domingo, 20 de novembro de 2016

Jogo de equipes na final da Truck em Londrina?

Felipe Giaffone
No ano mais regular de toda a sua longa carreira de piloto, Felipe Giaffone tem tudo para se tornar o segundo tetracampeão da Fórmula Truck. Mas, para igualar Wellington Cirino ele precisa voltar a superar Paulo Salustiano na decisiva décima e última etapa da temporada, marcada para o sábado, dia 10 de dezembro, no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, Norte paranaense. 

A vantagem é que o único que pode atrapalhar seus planos é Paulo Salustiano, vice-líder do Campeonato Brasileiro 28 pontos atrás dele (350 a 322). Assim como todas as outras corridas, esta terá 53 pontos em disputa. Para evitar problemas, Felipe garante que terá todas as opções por escrito ao seu lado no caminhão, pois tem receio de o rádio apresentar problema e ficar sem saber o que se passa na pista.

“Sem dúvida que é o ano mais regular da minha carreira, pois não zerei em nenhuma prova e espero não zerar nesta última. As duas quebras que tive foram na segunda fase e me levaram a marcar importantes pontos. Em Londrina serei menos agressivo no set up (acerto) do caminhão, pois preciso terminar a corrida e não preciso ir para o tudo ou nada. Seria burrice minha querer vencer a todo custo. O rádio pode dar problema e para saber o que preciso fazer vou levar as opções por escrito, se der, colo no vidro dianteiro, pois não se pode descartar a última corrida”, brinca Giaffone.

Apesar da longa experiência nacional e internacional, Felipe, que já correu na Fórmula Indy dos Estados Unidos, garante que sua adrenalina vai subir bastante na hora da decisão do sábado, dia 10 de dezembro. 

“Até a classificação (na sexta-feira) tudo será normal, pois terei o caminhão mais seguro possível, injetando menos óleo diesel no motor, pois quanto mais, mais se força o equipamento. No ano passado ajudei o Leandro Totti a se sagrar tricampeão e agora espero que meus companheiros da RM Competições me ajudem. Quando falo de ajuda, claro que é dentro das regras, fazendo jogo de equipe, sem atrapalhar de forma desonesta, pois é injusto atrapalhar o adversário tirando o pé do acelerador na hora errada. Não acredito que isso aconteça”, completa.

Por ironia do destino, o companheiro de Paulo Salustiano é justamente o, até agora, único tetracampeão da Fórmula Truck: Wellington Cirino, que em Guaporé, na nona etapa, não dificultou a ultrapassagem de Salustiano durante a corrida. 

“Acredito que eles também farão um jogo de equipe, algo que considero perfeitamente normal e dentro das regras. Mas eu vou correr com todas as opções para me sagrar campeão mais uma vez”, finaliza Giaffone, de 41 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário