sábado, 26 de novembro de 2016

PNEU-CONCEITO EAGLE-360 DA GOODYEAR É CONSIDERADO UMA DAS MELHORES INVENÇÕES DE 2016 PELA REVISTA TIME


Todos os anos, os editores de tecnologia da revista Time fazem uma lista com as “melhores invenções que contribuem para um mundo melhor, mais inteligente e - em alguns casos - mais divertido”.   Neste ano, a lista reuniu 25 invenções, entre as quais - além do protótipo Eagle-360 da Goodyear - estão fones de realidade virtual, sapatos que se amarram sozinhos, uma colaboração entre Tesla e SolarCity para telhados solares e o veículo elétrico Chevy Bolt.

“À medida que se reduzem a interação e a intervenção dos motoristas com os veículos autônomos os pneus passam a desempenhar um papel muito mais importante por serem o ponto de contato principal com o solo”, diz Joseph Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear. “Os pneus-conceito da Goodyear têm um papel duplo, primeiro como plataformas criativas que quebram as barreiras do pensamento convencional e segundo como pilotos de teste para as novas gerações de tecnologia.”

O Eagle-360 é um pneu de forma esférica que, por suas características, permite que os veículos autônomos contem com o que há de mais atual em termos de dirigibilidade, conectividade e biomimética - inovação que busca soluções que emulem modelos e formas da natureza - para aumentar a segurança.

“Embora seja um protótipo, o Eagle-360 representa um aspecto essencial da estratégia de inovação da Goodyear e de sua visão de mobilidade inteligente e segura", complementa Joseph Zekoski. 

Entre as principais características do conceito Eagle-360 estão:

Capacidade de manobra: A orientação múltipla desse pneu esférico permitirá que o veículo se movimente em qualquer direção, contribuindo para a segurança do passageiro e dando maior liberdade para manobrar em ruas estreitas ou estacionamentos; 

Conectividade: Sensores incorporados elevam ainda mais o nível de segurança ao comunicarem as condições climáticas e das vias ao sistema de controle do veículo e a outros automóveis ao redor, enquanto a banda de rodagem e a tecnologia que mede a pressão dos pneus regulam o desgaste destes componentes em 360 graus para maximizar a quilometragem;

Conectados via levitação magnética: Os pneus contam com um sistema de levitação magnética para suspender o veículo, resultando em uma condução suave e silenciosa para o passageiro.

Biomimética: Inspirado na natureza, o desenho 3D da banda de rodagem imita o padrão da superfície cerebral e age como uma esponja natural, tendo sido projetado para endurecer em pisos secos e ficar macio em pisos molhados, para proporcionar excelente desempenho e resistência contra deslizamentos na água.

A lista completa das “Melhores invenções de 2016" da revista Time está disponível em http://time.com/4572079/best-inventions-2016/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário