terça-feira, 22 de novembro de 2016

ALPINE COMEMORA SEUS TÍTULOS MUNDIAIS

Disputada na noite do sábado, a nona e última corrida do Campeonato FIA WEC 2016 permitiu que Nicolas Lapierre, Stéphane Richelmi e Gustavo Menezes terminassem no pódio pela sétima vez na temporada. Esta corrida não era decisiva, pois a equipe Signatech-Alpine do carro n° 36 já tinha garantido o título na chegada das 6 Horas de Shanghai.

Neste domingo, a equipe chegou novamente com tudo para começar o dia dedicado aos testes com ‘novatos’. No box da Alpine, o jovem Thomas Laurent finalmente pôde assumir o volante do Alpine A460. Atento a cada detalhe do trabalho da equipe no fim de semana, o Campeão Mundial de Kart de 2015 mostrou uma bela progressão durante todo o dia.

Recompensados por suas performances com a Alpine, Gustavo Menezes e Paul-Loup Chatin também se destacaram em suas primeiras aparições ao volante de carros LMP1 de produção em série. Entre os novatos, Gustavo exibiu o melhor tempo, à frente de Paul-Loup.

Com o cair da noite, a grande família do Campeonato Mundial FIA WEC se reuniu para a entrega dos prêmios, encerrando a temporada. Tendo o Golfo Pérsico como pano de fundo, os campeões da categoria LMP2 subiram no palco para receber os troféus simbolizando os títulos mundiais!

As cortinas baixaram sobre 2016, mas a pausa da virada de ano não será longa para a Alpine, pois existem mais títulos para defender…

Michael Van der Sande, Diretor geral da Alpine:
“Os formidáveis sucessos esportivos conquistados neste ano serão uma base inestimável para posicionar a Alpine e seus valores esportivos! Muito obrigado e parabéns à equipe Signatech-Alpine, assim como aos pilotos, por ter levado o “A em forma de seta” a um degrau tão alto no pódio”.

Bernard Ollivier, Diretor Geral Adjunto da Alpine:
“Esta temporada nos permite coroar o compromisso esportivo iniciado em 2013. No início de nossa parceria com a Signatech, partimos do zero. Hoje, obtivemos inúmeras conquistas, que culminaram com a vitória nas 24 Horas de Le Mans e o título de Campeão Mundial de Endurance na categoria LMP2. 2016 também foi uma transição no projeto do novo carro de produção em série da Alpine e isso justificou as grandes ambições esportivas para servir de apoio à sua comercialização. 

Este era nosso objetivo e ele foi cumprido! Todos aqueles que contribuíram para escrever esta nova página da história da Alpine também fazem parte deste sucesso. Recuperamos a vontade de vencer, a garra e o espírito de aventura humana que sempre serviram de inspiração para a Alpine. O DNA do novo carro conterá estes valores de abertura, que mobilizam o dia-a-dia de todos os profissionais que trabalham na Alpine”.

Philippe Sinault, Diretor da Equipe Signatech-Alpine:
“Jamais eu poderia imaginar que poderíamos fazer uma temporada tão espetacular. Acho até mesmo que será difícil fazer outra tão boa! Esta é uma recompensa por todo o trabalho e dedicação de cada membro da equipe. Sentimos que se instalou um verdadeiro ‘espírito azul’ entre nós, e este projeto está nos levando a cada dia mais longe. Pessoalmente fiquei emocionado com a nossa vitória nas 24 Horas de Le Mans – que além disso era dia do meu aniversário – e os cumprimentos do Dr. Wolfgang Ullrich, feitos logo agora que ele deixa o automobilismo esportivo com um histórico fantástico de vitórias. Além desta temporada, precisamos nos lembrar de que conquistamos três títulos em quatro anos! E tenho certeza que ainda temos muito para conquistar no futuro”.

PRINCIPAIS MOMENTOS DE UMA TEMPORADA CHEIA DE GARRA

17 de abril – 6 Horas de Silverstone
Para a primeira corrida do Alpine A460, a equipe tem muito a aprender, principalmente na utilização dos pneus em pista úmida. Durante a corrida, a equipe Signatech-Alpine subiu para a terceira posição, mas um pneu furado faz com que ela perca uma posição, terminando quase com o pódio.

7 de maio – 6 Horas WEC de Spa-Francorchamps
Cheia de reviravoltas, a etapa belga do Campeonato FIA WEC foi decidida na última hora. Após ter perdido sua vantagem atrás do carro de segurança, Nicolas Lapierre teve que passar pelos boxes para reabastecer. Ele largou novamente em segundo, mas rapidamente recuperou a liderança, graças a uma ultrapassagem audaciosa sobre Derani! O Alpine A460 conquista sua primeira vitória.

18-19 de junho – 24 Horas de Le Mans
Autores de uma corrida perfeita contra 22 concorrentes extremamente raçudos, Lapierre, Richelmi e Menezes constroem a vitória durante a noite. Bastante reativa, a equipe não pensa duas vezes para adaptar a estratégia em função dos acontecimentos da corrida. É assim que o Alpine A460 n° 36 faz uma parada logo cedo. Após 4.864,86 km, ele cruza a linha de chegada na liderança de sua categoria e em quinta posição na classificação geral, conquistando o melhor resultado geral de um LMP2 em Le Mans. Destaque também para o fato que este resultado foi conquistado com dois “novatos” na equipe.

24 de julho – 6 Horas de Nürburgring
Nem pensar em se contentar com a vitória em Le Mans! Na Alemanha, a equipe Signatech-Alpine conquista sua terceira vitória consecutiva. Assumindo o volante a partir da metade da corrida, Gustavo Menezes gerencia perfeitamente as inúmeras neutralizações da prova, para que Nicolas Lapierre possa concluir o trabalho tranquilamente!

3 de setembro – 6 Horas do México
Após a temporada europeia, o FIA WEC chega ao continente americano de ‘mala e cuia’. Em meio a uma plateia animadíssima, a equipe Signatech-Alpine assume a liderança na metade da corrida. A chegada da chuva não muda a situação, mas o carro nº 36 perde a liderança recebendo um “drive through”. Nicolas Lapierre tenta recuperar nas últimas voltas e cruza a linha de chegada a menos de dois segundos dos vencedores!

17 de setembro – 6 Horas do Circuito das Américas
Pela primeira vez na temporada, a Alpine conquista a pole position. Disputada sob um calor escaldante, a corrida se transforma em uma pena. Nesta situação, Stéphane Richelmi consegue a façanha de fazer um revezamento duplo. Esta fase decisiva permite que o carro n° 36 atinja uma volta de vantagem. Correndo em casa, Gustavo Menezes tem a honra de cruzar a linha de chegada como vencedor!

16 de outubro – 6 Horas de Fuji
Com o objetivo de economizar uma parada em toda a corrida, a Signatech-Alpine muda sua estratégia. Desde o fim do primeiro revezamento, Nicolas Lapierre passa o volante a Stéphane Richelmi. Após o revezamento de Gustavo Menezes, Lapierre recupera o volante para o fim da corrida. Logo atrás dos líderes até o fim, ele passa pela bandeira quadriculada na terceira posição.

6 de novembro – 6 Horas de Shanghai
Já na largada, Nicolas Lapierre assume a liderança. Mas ele precisa gerenciar os pneus e passa o comando após meia hora. Sob forte calor, Gustavo Menezes tem que continuar com pneus duros. Ocupando a terceira posição, o americano acaba rodando, mas consegue continuar na corrida. Após dois bons revezamentos de Stéphane Richelmi, Nicolas Lapierre assume novamente o volante até a chegada. Alinhando o ritmo à cadência de seus rivais, ele termina em quarto e acumula os pontos necessários para a conquista do título!

19 de novembro – 6 Horas do Bahrein
Após conquistar sua segunda pole position da temporada, a Signatech-Alpine faz um início de corrida perfeito. Ao volante, Gustavo Menezes domina seus adversários e consegue manter uma pequena vantagem. Mas logo no primeiro revezamento de Nicolas Lapierre, a eficácia do carro se deteriora brutalmente. A situação não melhora quando Stéphane Richelmi assume o volante. No último revezamento, Nicolas Lapierre consegue abocanhar o sétimo pódio da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário