A MINI anunciou nesta quarta-feira (16), o início de um
novo capítulo de sua longa e notável história nos esportes a motor, com a
introdução do mais recente e grandioso modelo de sua já extensa gama de carros
de rali: o MINI John Cooper Works Rally.
O
MINI John Cooper Works Rally 2017 é fruto da parceria de desenvolvimento entre
a MINI e a X-raid, e seu objetivo é repetir os sucessos conquistados até agora.
O novo MINI John Cooper Works Rally utiliza a mesma plataforma da novíssima
geração do MINI Countryman, revelada recentemente e cujo dinamismo esportivo
exalta a sua qualidade de modelo especializado para ralis cross-country.
O
MINI John Cooper Works Rally também passará por constantes aprimoramentos por
meio da colaboração da X-raid, com o intuito de torná-lo vitorioso e icônico no
mundo das competições off-road, tal como seu antecessor. Ao mesmo tempo, o
conhecimento técnico adquirido por meio do programa de desenvolvimento em
competições pode, certamente, ser usado para aperfeiçoar ainda mais os aspectos
de durabilidade e desempenho dos modelos de produção MINI.
MINI
John Cooper Works: quanto mais, melhor
O
MINI John Cooper Works Rally é um novo carro de competição e resultado de um
extenso programa de desenvolvimento por meio da experiência adquirida nas
competições com o atual MINI ALL4 Racing. Com base no novo MINI Countryman, o
novo modelo foi adaptado para responder às necessidades de segurança e atender
às atuais normas determinadas pela organização responsável pelos esportes a
motor, a Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Muitas
áreas foram envolvidas durante a fase de projeto, desenvolvimento e produção do
novo MINI John Cooper Works Rally e o carro foi alvo de abrangentes alterações
em comparação ao modelo anterior. A aerodinâmica, gestão térmica, distribuição
de peso, baixo centro de gravidade, desenho de chassis e mapeamento de motor
foram prioritárias para produzir um formidável pacote de modificações no novo
modelo de competição.
As
áreas citadas consumiram muitas horas de trabalho e testes de simulação para
garantir que o MINI John Cooper Works Rally atinja um desempenho superior com um
menor consumo de combustível. As mudanças também promoveram resultados muito
positivos na dirigibilidade do carro, ganhos na estabilidade, tração e
agilidade. Ao enfrentar qualquer tipo de terreno e condições de condução – da
chuva à neve, clima seco e árido, areia macia e lama, e trajetos de montanha,
3.000 metros acima do nível do mar, vales e rios – as evoluções aplicadas ao
chassi e na preparação do motor se mostraram claramente satisfatórias.
Exterior
O
exterior do MINI John Cooper Works Rally remete ao do MINI Countryman e,
consequentemente, o seu comportamento ágil para utilização em competições.
Também é uma das áreas do veículo que recebeu atenção particular dos técnicos
da X-raid. As muitas horas dentro do túnel de vento do BMW Group, com especialistas
de esportes a motor da marca, resultaram em melhorias aerodinâmicas que
reduziram de forma significativa a resistência ao ar da carroceria.
O
exterior do MINI John Cooper Works Rally agrega compostos de fibra de carbono e
Kevlar, enquanto que a parte inferior conta com estrutura de formato hexagonal
também feita com os mesmos compostos. A utilização destes materiais tem três
propósitos: 1) resistência e durabilidade; 2) peso reduzido com maior robustez;
e 3) fácil remoção ou substituição dos painéis durante os períodos de
manutenção, ou em caso de dano.
A
parte de baixo do veículo traz ainda conjuntos de três pneus e rodas
sobressalentes, além de dois macacos hidráulicos operados desde a cabine.
Antes, apenas dois pneus eram transportados na parte de baixo do carro. Ao
deslocar o terceiro pneu do bagageiro para a parte inferior, o centro de
gravidade desceu, bem como houve alteração na distribuição do peso, o que fez
com que a estabilidade e dinâmica de condução melhorasse.
O
expressivo capô foi rebaixado para oferecer melhor visibilidade para os
pilotos. O para-choque também teve seu perfil melhorado, assim como o conjunto
óptico John Cooper Works ALL4. As proteções laterais da parte inferior do MINI
John Cooper Works Rally, onde ficam alojadas as rodas sobressalentes, contam
com novos painéis 'Rocker', formando uma nova referência de design do modelo.
Chassi
e componentes adicionais
Para garantir a segurança das equipes e em
conformidade com o regulamento, o quadro do chassi do MINI John Cooper Works
Rally foi substituído por uma estrutura feita de aço tubular de padrão
aeroespacial.
Enquanto o chassi
principal serve de base para a carroceria e funciona como um esqueleto para os
componentes de transmissão, a função do sub-quadro frontal é sustentar o motor.
A X-raid, por sua vez, desenvolveu um sub-quadro removível para a completa
remoção do motor, caso necessário, e podendo ser concluída em aproximadamente
uma hora.
A
suspensão é fornecida pela Reiger Racing Suspension, empresa especializada
neste tipo de equipamento. Cada eixo é dotado de quatro unidades de suspensão
totalmente ajustáveis (duas por roda), com curso de 250 milímetros. Já os
freios vêm equipados com discos ventilados de 320 mm e pinças de seis pistões
em cada uma das rodas. E para garantir o funcionamento perfeito do sistema
durante horas a fio e sob condições extremas, incluindo a incidência de altas
temperaturas, as pinças dos freios traseiros são refrigeradas a água e ar.
Motor
e câmbio
O desempenho
exemplar do motor em termos de resposta, entrega de potência e torque e, no que
se refere à confiabilidade, é garantida pelo bloco de seis cilindros, a diesel
com tecnologia TwinPower Turbo, desenvolvido pelo BMW Group. Concebido para as
provas de endurance, o motor de cárter seco e 2.993 cc entrega uma potência de
340 bhp, a 3.250 rpm, e torque de 800 Nm, a 1.850 rpm.
A
transmissão vem equipada com embreagem AP Racing e está associada a uma caixa
sequencial de seis marchas SADEV. Os diferenciais blocantes traseiro e frontal
Xtrac tem arrefecimento à óleo, sendo que o diferencial central SADEV entrega o
máximo de desempenho do motor a todo o momento, independentemente do tipo de
trajeto e da velocidade do veículo. Para a satisfação dos fãs e entusiastas da
marca, o sistema de escapamento do MINI John Cooper Works Rally é personalizado
e fornecido pela Akrapovic, com direito à uma ponteira com desenho exclusivo.
Interior
O
habitáculo também foi renovado. O console, feito de fibra de carbono, conta com
três divisões: painéis de instrumentos para o piloto, central e para o
navegador. O piloto conta com um velocímetro, um conta-giros com lâmpadas de
LED e um indicador de marcha engatada. Velocidade, pressão do óleo, temperatura
da água e funções eletrônicas são mostradas no painel central para a
visualização de ambos os ocupantes. Já os sistemas de navegação ficam à frente do
passageiro/navegador.
"A
MINI e a X-raid representam uma parceria lendária. Juntos moldamos a rica
herança esportiva do presente desta famosa marca britânica, com quatro vitórias
consecutivas no (Rali) Dakar e no Mundial de Rali Cross Country da FIA, de 2012
a 2015. E queremos continuar nesta mesma direção e provar a verdadeira
competitividade da marca John Cooper Works. Com o novo MINI John Cooper Works
Rally, a MINI está perfeitamente posicionada para fazer crescer as suas
conquistas esportivas", afirma Sebastian Mackensen, vice-presidente Sênior
da MINI.
MINI,
referência em esportes a motor
Nos anos 1960, a
preparação de carros de competição assinada por John Cooper ficou famosa graças
ao potente e esportivo Mini Cooper S. Em resumo, John Cooper transformou o
pequeno-grande compacto britânico em uma lenda dos esportes a motor com
vitórias em muitos ralis nacionais e internacionais. Consequentemente, a marca
Mini tornou-se sinônimo de ralis.
A rica herança da
MINI, com resultados conquistados na pista, segue viva com a gama John Cooper
Works. Quando a primeira geração de novos modelos MINI surgiram em 2001, ficou
óbvio que o renascimento da marca havia herdado a alma esportiva de seu famoso
nome. Combinando o refino do motor, o aprimoramento dos componentes e o belo
estilo das linhas exibida pela gama MINI John Cooper Works, a MINI e os
esportes a motor formam uma fusão fantástica que continuará a brilhar como MINI
Motorsport.
Apesar
do curto tempo de desenvolvimento, a MINI Motorsport, com o MINI
ALL4 Racing –
derivado do John Cooper Works Countryman 2012 – conquistou surpreendente
sucesso competitivo no mundo dos ralis off-road. E o mais árduo desafio desta
categoria dos esportes a motor é, sem dúvida, o rali de todos os ralis: o Rali
Dakar.
Ao
disputar o Mundial de Ralis Cross Country, da FIA, a MINI demonstrou mais uma
vez como o sucesso gera sucesso. Após o primeiro título da categoria, em 2012,
o êxito se repetiu por mais três anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário