quarta-feira, 14 de junho de 2017

GM ganha prêmio de sustentabilidade da AEA

General Motors foi a ganhadora do XI Prêmio AEA de Meio Ambiente, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. Selecionada na categoria ‘Responsabilidade Ambiental’, a GM implementou na instalação em São Caetano do Sul o projeto ‘Zero Aterro’, fazendo da GM a primeira indústria da cidade a deixar de enviar resíduos para aterro.

O projeto ganhador teve como objetivo reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte de resíduos em aterro sanitário. Para isso, implementou técnicas de reutilização, reciclagem, compostagem e coprocessamento dos resíduos gerados.

Globalmente a GM segue três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. O projeto ‘Zero Aterro’ preenche todos os quesitos ao não enviar resíduos para aterro, mas sim reduzindo a geração, aumentando a reciclagem e a conscientização dos funcionários e da comunidade ao entorno quanto à importância ambiental e do gerenciamento adequado dos resíduos.

O sucesso do projeto se deveu ao desenvolvimento e implementação de várias ferramentas como: padronização dos cestos da coleta seletiva; eliminação dos coletores individuais; comunicações frequentes através dos vários canais de comunicação interna; Semana do Meio Ambiente com foco no Zero Aterro; desenvolvimento de novas parcerias; desenvolvimento de uma matriz com o fluxo de todos os resíduos gerados no complexo, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário