A
Iveco dá um passo à frente no segmento de caminhões vocacionais ao apresentar a
mais nova versão da sua gama de semipesados: o Tector Concreto. Projetado com
base no modelo 260E28 6x4, o veículo é fruto de uma grande pesquisa de mercado
feita pela fabricante, que incluiu diversos trabalhos de campo em clientes que
atuam no segmento de construção, como as empresas Cortesia e Supermix. Com base
nos dados coletados pelo Marketing do Produto da Iveco, chegou-se a um veículo
totalmente personalizado para o trabalho severo em canteiros de obras.O Tector
Concreto está presente em um dos principais segmentos do mercado de caminhões,
o de semipesados com 26 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Trata-se de um
mercado de cerca de 9 mil unidades, sendo que a aplicação de caminhões na
configuração balão de concreto (betoneiras) representa 25% deste total.
O Caminhão
Tendo
como base o modelo 260E28 6x4 com PBT (Peso Bruto Total) de 26 toneladas, o
Tector Concreto possui um motor FPT de 280 cavalos de potência e 950 Nm de
torque. E há duas opções de entre-eixos: 3.690 4.815 mm. Mas são as adaptações
introduzidas pela Engenharia da Iveco que deram o tom e o direcionamento
segmentado que diferenciam este produto das demais opções apresentadas como
vocacionais pela concorrência.O Iveco Tector Concreto possui tanque de alumínio
com 400 litros de capacidade, o que lhe garante a autonomia necessária para
suas operações. Em seu interior, o banco de passageiro é biposto, e há uma
escotilha no teto que aumenta a circulação de ar no interior da cabine. O
tacógrafo é semanal, o que garante à empresa maior produtividade.
No
quesito conforto, o volante possui regulagem de altura (adaptando à estatura do
condutor) e o ar condicionando é de série. Os vidros são verdes, o que ajuda a
diminuir a incidência de raios solares dentro do cabine, além de diminuir a
temperatura interna. Há ainda o espelho de aproximação do lado do passageiro,
que auxilia o motorista a manobrar o veículo em áreas restritas e pequenas,
comuns nos canteiros.Os freios possuem ajuste automático, que oferecem a
possibilidade de um número menor de paradas para manutenção. O escapamento é
vertical, o que evita que motorista e ajudantes que estejam trabalhando ao lado
do balão de concreto tenham contato direto com a emissão de partículas.
Em
sua configuração também estão o alarme sonoro de ré (necessário para a
segurança nas aplicações), e defletor de ar da hélice do radiador (item que
diminui o excesso de poeira dentro das obras). Vale destacar a pré-disposição
para controle externo RPTO (Botoeira posicionada no balanço traseiro), que sai
de fábrica para auxiliar o implementador na instalação da betoneira, além de
garantir a configuração original do veículo.
Os
clientes interessados no modelo já podem fazer seus pedidos nas concessionárias
da Rede Iveco.
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