Coluna 4816 - 26.11.2016 - edita@rnasser.com.br
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Mercedes fez a festa na Festranspor
Maior evento do segmento de transporte urbano no país, a
Fetranspor, em 11ª edição, no Riocentro, RJ, transitou sobre os louros colhidos
com os Jogos Olímpicos. O Rio de Janeiro recebeu o encontro esportivo
internacional e preparou a estrutura de transporte: criou 19 corredores para BRTs,
com mais de 50 km de extensão; incentivou o Programa EconomizAR, de redução de
emissões poluentes; desenvolveu sistema de bilhetagem econômica à prova de
fraudes, integrando os modais da cidade – metrô, ônibus e trens. Na prática
induziu o uso de transporte público, melhorado com a obrigatoriedade de uso de
ar condicionado nos coletivos, e colheu como resultado a frota mais nova do
país, com 4,32 anos de uso.
De olho neste potencial a Mercedes-Benz desenvolveu o 500
MDA, um super ônibus articulado, específico para o sistema carioca, capaz de
transportar até 220 passageiros; e levou também os chassis 500 U, para
encarroçamento e uso urbano, piso baixo, e OF 1721 com suspensão pneumática,
além de oferecer, para reduzir o esforço e desgaste do motorista, transmissões
automatizadas ou automáticas.
Pode parecer curioso o desenvolvimento de um ônibus
especificamente para o mercado carioca. Não é, mas uma boa base concedendo
modificações para percursos e seu uso específico, variando de acordo com as
cidades e a estrutura viária a ser utilizada. Para adequar o produto básico às
características a Mercedes está de olho na especialização do mercado do Rio de
Janeiro e no implementado hábito de uso do transporte coletivo, desenvolvido
após as ações para transporte viário de passageiros para servir à enorme massa
de público afluente à Olimpíada.
Além dos produtos em si, a companhia criou facilidades
para vende-los: consórcio com menor taxa de administração, sem reserva legal
para conter o valor das mensalidades e ajudar ao operador a programar a troca
da frota. As novidades não se resumem ao VLT, mas também aos demais modelos, a
partir do comprimento de 15m – tais gratuidades legais levaram ao aumento para compensa-las
com lugares pagantes. Também criou
facilidades de atendimento para panes, com remoção, e desenvolveu um pacote de
tecnologia a partir do incremento de sistemas pró segurança, como o freio
funcionando automaticamente ao perceber inatividade do motorista ante
aproximação de obstáculo; sinalizador e alerta para mudança de faixa sem uso de
pisca pisca, e outro, de caráter econômico e segurança, medindo temperatura e
pressão dos pneus e indicando no painel – depois do custo de pessoal e
combustível, pneus são o maior gasto dos operadores e economizá-los é de
extremo interesse.
A Mercedes tem no Brasil o maior mercado de ônibus,
vendendo 60% da produção mundial. E por isto mantém um centro de excelência
para desenvolvimento de ônibus e caminhões, tendo em vistas as exigências de
uso no mercado nacional. Companhia líder de vendas de ônibus no país e quer
manter-se assim. Mas, apesar da liderança, encolhe em vendas – de 2013 a 2016
reduziu-se em 60%. Tem otimismo. Roberto Leoncini, Vice Presidente comercial,
um dos responsáveis pelo crescimento de vendas e participação, entende 2017
como o ano de estabilidade e início de recuperação. Perguntado sobre o porquê
de investimento para escriturar constantes prejuízos, Luis Carlos Moraes,
diretor de relações corporativas, foi prático: A
líder tem que estar preparada para a mudança do mercado. Quando mudar, queremos
manter a liderança.
Outros
Mostra curta - três dias; profissional – apenas
convidados, clientes e possíveis compradores, em sua parte operadores de
transporte coletivo, levou os poucos fabricantes de chassis de ônibus,
encarroçadores, produtores de transmissão automática buscando vender a ideia da
redução de esforços para o operador, fabricantes de peças e acessórios para
ônibus, pneus, combustíveis e lubrificantes.
Dentre as marcas fabricantes de chassis, além de Mercedes
no melhor decorado estande, Volvo levou chassis de sua nova série Artic,
articulado para até 210 passageiros e 22 metros de comprimento e versão Grand
Artic 300 dita maior ônibus do mundo, bi articulado transporta até 300
passageiros e mede 30 m. Tal extensão exige sistema de deslocamento viário
especial e Volvo mantém departamento especializado para auxiliar governos para
tal implantação.
Elétrico
Pouco conhecida no setor, chinesa BYD – Build
Your Dreams, dê forma a seus sonhos – levou
chassis de seus ônibus elétricos construídos em Campinas, SP. Atração maior o
primeiro elétrico articulado do mundo, autonomia de 250 km, carga por
regeneração de energia gerada nas freadas e recarga total em 3 horas.
Mede 18m e capacidade de passageiros não declarada.
Empresa também oferece chassis para ônibus com 15m. Baterias tem tecnologia própria,
de fosfato de ferro, com vida variando entre 8 e 15 anos de acordo com o
modelo.
L’Auto Preferita se
impõe
Dentre a crescente criação de prêmios e eleições para
indicar os melhores veículos do ano, o L’Auto
Preferita, criado pela jornalista Cláudia Carsughi e referenciado por seu
pai Cláudio, dos três mais idosos e atuantes como jornalistas de automóveis, em
seu segundo ano, medido pelo número de veículos avaliados e pela presença de
montadoras mostrou-se já sedimentado.
A escolha é feita por 20 jornalistas com experiência no
ramo – o publisher da Coluna
De Carro por Aí é um deles –
dentre 32 veículos disponíveis no mercado e, neste ano, a novidade de projeto
social, vencido pela Toyota com trabalho de preservação de corais no litoral
baiano.
Vencedores da edição 2016 do Prêmio L’Auto Preferita Carsughi foram:
Carro de Passeio 1.0: Volkswagen Novo Gol
Carro de Passeio 1.1 a 1.6: Peugeot 208 Puretech
Carro de Passeio 1.7 a 2.0: Audi A4
Carro de Passeio acima de 2.1: Subaru Outback
SUV Pequeno: Nissan Kicks
SUV Médio: Jeep Compass
SUV Grande: Audi Q7
Picape Pequena: Volkswagen Nova Saveiro
Picape média: Fiat Toro
Picape
Grande: Mitsubishi All New L200 Triton
Carro Premium/Luxo: Mercedes-Benz S63 Coupé
Carro Híbrido/Elétrico: Toyota Prius
Projeto Sócio/Ambiental: Toyota “APA – Costa de
Corais”
Marca com maior destaque em 2016: Nissan
Roda-a-Roda
Futuro – Novo
programa de futuro da marca Volkswagen, o Transform 2025 prevê mudanças operacionais,
e produtos como carros autônomos e elétricos, com dispensa de 23 000 empregados
na Alemanha – sindicato negociou por produção de carros elétricos.
Aqui –
Processo de incentivo à demissão de 5.000 pessoas vem em andamento e incluiu
como contraprestação mudança de plataforma dos veículos para modelo atualizado
MQB.
Berlinette – João
Pedro Melo, designer, continua
messe para materializar seu projeto – renascer a versão Berlinette do
Renault A 108/Willys Interlagos. Tenta com Renault viabilizar ideia utilizando
moderno grupo moto propulsor da marca.
Outro- De todas as previsíveis dificuldades em terra de
automóvel onde não há, sequer, única marca nacional, nome foi uma delas: Designer descobriu,
nome Interlagos foi registrado pela Fiat Automóveis. Assim, chamar-se-à Avazon.
Questão – Cia.
Siderúrgica Nacional toma providencias para reduzir custos de dívida imaginada
em R$ 25,8 bilhões. Dentre estas reajustar em 25% o preço das chapas de aço
para uso automobilístico.
Oposição -
Aumentar preços finais em 2017, quando o setor espera levantar o nariz e
iniciar crescer, é o menos desejado.
Recorde –
Pode ser novo registro para o Guiness, o livro dos recordes; Peugeot Hoggar
Escapade 2011/2 apreendido em blitz em S. Paulo, tinha R$ 9 milhões em débito
entre multas e impostos.
Como – Diz
o Detran paulista, são 1.833 multas por excesso de velocidade, avanço de
semáforo – sinal -, conversão proibida, circulação em faixa exclusiva de
ônibus. Cardápio amplo em indisciplinas sociais e atos perigosos à vida alheia.
E ? –
Se proprietário não pagar o débito automóvel irá a leilão, deduzindo do liquido
do valor da venda ao montante, cobrando-se o restante – e possivelmente de
recebido impossível.
Cana –
Apreensão, informa o Detran paulista, foi ação de inteligência para fiscalizar
o veículo em roteiro usual, buscando justificativa por irregularidade de
trânsito. Não pode haver apreensão por débito de multa.
Muda tudo –
Época de integração e conectividade provocará grandes mudanças em todos os
perfis de negócios, com prevista contração no número de empregos. Número e
percentual se reduzirão.
Na prática –
Aplicação de tais facilidades mudará feição dos negócios. Da fábrica à revenda,
tendência é de redução do emprego formal. Mudanças nos próximos anos no emprego
e nas relações de consumo serão maiores ante as dos últimos 50 anos, rotulou
Valdner Papa, diretor de relações com o mercado e a direção educativa da
Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos.
Negócio –
Pirelli utilizará sua estrutura de amplitude nacional para distribuir os pneus
sul coreanos da marca Nexen para carros de passeio, SUV e Vans. Quando
você não consegue enfrentar o inimigo, melhor se aliar a ele, devem
ter pensado os sul coreanos da Nexen.
Meio termo – Vários
sistemas eletrônicos, suas informações e comandos permitiram à Bosch desenvolver
automatizador da embreagem. Na prática funciona como se o veículo automático,
empregando a caixa mecânica.
Passado – Já existiu no Brasil. Vemag fabricando
DKWs nos anos ’60 tinha-o opcional com o nome Saxomat: era mecânico, com
embreagem centrífuga combinada com atuação por servo a vácuo para as
trocas de marchas. Mercedes apresentou evolução no Classe A, fim dos anos
’90. Nos primeiros anos da década seguinte GM e Fiat fizeram o mesmo no
Corsa Auto Clutch e no Palio Citymatic, respectivamente.
Agora -
Sistema da Bosch o e-clutch(EcS) emprega
motor elétrico controlado pela central da injeção eletrônica, cruzando
informações com outros sistemas de controle dinâmico, como o sistema de freios
ABS. Há enorme mercado, pois ao usuário é operação confortável de transmissão
automática, a preço bem inferior.
Como –
A embreagem é de acionamento automático, e troca de marchas é feita
manualmente. Diz a Bosch, o sistema é mais econômico frente a transmissão
mecânica e demais automáticos. Vendas imaginadas em dois anos.
Imprensa – Clarkson,
Hammond e May, ex-do programa Top Gear, voltaram ao vídeo nesta semana. Nome do
programa mudou: agora The Grand
Tour, para indicar
sediá-lo cada vez em cidade diferente. Negócio com a Amazon Video Prime,
competidor da Netflix. Sem previsão para o Brasil.
Alfismo - Aficionados de Alfa Romeo em Caxambu, MG,
terão 3º encontro nacional no feriado 15.junho. Boa organização do grupo ARBR e
do AlfaCult. Palestras, trocas de informações, muita camaradagem.
Finor –
Aberta a venda de entradas para 67ª edição do Pebble
Beach Concours d’Élegance, agosto, 20, 2017, na pequena praia de cascalho
unindo Carmel e Monterey, California, um dos mais elegantes encontros de
antigos.
$ ? -Três categorias. Nos extremos: público em
geral, admissão das 11 às 17h, vaga para estacionamento, condução até o evento:
US$ 325 – uns R$ 1.000; No topo, estacionamento VIP; direito a entrar à aurora
solar, frequentar o fino buffet de dona Sandra Button, chairwoman do
evento, circular à vontade, ter crachá de poderoso, ficar nas laterais da rampa
de premiação: US$ 2.500 – uns R$ 8.000. A fim ?
www.pebblebeachconcours.net
Gente – Antônio
Maciel Neto, 59, engenheiro, executivo, presidente da Hyundai-CAOA desde 2013,
deixou o posto. Negócio próprio. OOOO
Mauro Correia, 55, engenheiro, ex Ford, vice presidente do negócio, para lá
levado por Maciel, sucede-lo-á. OOOO Rodrigo
Tramontina, jornalista, ex Peugeot, voltou ao ramo: assessoria de imprensa da
Volvo automóveis. OOOO
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