A Jaguar Classic apresentou mundialmente no Petersen
Museum, em Los Angeles, o primeiro Jaguar XKSS genuíno fabricado em quase 60
anos.
A equipe de engenheiros da Jaguar Classic criou esse impresionante XKSS
na cor Sherwood Green como uma antecipação à produção de nove veículos, que
serão entregues a clientes de todo o mundo em 2017.
Considerado por muitos como o primeiro “supercarro” do
mundo, a Jaguar criou o XKSS como uma versão para a estrada do D-Type, modelo
de competição vencedor em Le Mans, que foi construído entre 1954 e 1956. Um ano
depois, em 1957, nove veículos destinados a exportação para a América do Norte
foram queimados em um incêndio na fábrica da Jaguar de Browns Lane, em
Midlands. Por isso, apenas 16 das 25 unidades planejadas do XKSS foram
produzidas.
Há alguns meses, a Jaguar anunciou que sua divisão Jaguar
Classic fabricaria os nove esportivos XKSS “perdidos” para um seleto grupo de
clientes e coleccionadores de prestígio. O novo e exclusivo XKSS apresentado em
Los Angeles é o resultado de 18 meses de pesquisa e será utilizado como
prototipo para a fabricação das nove réplicas.
Esses nove veículos serão totalmente novos e terão os
números de chassis da época, recuperados dos XKSS originais. Cada um dos carros
será vendido a um preço superior
a £1
milhão.
O XKSS é a segunda réplica criada pela Jaguar depois dos
seis Lightweight E-Type fabricados em 2014. Esse projeto permitiu que a equipe
pudesse aprender a desenhar veículos fiés às especificações da época. Agora,
esses conhecimentos se consolidaram com a criação do novo e autêntico XKSS.
O XKSS apresentado em Los Angeles é uma réplica de época
fabricada graças à combinação dos desenhos originais dos arquivos da Jaguar,
com modernas tecnologias. A equipe de engenharia da Jaguar Classic escaneou
várias versões do XKSS de 1957 para confeccionar uma imagem digital
completa do veículo, desde a carroceria até o chassi, incluindo todas as peças
necessárias.
A carrocería do XKSS é fabricada com uma liga de
magnésio, exatamente igual ao modelo de 1957. Como os moldes dos desenhos
originais já não existem mais, a Jaguar Classic criou um novo molde de design
personalizado a partir das carrocerias originais dos anos 1950. As carrocerías
dos nove veículos foram fabricadas sobre esse molde mediante um tradicional
processo manual de montagem em cadeia.
Os engenheiros da Jaguar Classic trabalharam com as
estruturas originais, a partir das quais foram criados modelos CAD
(computer-aided design ou design assitido por computador) para facilitar a
construção dos chassis. A equipe da Jaguar Classic contou com a colaboração de
Reynolds, renomado fabricante de estruturas tubulares e tubos 531. A empresa
ficou responsável de confeccionar as nove peças específicas para o modelo com
medidas do sistema imperial ― utilizado no Reino Unido na década de
50 ― ao invés do sistema métrico decimal,
mais comum atualmente As peças são soldadas em bronze, tal como se fazia com os
tubos dos chassis do XKSS naquela época.
As réplicas tem especificações originais, como freio a
disco Dunlop nas quatro rodas, equipados com uma bomba Plessey e pneus Dunlop
nas rodas de liga de magnésio.
Sob o capô do XKSS encontramos o motor de 3.4 litros de
262 cv do Jaguar D-Type, com seis cilindros em linha. O propulsor inclui blocos
de ferro fundido totalmente novos e três carburadores Weber DC03.
Já no interior, o novo XKSS original exibe uma recriação
perfeita dos indicadores Smiths da época. Os detalhes foram feitos com muito
cuidado para que a réplica fosse idêntica aos modelos fabricados em 1957: a
madeira do volante, a costura dos assentos de couro, os botões de metal do
painel, entre outros.
Apenas foram realizadas pequenas mudanças nas
especificações para melhorar a segurança dos condutores e passageiros. Por
exemplo, o tanque de combustível foi fabricado com robustos materiais modernos
para aguentar a circulação e as especificações dos combustíveis atuais.
Os veículos postos à venda começarão a ser constuídos à
mão no começo do próximo ano e é estimado que serão gastas 10 mil horas de
trabalho para fabricar cada novo XKSS.
Key Riches, Gerente de Engenharia da Jaguar Classic,
comentou: “O XKSS é um dos veículos mais importantes da história da Jaguar e
nos comprometemos a criar uma versão nova e original que seja totalmente fiel
ao modelo original em todos os aspectos.”
“Desde o número, o tipo e a posição de todos os rebites
(são mais de 2000 no total), até os indicadores Smiths do painel, tudo é igual
ao veículo original porque é assim que deve ser.”
Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic,
declarou: “O programa de réplicas
do XKSS destaca os conhecimentos da Jaguar Land Rover Classic. Reafirmamos
nosso compromisso de fomentar a paixão e o entusiasmo pelo ilustre passado da
Jaguar através de veículos, serviços, peças e experiências
extraordinárias.”
“Jaguar Land Rover Classic se encontra em uma
posição ideal para satisfazer a crescente aficção pelos clásicos, já que tem
previsto abrir uma nova sede mundial com um investimento de 7,5 milhões de
libras em Coventry, em 2017. Estamos desejando aumentar as atividades
comerciais, prestar assitência a nossos clientes atuais e atrair uma nova
geração de entusiastas do mundo todo”.
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