quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Audi bate novo recorde: 1.871 milhão de entregas em 2016


A AUDI AG vendeu globalmente 1.871.350 carros em 2016, volume 3,8% maior do que o ano recorde de 2015. A empresa registrou crescimento em todas as principais regiões: na Europa (+7.6%), na América do Norte (+5.3%), com maior crescimento nos Estados Unidos (+4%), e na Ásia-Pacífico (+0.5%). Em todos os cinco dos maiores mercados individuais da marca, a Audi também vendeu mais carros do que nunca. Além disso, mundialmente, a demanda vem crescendo consecutivamente desde 2009 – ano em que foram comercializadas 949.729 unidades, ou seja, de lá para cá, a companhia quase dobrou o volume de entregas.

novo A4 chegou em diversos mercados em 2016 e as vendas globais do modelo aumentaram 7,6% para 337.550 unidades. Na Europa, o A4 liderou as vendas do segmento premium, com avanço de 25,7% para cerca de 164.600 mil unidades. A atualização dos modelos mid-size da marca irá continuar neste ano em mercados internacionais com a chegada do novo A5 Coupé, que já foi lançado no mercado europeu no final de 2016. Além disso, também chega globalmente o novo A5 Sportback – que entra, por exemplo, pela primeira vez no mercado dos Estados Unidos. 

A segunda geração do Q7 completou sua introdução global em 2016 e registou crescimento de 43,6%, com cerca de 102.200 clientes. Com isso, as vendas do novo SUV dobraram em relação à versão anterior, atingindo mais de 100 mil unidades por ano pela primeira vez. O novo Q2 amplia a família SUV da Audi para um formato compacto próprio para uso urbano. Sua chegada ao mercado europeu no final de 2016 gerou alta demanda nas concessionárias da Audi; o modelo chegará a novos mercados em 2017. A nova geração do Q5, top-selling SUV da marca, também está prevista para este ano.

Audi Sport GmbH também foi motor de crescimento da Audi no ano passado. As vendas do novo R8, por exemplo, cresceram 31,8% para 2.890 unidades comercializadas. Toda a família R e RS ultrapassou as 20 mil unidades pela primeira vez, com crescimento de 18% para cerca de 20.200 carros.

Mundialmente, a Audi teve sua gama de clientes aumentada principalmente na Europa, especialmente com o novo A4. Apesar dos inúmeros desafios políticos e econômicos da região, as vendas da empresa neste mercado cresceram 7,6%, com 860.600 carros. Em comparação às 762.949 entregas em 2014, a marca aumentou o volume de vendas em seu continente de origem, em dois anos, em 100 mil unidades.  A Audi atingiu números recordes em todos os quatro maiores mercados europeus: na Alemanha (+8.6% para 293.307 carros), no Reino Unido (+6.4% para 177.565 carros), na França  (+8.5% para 65.362) e Itália (+15.5% com 62.430) mais clientes do que nunca optaram pela marca em 2016. Com crescimento de 16,4%, com 51.879 unidades, a Espanha alcançou o maior crescimento de todos os principais mercados globais da Audi. Por outro lado, a recessão em curso do mercado na Rússia teve um impacto negativo nas vendas locais da Audi  pelo terceiro ano, com 20.706 entregas e uma queda de 19,3%.

Nos Estado Unidos, a Audi também teve bom desempenho. A marca foi a única das principais do segmento a registrar crescimento substancial em 2016:  aumento de 4% para 210.213 unidades. O Q7 impulsionou as vendas da Audi of America: com a chegada da nova geração do SUV, o crescimento das vendas do modelo foi de 60.9%, com 30.563 unidades. Em todos os modelos Q, o aumento foi de 18.9%, com 100.161 carros. A Audi Canadá (+14.2% para 30.544 carros) também capitalizou a tendência SUV, e está, pela primeira vez, entre os dez maiores mercados da Audi. As condições voláteis dos mercados sul-americanos se apresentaram mais difíceis: as vendas no Brasil caíram 29,9% para 12.011 carros.

Na China, a Audi ampliou suas vendas em 3,6% para 591.554 entregas. Com esse patamar, a marca segue na liderança do mercado premiumchinês. Em 2016, a Audi viu surgir uma demanda no segmento de compactos: o A3 teve crescimento de 29,7% para 89.213 unidades, e o Q3 registrou 89.779 carros, com 27.6% de crescimento em relação a 2015. Atualmente, a Audi vem conquistando jovens clientes com esses modelos – em 2013, a marca foi pioneira na produção local neste então nascente segmento do mercado premium chinês. No ano passado, a companhia estabeleceu importantes bases na China para dar continuidade ao seu crescimento no mercado: em 2016 foram lançadas versões de modelos que juntas representam mais da metade das vendas totais da Audi na China. O novo A4 L começou a ser vendido nas concessionárias no outono local. No final do ano, o A6 L e-tron plug-in hybrid, que é localmente produzido, alcançou um importante marco na eletrificação da gama de veículos na China. Este ano, o Q7 e-tron está definido como um modelo de importação.

Vendas AUDI AG
Em dezembro de 2016
2016

2016
2015
Change from 2015
2016
2015
versus 2015
Mundialmente
157.450
158.429
-0.6%
1.871.350
1.803.246
+3.8%
Europa
65.500
57.644
+13.7%
860.600
799.940
+7.6%
- Alemanha
17.654
17.087
+3.3%
293.307
270.063
+8.6%
- Reino Unido
11.219
9.003
+24.6%
177.565
166.817
+6.4%
- França
5.386
5.355
+0.6%
65.362
60.216
+8.5%
- Itália
5.074
3.575
+41.9%
62.430
54.054
+15.5%
- Espanha
3.804
2.886
+31.8%
51.879
44.587
+16.4%
EUA
23.195
20.399
+13.7%
210.213
202.202
+4.0%
México
1.700
1.516
+12.1%
15.330
14.147
+8.4%
Brasil
554
1.309
-57.7%
12.011
17.130
-29.9%
China
(incl. Hong Kong)
51.514
60.197
-14.4%
591.554
570.889
+3.6%

Nenhum comentário:

Postar um comentário