sexta-feira, 18 de novembro de 2016

MINI revelará novo John Cooper Works Rally, em janeiro, no Rali Dakar 2017

A MINI anunciou nesta quarta-feira (16), o início de um novo capítulo de sua longa e notável história nos esportes a motor, com a introdução do mais recente e grandioso modelo de sua já extensa gama de carros de rali: o MINI John Cooper Works Rally.

O MINI John Cooper Works Rally 2017 é fruto da parceria de desenvolvimento entre a MINI e a X-raid, e seu objetivo é repetir os sucessos conquistados até agora. O novo MINI John Cooper Works Rally utiliza a mesma plataforma da novíssima geração do MINI Countryman, revelada recentemente e cujo dinamismo esportivo exalta a sua qualidade de modelo especializado para ralis cross-country.

O MINI John Cooper Works Rally também passará por constantes aprimoramentos por meio da colaboração da X-raid, com o intuito de torná-lo vitorioso e icônico no mundo das competições off-road, tal como seu antecessor. Ao mesmo tempo, o conhecimento técnico adquirido por meio do programa de desenvolvimento em competições pode, certamente, ser usado para aperfeiçoar ainda mais os aspectos de durabilidade e desempenho dos modelos de produção MINI.

MINI John Cooper Works: quanto mais, melhor
O MINI John Cooper Works Rally é um novo carro de competição e resultado de um extenso programa de desenvolvimento por meio da experiência adquirida nas competições com o atual MINI ALL4 Racing. Com base no novo MINI Countryman, o novo modelo foi adaptado para responder às necessidades de segurança e atender às atuais normas determinadas pela organização responsável pelos esportes a motor, a Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Muitas áreas foram envolvidas durante a fase de projeto, desenvolvimento e produção do novo MINI John Cooper Works Rally e o carro foi alvo de abrangentes alterações em comparação ao modelo anterior. A aerodinâmica, gestão térmica, distribuição de peso, baixo centro de gravidade, desenho de chassis e mapeamento de motor foram prioritárias para produzir um formidável pacote de modificações no novo modelo de competição.

As áreas citadas consumiram muitas horas de trabalho e testes de simulação para garantir que o MINI John Cooper Works Rally atinja um desempenho superior com um menor consumo de combustível. As mudanças também promoveram resultados muito positivos na dirigibilidade do carro, ganhos na estabilidade, tração e agilidade. Ao enfrentar qualquer tipo de terreno e condições de condução – da chuva à neve, clima seco e árido, areia macia e lama, e trajetos de montanha, 3.000 metros acima do nível do mar, vales e rios – as evoluções aplicadas ao chassi e na preparação do motor se mostraram claramente satisfatórias.

Exterior
O exterior do MINI John Cooper Works Rally remete ao do MINI Countryman e, consequentemente, o seu comportamento ágil para utilização em competições. Também é uma das áreas do veículo que recebeu atenção particular dos técnicos da X-raid. As muitas horas dentro do túnel de vento do BMW Group, com especialistas de esportes a motor da marca, resultaram em melhorias aerodinâmicas que reduziram de forma significativa a resistência ao ar da carroceria.

O exterior do MINI John Cooper Works Rally agrega compostos de fibra de carbono e Kevlar, enquanto que a parte inferior conta com estrutura de formato hexagonal também feita com os mesmos compostos. A utilização destes materiais tem três propósitos: 1) resistência e durabilidade; 2) peso reduzido com maior robustez; e 3) fácil remoção ou substituição dos painéis durante os períodos de manutenção, ou em caso de dano.

A parte de baixo do veículo traz ainda conjuntos de três pneus e rodas sobressalentes, além de dois macacos hidráulicos operados desde a cabine. Antes, apenas dois pneus eram transportados na parte de baixo do carro. Ao deslocar o terceiro pneu do bagageiro para a parte inferior, o centro de gravidade desceu, bem como houve alteração na distribuição do peso, o que fez com que a estabilidade e dinâmica de condução melhorasse.

O expressivo capô foi rebaixado para oferecer melhor visibilidade para os pilotos. O para-choque também teve seu perfil melhorado, assim como o conjunto óptico John Cooper Works ALL4. As proteções laterais da parte inferior do MINI John Cooper Works Rally, onde ficam alojadas as rodas sobressalentes, contam com novos painéis 'Rocker', formando uma nova referência de design do modelo.

Chassi e componentes adicionais
Para garantir a segurança das equipes e em conformidade com o regulamento, o quadro do chassi do MINI John Cooper Works Rally foi substituído por uma estrutura feita de aço tubular de padrão aeroespacial.

Enquanto o chassi principal serve de base para a carroceria e funciona como um esqueleto para os componentes de transmissão, a função do sub-quadro frontal é sustentar o motor. A X-raid, por sua vez, desenvolveu um sub-quadro removível para a completa remoção do motor, caso necessário, e podendo ser concluída em aproximadamente uma hora.

A suspensão é fornecida pela Reiger Racing Suspension, empresa especializada neste tipo de equipamento. Cada eixo é dotado de quatro unidades de suspensão totalmente ajustáveis (duas por roda), com curso de 250 milímetros. Já os freios vêm equipados com discos ventilados de 320 mm e pinças de seis pistões em cada uma das rodas. E para garantir o funcionamento perfeito do sistema durante horas a fio e sob condições extremas, incluindo a incidência de altas temperaturas, as pinças dos freios traseiros são refrigeradas a água e ar.

Motor e câmbio
O desempenho exemplar do motor em termos de resposta, entrega de potência e torque e, no que se refere à confiabilidade, é garantida pelo bloco de seis cilindros, a diesel com tecnologia TwinPower Turbo, desenvolvido pelo BMW Group. Concebido para as provas de endurance, o motor de cárter seco e 2.993 cc entrega uma potência de 340 bhp, a 3.250 rpm, e torque de 800 Nm, a 1.850 rpm.

A transmissão vem equipada com embreagem AP Racing e está associada a uma caixa sequencial de seis marchas SADEV. Os diferenciais blocantes traseiro e frontal Xtrac tem arrefecimento à óleo, sendo que o diferencial central SADEV entrega o máximo de desempenho do motor a todo o momento, independentemente do tipo de trajeto e da velocidade do veículo. Para a satisfação dos fãs e entusiastas da marca, o sistema de escapamento do MINI John Cooper Works Rally é personalizado e fornecido pela Akrapovic, com direito à uma ponteira com desenho exclusivo.

Interior
O habitáculo também foi renovado. O console, feito de fibra de carbono, conta com três divisões: painéis de instrumentos para o piloto, central e para o navegador. O piloto conta com um velocímetro, um conta-giros com lâmpadas de LED e um indicador de marcha engatada. Velocidade, pressão do óleo, temperatura da água e funções eletrônicas são mostradas no painel central para a visualização de ambos os ocupantes. Já os sistemas de navegação ficam à frente do passageiro/navegador.

"A MINI e a X-raid representam uma parceria lendária. Juntos moldamos a rica herança esportiva do presente desta famosa marca britânica, com quatro vitórias consecutivas no (Rali) Dakar e no Mundial de Rali Cross Country da FIA, de 2012 a 2015. E queremos continuar nesta mesma direção e provar a verdadeira competitividade da marca John Cooper Works. Com o novo MINI John Cooper Works Rally, a MINI está perfeitamente posicionada para fazer crescer as suas conquistas esportivas", afirma Sebastian Mackensen, vice-presidente Sênior da MINI.

MINI, referência em esportes a motor
Nos anos 1960, a preparação de carros de competição assinada por John Cooper ficou famosa graças ao potente e esportivo Mini Cooper S. Em resumo, John Cooper transformou o pequeno-grande compacto britânico em uma lenda dos esportes a motor com vitórias em muitos ralis nacionais e internacionais. Consequentemente, a marca Mini tornou-se sinônimo de ralis.
 
A rica herança da MINI, com resultados conquistados na pista, segue viva com a gama John Cooper Works. Quando a primeira geração de novos modelos MINI surgiram em 2001, ficou óbvio que o renascimento da marca havia herdado a alma esportiva de seu famoso nome. Combinando o refino do motor, o aprimoramento dos componentes e o belo estilo das linhas exibida pela gama MINI John Cooper Works, a MINI e os esportes a motor formam uma fusão fantástica que continuará a brilhar como MINI Motorsport.

Apesar do curto tempo de desenvolvimento, a MINI Motorsport, com o MINI
ALL4 Racing – derivado do John Cooper Works Countryman 2012 – conquistou surpreendente sucesso competitivo no mundo dos ralis off-road. E o mais árduo desafio desta categoria dos esportes a motor é, sem dúvida, o rali de todos os ralis: o Rali Dakar.

Ao disputar o Mundial de Ralis Cross Country, da FIA, a MINI demonstrou mais uma vez como o sucesso gera sucesso. Após o primeiro título da categoria, em 2012, o êxito se repetiu por mais três anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário