segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Complexo Industrial de Resende pinta o primeiro Nissan Kicks 2-Tone

O Complexo Industrial da Nissan em Resende segue a sua preparação para a produção do Nissan Kicks a partir de 2017. Como parte do processo de treinamento, controle da qualidade e aferição dos equipamentos, a carroceria do novo crossover global da marca japonesa ganhou cor por meio do trabalho conjunto entre robôs e operadores. 

Para compor o efeito do teto flutuante, um dos diferenciais do modelo, a equipe da área de pintura realizou os primeiros testes para o processo "2-Tone" de um Nissan Kicks, preparando os equipamentos para oferecer esta nova combinação na produção local. A combinação escolhida para a primeira carroceria pintada em duas cores do Kicks brasileiro foi branco com o teto sunset Orange, devido à complexidade da combinação de cores.

Atualmente o crossover está disponível no mercado nas combinações de cores cinza/laranja e branco/laranja. A Nissan fez um estudo de design no recém-finalizado Salão do Automóvel de São Paulo ao mostrar a nova combinação preto com teto prata, que foi umas das mais votadas na ação da marca em suas redes sociais.

"Uma das versões do Nissan Kicks traz o teto flutuante de outra cor, que chamamos de '2-tone'. Essa técnica requer um processo extremamente bem controlado e habilidades especiais para pintar as duas cores na mesma carroceria. Além disso, requer também reforço no mascaramento do veículo que recebe a cor aplicada por robôs e operadores especialistas ao longo do processo", explica o gerente de manufatura Fernando Bittencourt.

"Foram criados dois novos processos de mascaramento para atender às especificações do Nissan Kicks. Isso levou à geração de 10 novos postos de trabalho apenas no processo de pintura das carrocerias, que hoje é utilizado nos modelos já produzidos na fábrica – o hatch compacto Nissan March e o sedã compacto Nissan Versa", detalha Julien Bonnardel, coordenador de produção.


O processo atual já conta com um sistema automatizado sustentável e inovador "3 wet", que também será utilizado para o Nissan Kicks. Nele, a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida a do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. 

Os robôs utilizam cartuchos para a pintura – que usa água como base –, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs), o que deixa a operação mais sustentável. Ao todo, ao longo do processo que dura cerca de 6h, são utilizados 10 robôs de alta tecnologia que se revezam com operadores especializados em pintura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário