|
Robert Bosch |
Neste mês de novembro, a Bosch celebra os 130
anos de sua fundação. Uma trajetória que começou com a "Oficina de
Mecânica Fina e Eletrotécnica", em Stuttgart, na Alemanha com apenas
duas pessoas e muitos desafios até se tornar um dos dez maiores empreendimentos
alemães, operando em mais de 150 países. Com uma história de sucesso
internacional, hoje o Grupo Bosch emprega 375 mil colaboradores no mundo e
gera vendas em torno de 70 bilhões de euros em 2015.
Robert Bosch iniciou os negócios no dia 15 de novembro de 1886, construindo o
alicerce daquilo que, já naquela época, se tornaria uma empresa líder no
fornecimento mundial de tecnologia e serviços. Desde o início, a história do
Grupo Bosch se caracteriza pelo impulso otimista e dinamismo de seu fundador,
que precisou superar alguns entraves financeiros e comerciais para criar
oportunidades e consolidar a empresa.
Inovação impulsiona alcance global
O ano de 1897 é o marco da história da Bosch, por ter sido o início da
expansão da empresa globalmente. Contudo, desde 1887 a companhia já produzia
sua primeira invenção - o magneto de ignição de baixa tensão - para aplicação
em máquinas estacionárias com o objetivo de gerar eletricidade em edifícios.
Dez anos depois, o produto foi utilizado em motores veiculares e, em 1902,
foi sucedido pelo sistema de ignição com magneto de alta tensão da Bosch,
sendo a inovação decisiva para levar a empresa ao nível de fornecedor de
sucesso e uma líder na área automotiva. Com o automóvel desfrutando de um
sucesso sem igual depois de 1900, a Bosch também se tornou uma empresa
global. Nos primeiros cinco anos, foram vendidos 50 mil sistemas de ignição.
Em 1912, as vendas atingiram dois milhões de unidades.
Oportunidades de mercado
Com visão empreendedora e focado no futuro, Robert Bosch abriu novos mercados
mundialmente. A partir de 1908, os sistemas de ignição Bosch estavam
disponíveis em todos os continentes, o que contribuiu para a empresa crescer
e se tornar uma marca internacional. A Bosch também conseguiu estabilidade a
longo prazo com novos produtos para automóveis, bem como soluções em
ferramentas elétricas, eletrodomésticos e tecnologia industrial.
Esta capacidade de adaptação - para garantir a sobrevivência da empresa
através da entrada em novos setores, mas também ao se desligar de negócios
deficitários - é um dos principais fatores de sucesso da sua história. Uma
característica fundamental de Robert Bosch e seus sucessores sempre foi o
senso de responsabilidade para com os colaboradores e não apenas a busca de
lucratividade. É preciso uma vontade de mudar diante das condições econômicas
voláteis para manter uma empresa e sua força de trabalho nos negócios.
Robert Bosch dizia: "As pessoas podem dizer que eu não sou um inventor:
realmente, eu não tenho a pretensão de ser um. O que eu sou é um homem que
conseguiu, através de perseverança, bom exemplo e tratando bem os meus
colaboradores, construir uma empresa que tem uma boa reputação no mundo todo.
Devo meu sucesso, em grande parte, à minha determinação, o que tem evitado
que qualquer coisa de baixa qualidade saia de minha fábrica".
|
A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se
em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país
cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2015, um faturamento líquido
de R$ 4.7 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para
montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas,
sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias
industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de
10.300 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6
bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.
O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços.
A empresa emprega mais de 375.000 colaboradores em todo o mundo (posição de
31.12.2015). A empresa gerou vendas de 70 bilhões de Euros em 2015. As
operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções
para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e
Tecnologia Predial.
O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca
de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60
países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está
presente em cerca de 150 países. A base para o crescimento futuro da
organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 55.800 colaboradores na
área de pesquisa e desenvolvimento em 118 localidades em todo o mundo. O
objetivo estratégico do Grupo Bosch é entregar inovações para uma vida
conectada. A Bosch melhora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos
e serviços inovadores e concebidos para fascinar. Assim a empresa cria
"Tecnologia para a Vida".
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário