A marca Mopar, nascida em 1º de agosto de1937 como uma
contração do termo “Motor Parts” (peças de motor), comemora 80 anos em 2017,
marcando uma evolução surpreendente ao longo de oito décadas. Introduzida pela
primeira vez como o nome de uma linha de produtos anticongelantes para o
sistema de arrefecimento, a Mopar transformou-se ao longo dos anos para
abranger assistência técnica, peças e atendimento ao cliente. Hoje ela atende
proprietários de veículos de todas as marcas do grupo FCA – Fiat Chrysler
Automobiles ao redor do globo.
Após sua introdução em 1937, a marca Mopar rapidamente
começou a representar mais do que apenas um líquido anticongelante. A marca fez
um nome para si na era dos “muscle cars”, nos anos 1960, cimentando um legado
nas ruas e nas pistas de arrancada. Tanto que, ao final daquela década, os
donos começaram a se referir a seus veículos como “Mopar” – foi quando surgiu a
frase “Mopar or no car” (numa tradução livre, “Se o carro não é Mopar,
melhor ficar sem carro”).
Durante os últimos dez anos, a Mopar acelerou fundo para
se transformar na marca global de assistência técnica, peças e atendimento para
todos os proprietários de veículos da FCA. Em 2008, o serviço Mopar
Express Lane, que oferece trocas rápidas de óleo, entre outros serviços, foi
introduzido nas concessionárias, com mais de 1.000 pontos operacionais nos
Estados Unidos e 1.750 em mais de 20 países.
Está em andamento a construção de novos Centros de
Distribuição de Peças (CDP) Mopar nos EUA, que se somarão à atual rede formada
por mais de 50 CDPs estabelecidos para atender os mais de 500.000 produtos
no portfólio Mopar.
Na última década, a Mopar abriu caminho com várias
novidades da indústria, incluindo os primeiros aplicativos com informações dos
veículos, recarregamento sem fio de celular no veículo e tecnologia de
tablets na concessionária conectados à fábrica via Mopar wiADVISOR. A marca
Mopar também desenvolveu uma série de veículos Mopar de edição limitada
construídos na fábrica, começando com o Mopar Challenger 2010. Um novo
veículo especial Mopar foi introduzido todos os anos desde então, sendo o
mais recente a picape Ram Rebel 2016, totalizando 3.650 unidades veículos Mopar
de série limitada.
Em relação a produtos, a Mopar trabalhou em conjunto com
a marca Jeep para criar a linha Jeep Performance Parts, oferecendo
componentes próprios para o off-road. No final de 2016, novos kits de motores
Mopar Crate HEMI foram lançados, permitindo aos entusiastas usufruir
do poder HEMI moderno em carros clássicos, anteriores a 1975.
Comemorando 80 anos de Mopar
Ao longo de 2017, a marca Mopar marcará seu 80º ano com uma grande quantidade
de iniciativas, incluindo edições limitadas de veículos, ofertas de serviços e
peças com temas do 80º aniversário, mercadorias especiais, eventos, festas e
muito mais. A comemoração de começará no Salão do Automóvel de Detroit,
aberto até o próximo dia 22. Em tom com a expansão global da marca, representantes
da mídia e do setor automotivo de todo o mundo terão a oportunidade de viver o
início da festa da marca e conhecer no estande uma oficina Mopar feita com o
tema do 80º aniversário.
Mopar: Através das Décadas
Nasce a Mopar
Em 1937, seis anos depois que a fábrica da Chrysler Motors Parts Corporation
foi montada no complexo da empresa em Highland Park, Michigan, um grupo de
pesquisa de marketing interno foi encarregado de desenvolver um nome para o
líquido anticongelante usado nos carros Chrysler. Mopar foi o nome. Uma
das primeiras apresentações do nome Mopar ao público ocorreu quando a Chrysler
foi convocada para fornecer um carro alegórico para uma parada que abriu a
convenção anual de Shriner, realizada em 1937, em Detroit.
Dos anos 1940 em diante
Os anos da Segunda Guerra Mundial viram a Mopar e a Chrysler desviarem suas
produções para peças, armas e veículos militares. Como todos os principais
fabricantes, os recursos foram dedicados à vitória no conflito. Após a
guerra, a Mopar mudou-se para um edifício na Avenida Jefferson, em Detroit, e
logo depois em 1947, o programa de treinamento Master Tech foi lançado para dar
aos técnicos Chrysler os melhores conhecimentos.
Em 1953, a Mopar cresceu tanto em número de fábricas como
em número de peças disponíveis. O depósito Mopar Parts Depot na cidade de
Center Line, vizinha a Detroit, abriu com muita fanfarra, sendo um centro
de peças extremamente movimentado que ainda floresce. Hoje, a estrutura abriga
mais de 1.300 empregados e mais de 16,5 milhões de peças são enviadas a partir
de lá anualmente.
Com o surgimento do motor HEMI, os carros de corrida do
Grupo Chrysler começaram a brilhar nas pistas, lançando a vocação de alto
desempenho que em breve iria definir o tom para a próxima
"personalidade" da marca Mopar.
Mopar nos anos 60 e 70 de alto desempenho
Conforme a década de 1960 passava, itens elétricos e de vidro foram adicionados
à linha de peças Mopar, e as corridas estavam se tornando o padrão para os
carros de série. A Chrysler introduziu os pacotes com os motores de desempenho
Max Wedge em 1962 e o amor dos Estados Unidos pela potência decolou.
Enquanto isso, um grupo de engenheiros da Chrysler
autoentitulados de Ramchargers tinha trabalhado por noites e finais de semana
para fazer seus carros especiais mais rápidos na pista. Os componentes de
alto desempenho que eles desenvolveram levaram à marca Mopar Direct Connection
de peças de corrida. Inicialmente, as novidades iam somente para os pilotos
profissionais, mas depois passaram a ser vendidas ao público. Um piloto que
logo soube dessa disponibilidade foi Don Garlits, o “Big Daddy”, um inovador,
ícone e campeão de arrancada que se tornou um embaixador eterno da Mopar. Os
nomes Garlits e Mopar permaneceram entrelaçados durante sua carreira
legendária, repleta de recordes.
Ganhar na pista significava vendas no showroom, e a
Chrysler e seus carros preparados foram vencedores. O motor de corrida
definitivo, o 426 HEMI, tomou as pistas de assalto em 1964 e, dois anos depois,
as ruas com o 426 Street HEMI. Até o final dos anos 60 e início dos anos 70, os
orgulhosos entusiastas da Chrysler, Dodge e Plymouth tinham adotado a palavra
Mopar para descrever qualquer um de seus veículos. E a competição aprendeu a
temer o nome.
Os últimos carros com pacotes de desempenho da época
apareceram em 1968, quando a Chrysler construiu uma série de Dodge Dart e
Plymouth Barracuda HEMI Super Stock. O legado permanece, pois esses veículos
ainda estão entre os mais rápidos e velozes nas categorias Super Stock da NHRA,
a associação de provas de arrancada dos EUA. A Mopar homenageia esses carros
patrocinando o desafio especial NHRA Mopar HEMI a cada ano.
Mais mudanças
As décadas de 1970 e 1980 levaram a muitas mudanças na indústria
automobilística, com controles de emissões mais rígidos, escassez de gasolina e
o fim da era dos “muscle cars”. A linha de peças de desempenho Direct
Connection da Mopar foi lançada para todos os entusiastas, não apenas para os
pilotos, e mais tarde foi rebatizada de Mopar Performance para capitalizar
sobre a já forte herança Mopar. Em 1987, a Chrysler comprou os ativos da
American Motors e a marca Jeep entrou na família, resultando na adição de peças
e acessórios para o crescente portfólio da Mopar.
A Divisão de Serviços e Peças da Mopar estava se
expandindo em novas direções, com novos objetivos e ambições. O que antes era
um nome voltado diretamente para componentes e assistência técnica estava
agora sendo preparado para entrar no novo século como uma marca que
representaria peças, serviços e atendimento total ao cliente.
Começa um novo século
Os anos 90 foram menos sobre a mudança e mais sobre o fortalecimento dos
alicerces da Mopar. A ênfase foi redobrada na formação de técnicos, utilizando
programas como o Mopar College Automotive Program (CAP). Em conjunto com
as faculdades comunitárias em todo o país, o programa de dois anos de
treinamento-estágio CAP apoiado pela Mopar continua a produzir os melhores
técnicos automotivos qualificados.
Na virada do milênio, treinamento e tecnologia foram
palavras-chave adotadas na Mopar. A época também inaugurou um design atualizado
do logotipo Mopar Omega M, o novo motor Gen III (3ª geração) HEMI surgiu e a
Mopar aprofundou sua participação em competições.Começando a girar para um
mundo de globalização e veículos de alta tecnologia, técnicas e ferramentas, a
Mopar estava pronta para ser um líder na melhoria da experiência do
cliente.
Compromisso com o atendimento ao cliente
Em 2008, a Mopar começou a operar a Mopar Express Lane, um modelo de negócios
baseado em trocas rápidas e serviços leves que remodelaria a forma como as
pessoas viam as visitas às concessionárias. Giro rápido, sem agendamentos
necessários e preços competitivos provaram ser cartadas certeiras e levaram à
abertura do milésimo ponto do Mopar Express Lane em operação nos Estados Unidos
em 2016.
A Mopar não parou de se mexer, trabalhando em inovações
tecnológicas para melhorar a experiência do cliente. Várias primazias no setor
foram introduzidas, incluindo os primeiros aplicativos de informação do
veículo para smartphones e o wiTECH, um software de diagnóstico do veículo para
os técnicos nas concessionárias, simplificando o processo de reparo.
Em 2008, homenageando sua história de desempenho, a Mopar
lançou seu primeiro carro preparado na fábrica em 40 anos, o Mopar Dodge
Challenger Drag Pak. As 100 unidades produzidas se esgotaram rapidamente e
novas fornadas do modelo vieram nos anos seguintes, com o mesmo sucesso. Em
2010, a marca produziu o primeiro de uma série em curso de edições limitadas,
com 500 exemplares do Mopar Challenger 2010, montado com peças especiais e
acessórios Mopar. Seguiram-se: Mopar Charger 2011, Mopar 300 2012, Mopar Dart
2013, Mopar Challenger 2014, Mopar Dodge Charger R/T 2015 e Mopar Ram Rebel
2016.
Uma marca global
Nos últimos anos, a Mopar acelerou sua transformação em uma marca responsável
pela experiência dos clientes de todos os veículos da FCA no mundo. Como parte
dessa abordagem centrada no consumidor, em 2016 mais de 1.750 postos da
Mopar Express Lane estavam operacionais em mais de 20 países ao redor do mundo.
A marca também brilhou nos maiores palcos, com aparições regulares em salões
internacionais do automóvel.
Os clientes tiveram a opção de adicionar acessórios Mopar
durante o processo da encomenda e ter seu veículo zero-quilômetro entregue ao
concessionário com os itens já instalados por meio do sistema Custom Shop,
presente em 11 fábricas da FCA ao redor do mundo. As unidades mais novas do
Mopar Custom Shop, no México e no Brasil, abriram no final de 2015.
Dois novos Centros De Distribuição de Peças começaram a
ser erguidos nos EUA, para se juntar à atual rede de mais de 50 CDPs em
mais de 20 países, trabalhando com a máxima agilidade.A experiência de assistência técnica da Mopar foi
aprimorada em 2012, quando as oficinas das concessionárias foram as primeiras a
incorporar o uso do wiADVISOR, uma ferramenta de diagnóstico baseada em tablet
que imediatamente faz o download dos dados do veículo e do cliente, a partir do
computador do veículo e se conecta com os bancos de dados da engenharia de
fábrica, para que o cliente seja atendido no menor tempo possível.
Enquanto se expandia globalmente, a Mopar permaneceu fiel
ao seu DNA, apoiando os pilotos de arrancada na NHRA, amadores e profissionais.
Com isso, a marca conquistou os títulos da categoria Pro Stock em 2012 e
2013. E o Dodge Charger R/T patrocinado pela Mopar da equipe Don Schumacher
Racing vem dominando a classe Funny Car, faturando quatro campeonatos nos últimos
seis anos e Copa dos Fabricantes da NHRA pelas marcas Mopar e Dodge em
2016.
A Mopar continuou a criar peças e acessórios para ajudar
os proprietários a deixar seus veículos de acordo com seus estilos de vida
individuais. A marca introduziu uma nova linha da Jeep Performance Parts
para os adeptos da condução off-road e, no final de 2016, trouxe novos kits de
motor Mopar Crate HEMI, permitindo que os entusiastas equipem o poderio do HEMI
moderno em veículos clássicos de 1975 para trás.
Hoje a Mopar atua em mais de 150 mercados, com
atendimento total ao cliente e portfólio de mais de 500 mil peças e acessórios
– uma
longa trajetória desde sua origem humilde como marca de líquido anticongelante.
Primazias da Mopar
Durante os 80 anos da marca, a Mopar colocou inúmeras novidades no mercado,
incluindo:
• Aplicativos de informação: primeira a introduzir aplicativos com informações
dos veículos para smartphones, um novo canal de comunicação com os
consumidores;
• wiADVISOR: primeira a incorporar uma ferramenta de assistência técnica
baseada em tablet;
• Sistema Eletrônico de Rastreamento de Veículos (EVTS): primeira a
comercializar um novo dispositivo interativo de rastreamento de veículos que
envia ao proprietário um texto quando o veículo é conduzido muito rápido
ou está muito distante, com base em parâmetros pré-definidos;
• Wi-Fi: primeira marca a oferecer aos clientes a capacidade de tornar o
veículo um hot spot wireless;
• Manual do proprietário eletrônico: primeira a introduzir os manuais
tradicionais do proprietário em um DVD e um resumo do guia do usuário.
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