Há 40 anos debutava um novo Volkswagen, que, com sua
estrutura moderna, deu início a uma nova era para a empresa: o Passat. O modelo
foi apresentado em maio de 1973 na Alemanha e começou a ser vendido em julho
daquele ano - já em 1974 ele começou a ser fabricado no Brasil. Atualmente o
Passat está em sua sétima geração, vendida no País desde 2011.
Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o Passat nasceu com
carroceria do tipo fastback. Em seguida recebeu a versão station wagon
denominada Variant. A variedade de ofertas conquistou os clientes dos
automóveis da classe média. O primeiro Passat, baseado no então Audi 80, foi
fabricado até 1980. Foram produzidas 2,5 milhões de unidades do modelo,
denominado B1.
O sucessor manteve as ofertas de carrocerias fastback e
station wagon e foi oferecido até 1987. Nessa geração o Passat estreou novas
tecnologias: tração nas quatro rodas, motor turbodiesel (apenas na Europa),
motor de cinco cilindros a gasolina e a fórmula E de redução do consumo – um
precursor da atual tecnologia BlueMotion. Nessa geração nasceu também sua
variante sedã, que recebeu o nome de Santana.Como carro mundial da década de
1980, o Passat não foi produzido somente em Emden (Alemanha), mas também na
Bélgica, na Espanha, no Brasil, no México, na África do Sul e no Japão. Um dos
grandes êxitos do carro foi na China: o Santana B2 foi produzido no país
asiático até 2012. Atualmente, uma versão longa e modificada continua sendo
produzida, o Vista.
O Primeiro Passat Brasileiro |
Os modelos Passat da terceira (1987 até 1993) e quarta
gerações (1993 até 1997) foram produzidos exclusivamente nas carrocerias sedã e
station wagon.Alterações em sua estrutura, como a montagem transversal do motor
e da transmissão, permitiram a oferta de mais espaço interno. Também foram
introduzidos um novo motor turbodiesel com injeção direta de combustível (TDI)
e um novo seis-cilindros a gasolina.
O Passat B4, de quarta geração, do qual foram produzidas
cerca de 700.000 unidades, recebeu uma carroceria reforçada, mais itens de
segurança e um motor diesel ainda mais forte.A quinta geração (1997 até 2005) estabelecu um padrão
ainda mais elevado. Com carroceria totalmente galvanizada, motores de quatro,
cinco, seis e oito cilindros a gasolina, além do avançado TDI, e um nível de
qualidade até então conhecido apenas na classe de luxo, o Passat passou a ser,
definitivamente, uma referência para a sua classe. No total, foram vendidos
mundialmente mais de quatro milhões de unidades da quinta geração.
Passat TS Brasileiro |
O Passat B6, de 2006 até 2009, e do qual foram produzidas
cerca de 1,7 milhão de unidades, foi apresentado com uma variante de carroceria
complementar: o CC, um cupê de 4 portas. Nessa geração vieram também
tecnologias inovadoras como a transmissão automática DSG de dupla embreagem,
novos motores diesel e a gasolina e versões BlueMotion – já com foco na
economia de combustível.
A versão atual, de sétima geração, abrange um modelo
ainda mais fino e luxuoso, com mais segurança e um sofisticado sistema de
assistência para o motorista. O Passat B7, além do CC, apresenta uma versão com
tração integral e carroceria mais elevada.Ao longo de suas gerações, o Passat
se tornou o êxito mais duradouro da Volkswagen. Ele é um dos responsáveis pela
elevada posição da marca e pela democratização das tecnologias de ponta. Até o
fim de 2012 a Volkswagen já tem acumuladas mais de 20 milhões de unidades
vendidas do Passat em todo o mundo, somadas todas as suas variantes.
A história do Passat no Brasil
Fabricado em São Bernardo do Campo e em Taubaté, o Passat foi lançado no Brasil
em 1974 – o modelo foi o primeiro veículo Volkswagen com motor refrigerado a
água. Seu motor quatro-cilindros de 1.500 cm³ gerava potência bruta de 78 cv.
Em seu lançamento, o Passat era oferecido apenas com carroceria 2-portas.Ainda
em 1974 foi exibida no IX Salão do Automóvel a versão com 4 portas. Em 1976, o
motor teria sua cilindrada aumentada para 1.600 cm³. A potência bruta subia
para 96 cv. Em 1979 o modelo recebeu versão abastecida com etanol.A versão
esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983. Trazia suspensão
recalibrada, acabamento diferenciado, rodas de liga-leve e bancos dianteiros
Recaro, entre outros itens.A partir de 1984 a GTS Pointer passou a trazer o
mesmo motor 1.8 utilizado também no Santana, que gerava 85 cv de potência
líquida na versão a gasolina e 92 cv na a etanol.
O Passat foi fabricado no Brasil até 1988 e teve mais de
675 mil unidades vendidas.Em 1994, o modelo passou a ser importado da Alemanha
para o Brasil. Nessa nova fase, o Passat estreou no País nas versões 2.0 e 2.8
VR6. Em 1998 chegou a 5ª geração, em versões 1.8, 1.8T e V6. Essa geração
passaria por modificações estéticas em 2001, ganhando também o motor 2.0l em
substituição ao 1.8l.A 6ª geração do Passat chegou em 2005, estreando o motor
2.0 FSI de 150 cv. No ano seguinte viria a versão 2.0 FSI Turbo, com 200 cv. Em
2007, o modelo receberia o V6 3.2l de 250 cv, combinado à tração integral
permanente 4MOTION e ao câmbio automático DSG.
Atual geração do modelo
O modelo atualmente vendido no Brasil é o da 7ª geração,
nas versões sedã e station wagon. Comercializado desde 2011, é um dos mais
equipados de sua categoria. O modelo traz motor EA888 2.0l TSI de 211 cv,
transmissão automática DSG de seis marchas e longa lista de itens de série.Entre
os de segurança, destacam-se: o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador de
velocidade e distância), o sistema Front Assist, integrado ao ACC, atua como se
fosse um “passageiro da frente sempre alerta”, ajudando a evitar colisões
frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, o sistema de frenagem urbana de
emergência e os faróis bi-xenônio. Além de seis air bags e freios ABS com EBD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário