baptista, a 33.991
10) 63-Sérgio Ribas (M), a 40.799
11) 7-Clemente Lunardi (M), a 42.409
12) 9-Guilherme Figueirôa (M), a 47.165
13) 89-Daniel Paludo, a 52.834
14) 30-Cléber Faria, a 1:04.216
15) 105-Vanuê Faria, a 1:07.325
16) 5-Sylvio de Barros, a 1 volta
17) 4-Gui Affonso (M), a 7 voltas (acidente)
18) 36-Charles Reed (M), a 9 voltas (acidente)
19) 11-Omilton Visconde Jr. (M), a 9 voltas (acidente)
(M) pilotos inscritos na classe Master
Melhor volta: Ricardo Baptista, 1:32.163, média de 147,066 km/h
Porsche Cup, prova 8
1) 0-Constantino Júnior, 19 voltas em 26:37.577, média de 161,198 km/h
2) 7-Clemente Lunardi (M), a 2.441
3) 13-Pedro Queirolo, a 3.036
4) 15-Marcel Visconde, a 3.764
5) 88-Ricardo Rosset, a 3.978
6) 99-Tom Valle (M), a 18.498
7) 52-Roberto Posses (M), a 25.196
8) 5-Sylvio de Barros, a 25.527
9) 27-Ricardo Baptista, a 28.213
10) 4-Gui Affonso (M), a 29.295
11) 10-Adalberto Baptista, a 37.139
12) 105-Vanuê Faria, a 38.595
13) 30-Cléber Faria, a 39.055
14) 89-Daniel Paludo, a 1 volta
15) 9-Guilherme Figueirôa (M), a 1 volta
16) 34-Maurizio Billi (M), a 6 voltas (acidente)
17) 63-Sérgio Ribas (M), a 13 voltas (acidente)
18) 11-Omilton Visconde Jr. (M), a 15 voltas (acidente)
Não largou: 36-Charles Reed (M)
(M) pilotos inscritos na classe Master
Melhor volta: Ricardo Baptista, 1:32.163, média de 147,066 km/h
Classificação do campeonato após 8
provas
1) Ricardo Baptista, 115 pontos; 2) Ricardo Rosset, 114; 3) Tom Valle, 92; 4)
Fábio Viscardi, 76; 5) Marcel Visconde, 72; 6) Daniel Paludo, 72; 7)
Constantino Júnior, 60; 8) Pedro Queirolo, 60; 9) Maurizio Billi, 59; 10)
Sylvio de Barros, 58; 11) Marcelo Franco, 56; 12) Guilherme Figueirôa, 49; 13)
Adalberto Baptista, 42; 14) Roberto Posses, 39; 15) Clemente Lunardi, 38; 16)
Gui Affonso, 33; 17) Charles Reed, 24; 18) Sérgio Ribas, 22; 19) Omilton
Visconde Jr., 10; 20) Carlos Falletti, 8; 21) Vanuê Faria, 6; 22) Cléber Faria,
6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário