O segmento de caminhões usados tem ganhado mais destaque
nos negócios da MAN Latin America. Em 2016 a empresa adquiriu 541 veículos
seminovos, originários de negociações envolvendo a troca de caminhões novos. O
volume é 80% superior ao de 2015.
“Notamos que nossos clientes desejavam renovar sua frota,
mas tinham dificuldade em negociar os usados para autônomos, devido à baixa na
economia”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e
Pós-Vendas da MAN Latin America.
O modelo de negócio ganhou força principalmente devido à
crise econômica no país. Isso porque os clientes que desejam renovar sua frota
já contam com veículos usados que podem ser utilizados como parte do pagamento,
o que reduz o total a ser financiado e facilita o acesso ao crédito.
Os veículos adquiridos pela MAN Latin America têm
garantia de procedência e passam por revisão antes da revenda. “Em momentos de
economia recessiva e alta competitividade é preciso ser diferente e criar novas
fórmulas de comercialização”, destaca Alouche.
Mercado importante
De acordo com o relatório da Fenabrave (Federação
Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), até dezembro de 2016 foram
comercializados 332.144 caminhões usados, uma média de 6,8 unidades a cada
zero-quilômetro – o total no acumulado de novos até dezembro representava
50.292 unidades.
A média é superior à registrada no ano anterior, de 5
usados vendidos para cada caminhão novo. Em 2015 as vendas de caminhões usados
somaram 329.281 unidades segundo dados da Fenabrave e as de zero-quilômetro
responderam por 71.787.
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