Os caminhões
Shacman, que começaram a ser vendidos no mercado brasileiro, possuem
capacidades de carga técnica e de peso máximo admissível que excedem os limites
estabelecidos pela legislação brasileira. Os eixos dianteiros dos cavalos
mecânicos TT 385 4x2, TT 385 6x4 e TT 420 6x4 são dimensionados para suportar
carga admissível de 7,5 toneladas, ou seja, 25% acima do valor previsto pela
legislação que é de 6 toneladas. Em relação à carga técnica, o eixo dianteiro dos
caminhões tem valor de 7 toneladas, ou seja, mil quilos além do estabelecido
pela norma.Cada eixo traseiro dos caminhões Shacman está dimensionado para
receber cargas admissíveis de até 13 toneladas. Para a versão 4x2, este valor
chega a ser 30% superior ao limite permitido pela legislação, que é de 10
toneladas. Para as versões 6x4, com 26 toneladas, a diferença é quase 53% maior
que o estabelecido pela lei, que é de 17 toneladas (8,5 t para cada eixo). Em
carga técnica, o eixo traseiro da versão 4x2 é de 11 toneladas, enquanto o
conjunto de dois eixos do 6x4 atinge 18 toneladas (9.000 quilos para cada
eixo).Em termos de PBT (peso bruto total), a versão 4x2 do caminhão Shacman
pode transportar uma carga técnica de 18 toneladas e a 6x4 tem capacidade para
25 toneladas, ambas com 2.000 quilos acima do limite fixado pela legislação
brasileira. Em PBT relativo ao peso máximo admissível, a vantagem dos caminhões
Shacman é ainda maior: são 20,5 toneladas para a versão 4x2 e 33,5 toneladas
para o modelo 6x4.
Esta capacidade
de carga que excede os limites da legislação brasileira tem o objetivo de
garantir mais segurança e robustez aos caminhões Shacman, mesmo em condições de
trabalho mais agressivas.Reinaldo Maluta Vieira, diretor de marketing da
Metro-Shacman, primeira empresa a conquistar a habilitação ao Inovar-Auto entre
as marcas chinesas de veículos comerciais pesados no País, informa que os
caminhões Shacman foram escolhidos para o mercado brasileiro por possuírem
robustez e qualidade próprias para as condições das rodovias e dos tipos de
cargas do País. Lembra, também, que os veículos pertencem a uma das maiores
fabricantes mundiais, a Shaanxi Heavy Duty Automobile Co. Ltd., com produção
anual superior a 150 mil veículos.Outro atributo importante dos caminhões
Shacman, salientado por Vieira, é o fato de contarem com sistemas e componentes
fornecidos por empresas de grande prestígio internacional e com fábricas no
Brasil, o que irão contribuir para que o índice de nacionalização dos veículos,
exigido pelo programa Inovar-Auto, seja atingido mais rapidamente.
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