“Os caminhões são espetaculares. Proporcionam bom desempenho, conforto ao
motorista e sei que no momento da renovação da frota contam com bom valor de
revenda”, afirma José Adair Prestes, presidente do Grupo GA, que acaba de
adquirir 18 caminhões novos. Doze unidades dos pesados VW Constellation 19.330
Titan e 19.360, além de outras seis do extrapesado MAN TGX 29.440, reforçam a
frota da Solução Transportes, empresa do Grupo.
A receita de Prestes para driblar a crise em tempos de
baixa atividade econômica conta com dois ingredientes fundamentais:
comprometimento e custo bem ajustado. “Estamos crescendo no mercado graças à
conquista de novos negócios. Em momento de margens apertadas é preciso se
adequar à realidade dos clientes e isso só é possível por meio de parcerias bem
escolhidas, como com a MAN Latin America e a concessionária Dibracam. Os
produtos são excelentes e temos a segurança de um pós-vendas eficaz.”
Os modelos transportam produtos alimentícios, de higiene pessoal e
petroquímicos, trafegando na rota de São Paulo ao Sul do Brasil. São cerca de
10 mil quilômetros mensais, percorridos no sentido litoral, Norte do Paraná e
Serras Gaúchas. Alguns seguem rumo ao Nordeste do País, puxando carga para
Salvador (BA) e Maceió (AL).
Toda a frota da GA Transportes conta ainda com contrato
de manutenção e passa por todas as revisões periódicas nas concessionárias da
rede MAN Latin America. “Temos uma estrutura enxuta, informatizada e
acompanhamos de perto cada processo.”
Com PBT de 16 toneladas, o Constellation 19.330 Titan traz trem de força com
motor Cummins ISL de 330 cv e 1.450 Nm, o maior torque de sua categoria.
Equipado com transmissão manual ZF 16 AS 1585 TD, essa combinação proporciona
ainda a maior capacidade de manutenção da velocidade cruzeiro entre seus
concorrentes diretos, assim como velocidade média superior com menor consumo de
combustível. O reflexo dessa configuração se vê na produtividade. O modelo
conta com a transmissão V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, de 16 marchas, como opcional.
Para elevar sua autonomia e disponibilidade na estrada, o veículo conta ainda
com dois tanques de combustível de 275 litros cada, totalizando 550 litros.
O Constellation 19.360 é outro craque dos transportes.
Indicado para composições de semirreboques com até três eixos convencionais e 1
+ 2 (“Argentina”), com PBTC de até 45 toneladas. É equipado com motor Cummins
ISL de 360 cavalos e 1600Nm e tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva). A
transmissão pode ser manual ZF 16S 1585 TD ou automatizada V-Tronic ZF 16AS
2230 TD, neste último com o sistema Easy Start, que auxilia a partida do
caminhão em rampa. Apresenta ainda freio de cabeçote, reduzindo a necessidade
de utilização do freio de serviço e que se traduz em maior segurança na
operação.
O cavalo-mecânico MAN TGX 29.440 tem tração 6x4 e é
equipado com eixos traseiros sem redução nos cubos, sendo assim indicado para o
transporte rodoviário de médias e longas distâncias para cargas gerais em
composições de 57 a 74 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado). A
suspensão da cabine traz quatro bolsões pneumáticos para minimizar a
transferência da vibração do piso para o interior da cabine, potencializando o
conforto a bordo. A transmissão automatizada de 16 marchas proporciona
facilidade na operação, além de minimizar o risco de erros. A motorização MAN
de 12 litros tem potência máxima de 440 cv e torque máximo de 2.200 Nm a partir
de 950 rpm e, numa ampla faixa de rotações, possibilita uma melhor resposta do
motor, contribuindo nas ultrapassagens, maiores velocidades médias e menor
consumo de combustível.
A família MAN TGX é composta ainda pelos modelos TGX
28.440 6x2, além do TGX 29.480 6x4, caminhão mais potente da MAN Latin America.
Toda a linha é equipada com motor MAN D26 e transmissão automatizada MAN
TipMatic de 16 marchas.
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