terça-feira, 15 de novembro de 2016

Wagner Gonzalez em Conversa de pista

Wagner Gonzalez
MAX, MASSA E PNEUS…


GP do Brasil marcado por chuva consagrou Max Verstappen, aplaudiu Felipe Massa e teve outra pérola de Kimi Räikkönen.



Em uma prova que teve duas interrupções, o público presente ao GP do Brasil vaiou o safety-car, consagrou Max Verstappen e o box inteiro aplaudiu Felipe Massa. Kimi Räikkönen, conhecido por seu poder de síntese, declarou após bater na reta dos boxes: “Os pneus de 10 anos atrás eram melhores”

Não foi a primeira vez que choveu em Interlagos, tampouco foi o primeiro GP disputado em pista molhada. Dito isso, por que o problema de aquaplanagem persiste e, segundo Kimi Räikkönen , “os pneus de dez anos atrás eram melhores”? Difícil apontar o dedo para uma única causa: os carros evoluíram, a velocidade média por volta aumentou quase que exponencialmente, tal qual as exigências de segurança e outras necessidades menos explícitas. Não tivesse Max Verstappen dado o show que deu, tudo estaria resolvido; o desempenho do jovem holandês, porém, mostrou que é possível descobrir que o limite está um pouco mais adiante e que há espaço para emoção no mundo da F-1. Leia a declaração do finlandês domingo à tarde, no paddock de Interlagos:

“Os pneus de chuva mais intensa (full wet) aquaplanam com facilidade. Nós já falamos isso uma porção de vezes, mas isso obviamente depende do circuito e várias outras coisas. Se eu comparar com o que tínhamos 10, 12 anos atrás, os pneus aguentariam a chuva que tivemos (em Interlagos). A aquaplanagem é o pior problema, basta uma pequena poça e a gente fica com zero grip.”

Tal declaração expõe a posição até certo ponto submissa adotada pela Pirelli em função de argumentos que certamente incluem os de ordem mercadológica, da mesma forma valorizam a atuação de Max Verstappen. O holandês mostrou habilidade rara para controlar seu carro em várias situações, particularmente quando ficou atravessado na saída da curva do Café e manteve o controle do carro com destreza raras vezes vista na categoria. Foi uma manobra que garantiu a visa de entrada no reino dos heróis, com direito a ouvir a ovação das arquibancadas:

“Eu consegui ouvir a gritaria dos fãs quando meu engenheiro me chamou pelo rádio. Quero agradecer a essa galera pelo apoio. Quando cruzei a linha de chegada (em terceiro lugar) a sensação era de vitória, quase igual ao que senti quando recebi a bandeirada em Barcelona.”

Para Felipe Massa a bandeirada de vitória era algo fora dos planos para sua última apresentação no GP do Brasil de F-1, mas nem por isso a emoção que ele sentiu foi menor que aquela vivida por Verstappen. 

Massa completava uma volta na qual seu carro já não estava nas melhores condições quando escapou feio e foi de encontro ao muro da curva do Café e bateu forte no guard-rail do lado oposto. Os longos segundos necessários para colocar a respiração em ritmo normal e ficar seguro de que podia descer do carro sem maiores riscos anteciparam uma caminhada que vai durar até o final de sua vida: mecânicos da Mercedes, da Ferrari e da Williams perfilaram-se diante de seus boxes, em plena corrida, para aplaudir o brasileiro. Quem sabe uma coincidência que registra as marcas que ele vai representar, representou e representa…

Criticado por quem acredita que alguém só tem valor se vence e está sempre entre os primeiros de toda e qualquer coisa, Felipe Massa pode sair de cabeça erguida da F-1 e seguir assim como profissional e ser humano. Sempre educado e disponível para apoiar e ajudar quem se aproxime, é um dos maiores vencedores da Scuderia, onde competiu ao lado de nomes como Räikkönen e Alonso. Consciente que é preciso apoiar quem começa no esporte que o consagrou, investiu nome e recursos para criar uma categoria de base, projeto que poderia ter gerado resultados mais profundos caso a ineficiente Confederação Brasileira de Automobilismo não vivesse em perene letargia e inoperância.

Outro crédito de Massa vem do seu bate-papo durante o desfile dos pilotos, horas antes da prova de Interlagos. Lado a lado com Felipe Nasr, ele incentivou o jovem brasiliense a não se render às dificuldades vividas nesta temporada e acreditar em seu potencial. 

Deu certo: com uma pequena ajuda da meteorologia e uma dose de concentração das mais altas para um piloto jovem, Nasr soube levar seu carro até o fim entre os dez primeiros — chegou a andar em sexto por várias voltas — até receber a bandeirada em 9ºlugar. Posição equivalente a dois pontos no Campeonato de Pilotos e resultado que pode garantir à Sauber o décimo lugar entre os Construtores, uma ajuda de custo que pode chegar a cerca de US$ 50 milhões de bônus. Inesperado resultado muito bem-vindo ao anêmico caixa da equipe suíça e ao brasileiro, que ganha fôlego para se manter na categoria no ano que vem.

O resultado do GP do Brasil, que você encontra aqui, mostrou a sétima dobradinha da equipe Mercedes nesta temporada e a 62a vitória de Lewis Hamilton, combinação de resultados que adiou a decisão do título para o GP de Abu Dhabi, dentro de duas semanas. Para sagrar-se, finalmente, campeão, Rosberg (367 pontos) precisa chegar em terceiro nessa corrida; já Hamilton (355) sonha com a vitória e o alemão classificado no máximo em quarto luga

Se no Brasil as propostas de categorias de base engatinham e seus promotores procuram consolidar seus projetos na base do esforço individual, na Argentina os organizadores da categoria Fórmula Renault 2.0, os mesmos que promovem a TC 2000 e a Super TC 2000, selecionaram 31 jovens pilotos locais para um treino gratuito visando sua adaptação a esses monopostos. É a segunda rodada desse programa, que facilita a evolução de jovens valores e garante a renovação e sustentação de todo modelo econômico de um automobilismo dos mais tradicionais e criativos do mundo.

Buemi continua com carga total
O suíço Sebastien Buemi repetiu o resultado de Hong Kong e venceu a segunda etapa do Campeonato Mundial de F-E, a categoria de monopostos elétricos, disputada sábado em Marrakesh, no Marrocos. Com esse resultado ele soma 50 pontos, contra 285 do segundo colocado, Lucas Di Grassi e 24 do francês Nico Prost, quarto colocado nessa prova, à frente do brasileiro. O pódio foi completado por Sam Bird e Felix Rosenqvist, que largou na pole position. Entre as equipes a Renault e.DAMS lidera com 47 pontos, contra 36 da ABT Schaeffler Audi e Mahindra Racing.

WG

Nenhum comentário:

Postar um comentário