Logo após completar um ano do início oficial das atividades da Indian
Motorcycle no Brasil, que aconteceu em outubro de 2015 durante o Salão Duas
Rodas, em São Paulo, a lendária fabricante de motocicletas comemora da melhor
forma: apresentando o seu mais novo modelo, a Chief Springfield. A novidade,
uma elegante bagger de linhas clássicas que foi lançada nos Estados Unidos a
apenas 5 meses, será o sexto modelo do line-up da Indian Motorcycle no país.
Seu nome é uma referência à cidade de origem da Indian Motorcycle, Springfied
no estado de Massachussets, onde a marca surgiu em 1901 – o que fez dela, a
primeira indústria a produzir motocicletas em série nos Estados
Unidos.
O novo modelo compartilha o poderoso V-Twin – batizado como o nome de Thunder
Stroke – que já equipa a Chieftain, Roadmaster, Chief Classic e Chief Vintage,
cuja capacidade cúbica é para lá de generosa; Nada menos que 1.811 cilindradas!
Como nos outros modelos Indian, a Springfield tem o câmbio de seis marchas,
chassi em alumínio forjado e assentos em couro premium, além de diversos outros
atrativos.
Como acontece com as outras motocicletas da Indian, a nova integrante da
família Chief será produzida no Brasil em regime de CKD, em Manaus, AM e contará
com alto índice de qualidade em materiais e atenção redobrada aos detalhes,
sobretudo no que diz respeito ao acabamento, que é um dos diferenciais das
motocicletas Indian.
Em um ano em operação no país, a Indian já conta com concessionárias nas cidades
de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis. Além de um
showroom de produtos, acessórios e vestuário, os concessionários Indian contam
com oficinas completas para atender aos clientes da marca.
Na Springfield, o visual atraente e elegante deixa claro seu compromisso com o
conforto e a tradição dos modelos Indian. Apesar de visualmente ser inspirada
nas primeiras motos da marca fabricadas no século passado,
o novo modelo surpreende pela tecnologia embarcada e pela agilidade na condução
– característica que aliás é o seu grande destaque, oferecendo um comportamento
acima do esperado para o segmento da qual faz parte. Isso porque a nova
Springfield é capaz de mudar de trajetória de maneira rápida e estável, tornando-a não só uma motocicleta
mais fácil e confortável de ser pilotada, como transmitindo maior confiança e
sensação de segurança a quem a conduz.
Como nas outras motos da Indian, a Springfield é equipada
com quadro em alumínio forjado, sistema de acelerador eletrônico (fly by wire),
cruise control e o poderoso motor Thunder Stroke 111 de 1.811 cilindradas
A Springfield é uma atraente e poderosa bagger de estilo
clássico que segue as mais exigentes características do padrão premium da marca
Indian, o que pode ser percebido em cada um de seus detalhes, como:
Motor – Como nos outros modelos da família Chief, a Springfield é equipada com o motor 111 Thunder Stroke, o primeiro
propulsor da nova geração a ser fabricado. Nele foram mantidas algumas
características presentes nos antigo V Twin da marca batizado de Power Plus,
como as aletas de refrigeração na tampa de válvulas, o sistema de escapamento com a saída dos gases
direcionados para baixo e o sistema de transmissão por correia do lado direito.
O Thunder Stroke 111 tem a generosa capacidade cúbica de 1811cc com diâmetro e
curso dos pistões de 101 mm x 113 mm e taxa de compressão de 9.5:1, uma das
razões para que ele desenvolva o excelente torque de 161,6 N.m. a 3.000 rpm.
Neste V2 os comandos de válvulas são acionados por vareta; São 2 válvulas por
cilindro com arrefecimento misto de ar e óleo, alimentação por sistema de
injeção eletrônica com close loop – que garante melhores respostas e maior
suavidade – e sistema de escapamento do tipo cross-over.
Seu câmbio tem 6 marchas com engates precisos e suaves. E por falar em
suavidade, além do acionamento da embreagem macio, a transmissão final é feita
por correia, que não só é mais silenciosa e limpa – já que dispensa lubrificação
– como livre de ajustes e manutenção em geral.
Além de eficiente, a combinação dos acabamentos cromados, polidos e pintados
torna o 111 Thunder Stroke um motor muito bonito, ressaltando ainda mais a
origem e presença da marca Indian.
Chief, a nova Indian tem o chassi totalmente em alumínio forjado, o que a
coloca num patamar acima da concorrência. A utilização deste material em uma
motocicleta custom é inovador, já que normalmente este metal mais nobre que o
aço, é empregado em motos com caráter mais esportivo e de alto desempenho.
Suspensão e Freios - A Indian Springfield vem equipada com sistema de
suspensão dianteira telescópica com tubos de 46mm e curso de 119 mm. Nela, os
amortecedores são dotados de dupla mola e sistema de cartucho tornando ainda maior suavidade
frente as irregularidades no piso.
No que diz respeito aos freios, a Springfield é equipada com sistema de freio ABS com dois
discos ventilados e flutuantes de 300 mm e duas de pinças de freio com quarto
pistões cada.
Tanto a roda dianteira quanto traseira são em liga leve com as respectivas
medidas de 16” x 3,5” e 16” x 5,0”. Já a medida dos pneus, é de 130/90-16 na
frente e 180/65-16 na traseira.
Todos os mostradores do
painel são instalados no tanque de combustível – com capacidade de 20,8 litros
–, e o acabamento cromado de sua moldura ressalta a beleza e sofisticação das
motocicletas Indian.
As cores disponíveis serão o preto (Thunder Black), que custará R$91.990,00, e
a cinza metálica com vermelho (Steel Gray & Burgundy Metallic), cujo preço
sugerido será de R$94.990,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário