domingo, 13 de novembro de 2016

Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo: a visão da Nissan do supercarro do futuro, dos games para o Salão do Automóvel

Das telas de vídeo game para a realidade. Essa é a história do Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo, um supercarro-conceito desenvolvido pela Nissan em conjunto com a Polyphony Digital Inc., empresa que criou o jogo eletrônico de corrida Gran Turismo 6 (GT6™), do console Sony PlayStation. Pintado na cor "Vermelho Cavaleiro do Fogo" e apresentando a nova expressão da assinatura de design da Nissan com a grade 'V-Motion', o supercarro é a concretização do mundo real de um carro virtual pelo qual os jogadores ao redor do mundo podem ter a experiência do desempenho dinâmico e da inovação da Nissan.

O modelo exposto no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 foi revelado ano passado no Salão do Automóvel de Tóquio e é uma variação do projeto do Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo que virou uma realidade virtual em 2014. Ele é resultado da concorrência entre os designers da Nissan que trabalham em seus cinco estúdios de design em todo o mundo. Ao solicitar a criação, a marca japonesa estava, então, atendendo ao pedido da Polyphony Digital Inc. A empresa de games queria que diferentes montadoras criassem veículos que representassem o futuro do design para comemorar o 15º aniversário do famoso e cultuado game. A equipe de design vencedora da disputa interna foi a do Nissan Design Europa, em Londres, Inglaterra, que ganhou liberdade total para criar o superesportivo perfeito.

Os profissionais de estilo da Nissan trabalharam em estreita colaboração com técnicos de aerodinâmica e equipes de engenharia no Japão para garantir que o carro virtual tivesse a performance mais realista possível. Assim, o projeto é moldado parcialmente pela emoção e pelo túnel de vento. O superesportivo 2+2 da Nissan adapta tecnologia das pistas de corrida para carros de passeio, em particular a gestão do fluxo de ar.

O projeto do carro virtual para o vídeo game deu tão certo, que chamou a atenção dos engenheiros do Centro Técnico da Nissan no Japão, que resolveram criar a versão real do modelo. Várias simulações e avalições técnicas foram feitas para comprovar se era viável um modelo de verdade. O desenho era tão sensacional que os engenheiros da empresa notaram que tinham algo precioso em mãos e passaram, então, a desenvolver o projeto, que deu origem a uma primeira unidade e, mais recentemente, ao conceito que está no estande da Nissan no salão brasileiro.

Design ousado, propulsão híbrida
As linhas da carroceria do Nissan Concept 2020 Vision Gran Turismo foram criadas do zero, usando as ferramentas digitais mais modernas, mas com toques de estilo evocando aspectos dos modelos de performance da Nissan de várias décadas. Tudo foi moldado de uma forma bastante futurista, como solicitado no início do projeto.

O desenho exibe silhueta autêntica, marcada por detalhes arrojados, que é a essência da Nissan. Assim surgiram recursos como para-lamas em formato saliente e o aerofólio pronunciado. Os para-lamas dianteiros com aspecto orgânico e os para-lamas traseiros geométricos cercam os pneus e se encontram.

Além disso, o ar que passa pela dianteira é cortado e direcionado para a carroceria com recursos de precisão: o fluxo que passa pelas entradas de ar dianteiras circula pela parte interior das rodas e é rapidamente sugado para fora devido ao escape sob as saídas do para-lamas dianteiro. Isso permite que a carroceria corte, com esforço mínimo, a parede de ar em altas velocidades. Atrás desse ponto, um fluxo é criado no para-lamas traseiro, permitindo que o ar escape por trás. Assim, a turbulência na traseira do carro é minimizada. Prestando atenção apenas ao fluxo de ar, percebe-se que, apesar do formato quadrado, o carro é configurado de forma semelhante a um carro de corrida de Le Mans.

O aerofólio traseiro ativo é elevado ou abaixado de acordo com a velocidade e, a 300 km/h, empurra 400 kg de força descendente diretamente para o bloco do diferencial. Na parte de baixo, a entrada de elevação que leva o ar da parte de baixo do carro à saída do para-lamas dianteiro, combinada com um difusor traseiro grande, cria um forte vácuo, produzindo força descendente equivalente à produzida pelo carros de corrida. Estes recursos contribuem para a obtenção de uma vantagem de direção, aplicada efetivamente com a velocidade do carro. 

No game, o modelo tem tração integral e propulsão utiliza um sistema híbrido de alto desempenho com um motor V6 turbo duplo combinado com três motores. Os de alta potência na dianteira e na traseira produzem forte e imediata aceleração em quaisquer condições. A vetorização de torque dos motores dianteiros individuais na esquerda e na direita e a suspensão ativa sempre maximizam o desempenho aerodinâmico, o que resulta em um desempenho suave durante as curvas, mesmo em velocidades extremamente altas, aperfeiçoando um carro com alto desempenho e possibilitando ao piloto trabalhar em qualquer intervalo de velocidade. 


*PlayStation e Gran Turismo são marcas registradas da Sony Computer Entertainment Inc.

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