Disputada na noite do sábado, a nona e última corrida do
Campeonato FIA WEC 2016 permitiu que Nicolas Lapierre, Stéphane Richelmi e
Gustavo Menezes terminassem no pódio pela sétima vez na temporada. Esta corrida
não era decisiva, pois a equipe Signatech-Alpine do carro n° 36 já tinha
garantido o título na chegada das 6 Horas de Shanghai.
Neste domingo, a equipe chegou novamente com tudo para começar o dia dedicado
aos testes com ‘novatos’. No box da Alpine, o jovem Thomas Laurent finalmente
pôde assumir o volante do Alpine A460. Atento a cada detalhe do trabalho da
equipe no fim de semana, o Campeão Mundial de Kart de 2015 mostrou uma bela
progressão durante todo o dia.
Recompensados por suas performances com a Alpine, Gustavo Menezes e Paul-Loup
Chatin também se destacaram em suas primeiras aparições ao volante de carros
LMP1 de produção em série. Entre os novatos, Gustavo exibiu o melhor tempo, à
frente de Paul-Loup.
Com o cair da noite, a grande família do Campeonato Mundial FIA WEC se reuniu
para a entrega dos prêmios, encerrando a temporada. Tendo o Golfo Pérsico como
pano de fundo, os campeões da categoria LMP2 subiram no palco para receber os
troféus simbolizando os títulos mundiais!
As cortinas baixaram sobre 2016, mas a pausa da virada de ano não será longa
para a Alpine, pois existem mais títulos para defender…
Michael Van der Sande,
Diretor geral da Alpine:
“Os formidáveis sucessos esportivos conquistados neste ano serão uma base
inestimável para posicionar a Alpine e seus valores esportivos! Muito obrigado
e parabéns à equipe Signatech-Alpine, assim como aos pilotos, por ter levado o
“A em forma de seta” a um degrau tão alto no pódio”.
Bernard Ollivier, Diretor
Geral Adjunto da Alpine:
“Esta temporada nos permite coroar o compromisso esportivo iniciado em 2013. No
início de nossa parceria com a Signatech, partimos do zero. Hoje, obtivemos
inúmeras conquistas, que culminaram com a vitória nas 24 Horas de Le Mans e o
título de Campeão Mundial de Endurance na categoria LMP2. 2016 também foi uma
transição no projeto do novo carro de produção em série da Alpine e isso
justificou as grandes ambições esportivas para servir de apoio à sua
comercialização.
Este era nosso objetivo e ele foi cumprido! Todos aqueles que
contribuíram para escrever esta nova página da história da Alpine também fazem
parte deste sucesso. Recuperamos a vontade de vencer, a garra e o espírito de
aventura humana que sempre serviram de inspiração para a Alpine. O DNA do novo
carro conterá estes valores de abertura, que mobilizam o dia-a-dia de todos os
profissionais que trabalham na Alpine”.
Philippe Sinault, Diretor da
Equipe Signatech-Alpine:
“Jamais eu poderia imaginar que poderíamos fazer uma temporada tão espetacular.
Acho até mesmo que será difícil fazer outra tão boa! Esta é uma recompensa por
todo o trabalho e dedicação de cada membro da equipe. Sentimos que se instalou
um verdadeiro ‘espírito azul’ entre nós, e este projeto está nos levando a cada
dia mais longe. Pessoalmente fiquei emocionado com a nossa vitória nas 24 Horas
de Le Mans – que além disso era dia do meu aniversário – e os cumprimentos do
Dr. Wolfgang Ullrich, feitos logo agora que ele deixa o automobilismo esportivo
com um histórico fantástico de vitórias. Além desta temporada, precisamos nos
lembrar de que conquistamos três títulos em quatro anos! E tenho certeza que
ainda temos muito para conquistar no futuro”.
PRINCIPAIS MOMENTOS DE UMA
TEMPORADA CHEIA DE GARRA
17 de abril – 6 Horas de
Silverstone
Para a primeira corrida do Alpine A460, a equipe tem muito a aprender,
principalmente na utilização dos pneus em pista úmida. Durante a corrida, a
equipe Signatech-Alpine subiu para a terceira posição, mas um pneu furado faz
com que ela perca uma posição, terminando quase com o pódio.
7 de maio – 6 Horas WEC de
Spa-Francorchamps
Cheia de reviravoltas, a etapa belga do Campeonato FIA WEC foi decidida na
última hora. Após ter perdido sua vantagem atrás do carro de segurança, Nicolas
Lapierre teve que passar pelos boxes para reabastecer. Ele largou novamente em
segundo, mas rapidamente recuperou a liderança, graças a uma ultrapassagem
audaciosa sobre Derani! O Alpine A460 conquista sua primeira vitória.
18-19 de junho – 24 Horas de
Le Mans
Autores de uma corrida perfeita contra 22 concorrentes extremamente raçudos,
Lapierre, Richelmi e Menezes constroem a vitória durante a noite. Bastante
reativa, a equipe não pensa duas vezes para adaptar a estratégia em função dos
acontecimentos da corrida. É assim que o Alpine A460 n° 36 faz uma parada logo
cedo. Após 4.864,86 km, ele cruza a linha de chegada na liderança de sua
categoria e em quinta posição na classificação geral, conquistando o melhor
resultado geral de um LMP2 em Le Mans. Destaque também para o fato que este
resultado foi conquistado com dois “novatos” na equipe.
24 de julho – 6 Horas de
Nürburgring
Nem pensar em se contentar com a vitória em Le Mans! Na Alemanha, a equipe
Signatech-Alpine conquista sua terceira vitória consecutiva. Assumindo o
volante a partir da metade da corrida, Gustavo Menezes gerencia perfeitamente
as inúmeras neutralizações da prova, para que Nicolas Lapierre possa concluir o
trabalho tranquilamente!
3 de setembro – 6 Horas do
México
Após a temporada europeia, o FIA WEC chega ao continente americano de ‘mala e
cuia’. Em meio a uma plateia animadíssima, a equipe Signatech-Alpine assume a
liderança na metade da corrida. A chegada da chuva não muda a situação, mas o
carro nº 36 perde a liderança recebendo um “drive through”. Nicolas Lapierre
tenta recuperar nas últimas voltas e cruza a linha de chegada a menos de dois
segundos dos vencedores!
17 de setembro – 6 Horas do
Circuito das Américas
Pela primeira vez na temporada, a Alpine conquista a pole position. Disputada
sob um calor escaldante, a corrida se transforma em uma pena. Nesta situação,
Stéphane Richelmi consegue a façanha de fazer um revezamento duplo. Esta fase
decisiva permite que o carro n° 36 atinja uma volta de vantagem. Correndo em
casa, Gustavo Menezes tem a honra de cruzar a linha de chegada como vencedor!
16 de outubro – 6 Horas de
Fuji
Com o objetivo de economizar uma parada em toda a corrida, a Signatech-Alpine
muda sua estratégia. Desde o fim do primeiro revezamento, Nicolas Lapierre
passa o volante a Stéphane Richelmi. Após o revezamento de Gustavo Menezes,
Lapierre recupera o volante para o fim da corrida. Logo atrás dos líderes até o
fim, ele passa pela bandeira quadriculada na terceira posição.
6 de novembro – 6 Horas de
Shanghai
Já na largada, Nicolas Lapierre assume a liderança. Mas ele precisa gerenciar
os pneus e passa o comando após meia hora. Sob forte calor, Gustavo Menezes tem
que continuar com pneus duros. Ocupando a terceira posição, o americano acaba
rodando, mas consegue continuar na corrida. Após dois bons revezamentos de
Stéphane Richelmi, Nicolas Lapierre assume novamente o volante até a chegada.
Alinhando o ritmo à cadência de seus rivais, ele termina em quarto e acumula os
pontos necessários para a conquista do título!
19 de novembro – 6 Horas do
Bahrein
Após conquistar sua segunda pole position da temporada, a Signatech-Alpine faz
um início de corrida perfeito. Ao volante, Gustavo Menezes domina seus
adversários e consegue manter uma pequena vantagem. Mas logo no primeiro
revezamento de Nicolas Lapierre, a eficácia do carro se deteriora brutalmente.
A situação não melhora quando Stéphane Richelmi assume o volante. No último
revezamento, Nicolas Lapierre consegue abocanhar o sétimo pódio da temporada.
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