quarta-feira, 21 de junho de 2017

BMW M4 CS é confirmado para o Brasil

Lançado recentemente na Europa, o novíssimo BMW M4 CS já está com o passaporte carimbado para o Brasil. A data de chegada da edição especial e limitada do cupê esportivo será confirmada oportunamente, assim como seu preço sugerido no mercado brasileiro. O BMW M4 CS preenche o espaço entre o M4 Coupé, equipado com o Competition Package (Pacote de Competição), e o BMW M4 GTS, concebido incondicionalmente para o uso em circuitos fechados. Com seu desenho marcadamente esportivo, o novo BMW M4 CS prolonga uma tradição de décadas de exitosos modelos M especiais, que se iniciou em 1988 com o BMW M3 Evolution, da geração E30. O novo BMW M4 CS será produzido na fábrica da BMW de Munique, na Alemanha.

O novo BMW M4 CS também marca a introdução de uma nova nomenclatura para os modelos BMW M. Posicionados acima dos modelos M tradicionais estão as versões Competition, com desempenho aprimorado. Acima estão os modelos da edição especial CS, ainda mais potentes. E posicionados no topo estão os chamados brand shapers, capazes de maximizar seu desempenho na pista ao mesmo tempo em que estão aptos a rodar nas ruas.

O motor de alta performance 3.0 litros teve sua potência de saída elevada a 460 cv, o que significa 29 cv a mais que o motor do BMW M4 convencional. Graças à mais moderna tecnologia M TwinPower Turbo, o BMW M4 CS rompe a marca dos 4 segundos, parando o cronômetro em 3,9 segundos ao acelerar de 0 (zero) a 100 km/h. 

A velocidade máxima do BMW M4 CS, equipado de série com o Pacote M Driver, é de 280 km/h, limitado eletronicamente. O motor de seis cilindros em linha, submetido à pressão por dois turbocompressores mono-scroll foi concebido para entregar um alto rendimento, uma linha de torque elevada, mesmo em baixas rotações, e uma grande eficiência com intercooler, injeção direta de gasolina High Precision Injection, sistema de controle variável nas válvulas VALVETRONIC e controle variável do comando de válvulas Duplo-VANOS.

O BMW M4 CS está equipado de série com transmissão de dupla embreagem M DKG, de sete marchas e Drivelogic. Este câmbio ultramoderno é refrigerado a óleo e permite engatar as marchas automaticamente, ou se preferir, trocá-las manualmente por meio das hastes no volante. As mudanças de marcha ocorrem em frações de segundo e sem interrupção do fluxo de torque. Ao mesmo tempo, a sétima marcha possui relação longa para manter as rotações baixas e minimizar o consumo de combustível em viagens mais longas.

A suspensão do novo BMW M4 CS é praticamente a mesma utilizada no BMW M4 Competition Package. Seus componentes, tanto no eixo dianteiro, quanto no traseiro, são feitos de alumínio forjado e, portanto, são extremamente leves. Isso contribui para a estabilidade do veículo além de beneficiar sua dirigibilidade. O M4 CS é equipado de série com a suspensão Adaptive M, cuja geometria foi ajustada para oferecer um desempenho aprimorado tanto nas ruas quanto nas pistas. Prova disso é que o cupê foi desenvolvido e lapidado na pista de teste mais exigente de todas quando o assunto é carros esportivos de alta desempenho: a lendária Nürburgring Nordschleife. Seu tempo percorrido no entorno do anel, de 7min38s, insere o CS no território dos carros superesportivos.

Assegurar a melhor aderência possível em todas as condições de condução é responsabilidade do sistema DSC (Controle de Estabilidade Dinâmico) – que inclui M Dynamic Mode – e o Active Differential (diferencial ativo). Os sistemas de controle para a suspensão Adaptive M, DSC e Active M Differential foram modificados de acordo com os requisitos dinâmicos do BMW M4 CS assim como a configuração da direção eletromecânica. O condutor tem a opção de ajustar as configurações da direção e suspensão às suas preferências pessoais ou às demandas da rota em questão. Para isso, ele pode selecionar um dos três modos de condução (Comfort, Sport e Sport+) com o toque de um botão. 

Além disso, as rodas de liga leve de 19 e 20 polegadas, dianteiras e traseiras, respectivamente, desenvolvidas exclusivamente para o M4 CS, também são muito apropriadas para uso em pista. De série calçam pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. Os pneus semi-slick, também homologados para trafegar nas ruas, propiciam uma aderência imbatível e suprema estabilidade lateral em altas velocidades, bem como a melhor tração para arrancar rapidamente em curvas fechadas.

O interior do novo BMW M4 estabelece um ambiente esportivo. Os assentos esportivos M são revestidos com Alcantara e couro, incluindo a forração da guarnição interna das portas feitas de fibras naturais prensadas, com alças de lona no lugar dos puxadores convencionais. A tampa do motor – com a característica saída de ar atrás de uma saliente elevação marcada por vincos – e o teto são feitos a partir de materiais leves, extremamente rígidos e de alta tecnologia de composto de fibra de carbono com plástico reforçado (CFRP).

Fiel à forma, os designers da BMW M deram os novos contornos ao M4 CS e que refletem sua intenção explicitamente esportiva. A assinatura visual é caracterizada por uma frente proeminente, adornada por faróis de LED duplos de última geração, spoiler dianteiro com grandes entradas de ar e dividido em três seções. 

Estas aberturas servem para refrigerar o motor de alto desempenho com um amplo suprimento de ar e os freios de compostos de cerâmica e carbono, equipados com pinças de quatro pistões, na frente, e dois pistões, na traseira. O novo defletor de ar frontal, específico para o modelo, é feito de fibra de carbono. Este defletor juntamente com o difusor traseiro – o mesmo usado no BMW M4 GTS – assim como o aerofólio montado sobre a tampa do porta-malas, formam um conjunto capaz de reduzir ao máximo as forças aerodinâmicas ascendentes. As luzes posteriores agregam tecnologia inovadora OLED e foram concebidas pela BMW M para os modelos M4 CS e M4 GTS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário