Quais os veículos mais roubados considerando a frota segurada do Brasil
É normal na
coluna Mecânica Online® sempre abordarmos novos recursos e tecnologias, mas
algumas vezes certos números chegam a impressionar nosso o dia-a-dia editorial.
Um deles que sempre merece nossa atenção na escolha de um veículo é o que
reflete se um ou outro veículo é mais “visado” pela bandidagem.
O Brasil já
atravessou momentos melhores, mas atualmente convivemos com a violência em
nossa porta, e não é diferente com o roubo e furto de veículos.
Só no primeiro
semestre de 2016, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados
(Susep), baseados no número de veículos segurados no país, foram roubados ou
furtados pouco mais de 118 mil veículos.
A indústria
automotiva tem ampliado os recursos para ajudar o consumidor na luta pela
manutenção do seu bem.
Uma das
tecnologias que mais cresce, com a política de ser item de série, é a
disponibilizada pela General Motors do Brasil através da Chevrolet.
Lançado no
último trimestre do ano passado como uma exclusividade da marca Chevrolet, o
sistema OnStar também oferece serviços de navegação, concierge e conectividade
e está disponível em vários modelos da marca.
A primeira
notificação de roubo de um veículo equipado com OnStar aconteceu na cidade de
Osasco, na região da Grande São Paulo, em fevereiro deste ano.
Logo após ter
seu Chevrolet Cruze Sedã subtraído, o proprietário comunicou o fato à Polícia e
ao Centro de Atendimento do OnStar, que, imediatamente, passou a monitorar o
deslocamento do automóvel por GPS e, em um momento oportuno, enviou o comando
remoto para o bloqueio da aceleração do motor do carro.
Abandonado pelo
ladrão, o automóvel foi recuperado pelas autoridades (como exige a legislação
nacional) e devolvido para o dono menos de três horas após o roubo.
O OnStar traz
vantagens relacionadas à proteção patrimonial. Seguradoras costumam conceder
descontos para carros equipados com sistemas que permitem rastreamento e
bloqueio em caso de furto ou roubo.
Para o Brasil,
foram desenvolvidos alguns serviços customizados a fim de atender as demandas
do mercado local. Entre os mais relevantes estão o que possibilita o motorista
fazer consultas na internet por meio do Concierge e o que alerta para a
circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo.
Ao todo, são mais
de 20 opções de serviço à disposição do cliente Chevrolet de todo o país que
possuam a tecnologia habilitada em seus veículos.
A Chevrolet
oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação
pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail
para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
O OnStar possui
atualmente mais de 7 milhões de usuários, somando os de países como Estados
Unidos, Canadá, China, México e agora também da Europa e do Brasil.
O Centro de
Atendimento OnStar funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e a cada dois
segundos, em média, uma chamada é realizada.
Mensalmente o
OnStar recebe aproximadamente 100 mil contatos de emergência e 5.000
notificações automáticas de acidente como essa ocorrida recentemente no Brasil.
Caso a sua
situação ainda não esteja coberta por um sistema como este, é importante
atentar para os veículos que figuram na classificação mais indesejada do setor
automotivo: o índice de roubo e furto de veículo.
Da outra ponta
da tabela e mais diretamente no bolso do motorista, o valor do seguro com
certeza terá variação para mais ou para menos em função dessa listagem.
Considerando a
frota segurada do Brasil, o modelo que mais deu prejuízo devido a esse tipo de
crime foi o Chevrolet Celta, com 6.055 ocorrências, seguido do Volkswagen Gol e
do Fiat Palio.
Confira os
modelos mais roubados de janeiro a julho em todo o país:
Modelo
|
Número de
veículos segurados
|
Número de
roubo/furto
|
GM
CHEVROLET CELTA 1.0
|
170.524
|
6.055
|
VW
VOLKSWAGEN GOL 1.0
|
253.594
|
4.514
|
FIAT PALIO
1.0
|
219.654
|
4.127
|
HUNDAI HB20
|
121.932
|
3.009
|
FIAT UNO 1.0
|
165.062
|
2.967
|
FORD FIESTA
ACIMA DE 1.0
|
164.478
|
2.803
|
GM CHEVROLET
CORSA 1.0
|
173.734
|
2.700
|
FIAT STRADA
|
137.590
|
2.684
|
TOYOTA COROLLA
|
170.826
|
2.659
|
HONDA CIVIC
|
125.282
|
2.530
|
Fonte: Susep
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do
Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs
interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em
Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela
Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica
Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos
Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista –
Locutor/entrevistador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário