terça-feira, 29 de novembro de 2016

INSTITUTO RENAULT É PREMIADO POR CUMPRIR OBJETIVOS DA ONU EM PROJETO DA ASSOCIAÇÃO BORDA VIVA

Quase 340 mil refeições servidas e mais de 446 famílias atendidas. Este é o resultado colhido após seis anos da criação do projeto Cozinha Escola, mantido pela Associação Borda Vida, em parceria com o Instituto Renault

A iniciativa acaba de render o prêmio Sesi ODS 2016, entregue nesta quarta-feira (23), em Curitiba. O prêmio é um reconhecimento às boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas. A Associação Borda viva é uma entidade sem fins lucrativos, que atende crianças, jovens e mulheres da região do bairro Borda do Campo, nas proximidades do Complexo Ayrton Senna, e se tornou uma referência no desenvolvimento social sustentável na região.


“O projeto Cozinha Escola permite fornecer segurança alimentar às crianças da comunidade, garantindo um melhor aproveitamento escolar, além de geração de renda e capacitação para as mães, o que proporciona mais estabilidade para as famílias. Estes são alguns dos pilares do eixo Capital Humano, do Instituto Renault, que apoia as iniciativas da Associação Borda Viva”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da fabricante.

A Cozinha Escola atende diariamente dois públicos distintos. Cerca de 130 crianças recebem refeições gratuitas, de um cardápio equilibrado e saudável, atendendo as necessidades referentes à segurança alimentar infantil. As crianças são atendidas em horários compatíveis com sua rotina escolar, em dois grupos conforme o turno que frequentam – tarde ou manhã. Todas elas são cadastradas e acompanhadas juntamente com suas famílias. A refeição gratuita também é servida para idosos e enfermos da comunidade em situação de vulnerabilidade, devidamente cadastrados no programa.

Além do atendimento social, são elaboradas refeições em outro buffet, concebido para atender ao público pagante, proveniente das empresas da região, em sua grande maioria. Algumas empresas recebem as refeições para seus funcionários, que são entregues diariamente em seus locais próprios, graças ao furgão disponibilizado à Associação pelo Instituto Renault. Toda a renda proveniente do buffet comercial e dos eventos é destinada à remuneração das mulheres e à manutenção do projeto social.

A Cozinha Escola conta com duas funcionárias contratadas, formadas pelo projeto e que hoje transmitem o conhecimento adquirido a outras mulheres, além de serem responsáveis pela produção diária dos alimentos. A iniciativa conta ainda com uma nutricionista, responsável pela elaboração dos cardápios.

Sobre os ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Esta agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano.

O Instituto Renault colabora ativamente para o cumprimento desta agenda, atuando em quatro dos ODS. São eles:
ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

ODS 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;
ODS 4 – Garantir a igualdade de gênero e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos;
ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.


Instituto Renault
Criado há seis anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em três eixos: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, à Educação e à Diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito, que tem como destaque o projeto “O Trânsito e Eu”. Cerca de 400 mil pessoas já foram impactadas pelas ações do Instituto Renault. Mais informações em www.institutorenault.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário