Lançado recentemente na Europa, o novíssimo BMW M4 CS já
está com o passaporte carimbado para o Brasil. A data de chegada da edição
especial e limitada do cupê esportivo será confirmada oportunamente, assim como
seu preço sugerido no mercado brasileiro. O BMW M4 CS preenche o espaço entre o
M4 Coupé, equipado com o Competition Package (Pacote de Competição), e o BMW M4
GTS, concebido incondicionalmente para o uso em circuitos fechados. Com seu
desenho marcadamente esportivo, o novo BMW M4 CS prolonga uma tradição de
décadas de exitosos modelos M especiais, que se iniciou em 1988 com o BMW M3
Evolution, da geração E30. O novo BMW M4 CS será produzido na fábrica da BMW de
Munique, na Alemanha.
O novo BMW M4 CS também marca a introdução de uma nova
nomenclatura para os modelos BMW M. Posicionados acima dos modelos M
tradicionais estão as versões Competition, com desempenho aprimorado. Acima
estão os modelos da edição especial CS, ainda mais potentes. E posicionados no
topo estão os chamados brand shapers, capazes de maximizar seu desempenho na
pista ao mesmo tempo em que estão aptos a rodar nas ruas.
O motor de alta performance 3.0 litros teve sua potência
de saída elevada a 460 cv, o que significa 29 cv a mais que o motor do BMW M4
convencional. Graças à mais moderna tecnologia M TwinPower Turbo, o BMW M4 CS
rompe a marca dos 4 segundos, parando o cronômetro em 3,9 segundos ao acelerar
de 0 (zero) a 100 km/h.
A velocidade máxima do BMW M4 CS, equipado de série com
o Pacote M Driver, é de 280 km/h, limitado eletronicamente. O motor de seis
cilindros em linha, submetido à pressão por dois turbocompressores mono-scroll
foi concebido para entregar um alto rendimento, uma linha de torque elevada, mesmo
em baixas rotações, e uma grande eficiência com intercooler, injeção direta de
gasolina High Precision Injection, sistema de controle variável nas válvulas
VALVETRONIC e controle variável do comando de válvulas Duplo-VANOS.
O BMW M4 CS está equipado de série com transmissão de
dupla embreagem M DKG, de sete marchas e Drivelogic. Este câmbio ultramoderno é
refrigerado a óleo e permite engatar as marchas automaticamente, ou se
preferir, trocá-las manualmente por meio das hastes no volante. As mudanças de marcha
ocorrem em frações de segundo e sem interrupção do fluxo de torque. Ao mesmo
tempo, a sétima marcha possui relação longa para manter as rotações baixas e
minimizar o consumo de combustível em viagens mais longas.
A suspensão do novo BMW M4 CS é praticamente a mesma
utilizada no BMW M4 Competition Package. Seus componentes, tanto no eixo
dianteiro, quanto no traseiro, são feitos de alumínio forjado e, portanto, são
extremamente leves. Isso contribui para a estabilidade do veículo além de
beneficiar sua dirigibilidade. O M4 CS é equipado de série com a suspensão
Adaptive M, cuja geometria foi ajustada para oferecer um desempenho aprimorado
tanto nas ruas quanto nas pistas. Prova disso é que o cupê foi desenvolvido e
lapidado na pista de teste mais exigente de todas quando o assunto é carros
esportivos de alta desempenho: a lendária Nürburgring Nordschleife. Seu tempo
percorrido no entorno do anel, de 7min38s, insere o CS no território dos carros
superesportivos.
Assegurar a melhor aderência possível em todas as
condições de condução é responsabilidade do sistema DSC (Controle de
Estabilidade Dinâmico) – que inclui M Dynamic Mode – e o Active Differential
(diferencial ativo). Os sistemas de controle para a suspensão Adaptive M, DSC e
Active M Differential foram modificados de acordo com os requisitos dinâmicos
do BMW M4 CS assim como a configuração da direção eletromecânica. O condutor
tem a opção de ajustar as configurações da direção e suspensão às suas
preferências pessoais ou às demandas da rota em questão. Para isso, ele pode
selecionar um dos três modos de condução (Comfort, Sport e Sport+) com o toque
de um botão.
Além disso, as rodas de liga leve de 19 e 20 polegadas,
dianteiras e traseiras, respectivamente, desenvolvidas exclusivamente para o M4
CS, também são muito apropriadas para uso em pista. De série calçam pneus
Michelin Pilot Sport Cup 2. Os pneus semi-slick, também homologados para
trafegar nas ruas, propiciam uma aderência imbatível e suprema estabilidade
lateral em altas velocidades, bem como a melhor tração para arrancar
rapidamente em curvas fechadas.
O interior do novo BMW M4 estabelece um ambiente
esportivo. Os assentos esportivos M são revestidos com Alcantara e couro,
incluindo a forração da guarnição interna das portas feitas de fibras naturais
prensadas, com alças de lona no lugar dos puxadores convencionais. A tampa do
motor – com a característica saída de ar atrás de uma saliente elevação marcada
por vincos – e o teto são feitos a partir de materiais leves, extremamente
rígidos e de alta tecnologia de composto de fibra de carbono com plástico
reforçado (CFRP).
Fiel à forma, os designers da BMW M deram os novos
contornos ao M4 CS e que refletem sua intenção explicitamente esportiva. A
assinatura visual é caracterizada por uma frente proeminente, adornada por
faróis de LED duplos de última geração, spoiler dianteiro com grandes entradas
de ar e dividido em três seções.
Estas aberturas servem para refrigerar o motor
de alto desempenho com um amplo suprimento de ar e os freios de compostos de
cerâmica e carbono, equipados com pinças de quatro pistões, na frente, e dois
pistões, na traseira. O novo defletor de ar frontal, específico para o modelo,
é feito de fibra de carbono. Este defletor juntamente com o difusor traseiro –
o mesmo usado no BMW M4 GTS – assim como o aerofólio montado sobre a tampa do
porta-malas, formam um conjunto capaz de reduzir ao máximo as forças
aerodinâmicas ascendentes. As luzes posteriores agregam tecnologia inovadora
OLED e foram concebidas pela BMW M para os modelos M4 CS e M4 GTS.
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