No início do pós-guerra, em meados dos anos 1940, a
Tachikawa Aircraft (que depois se tornaria Tama Cars Co.) abraçou de vez o
desenvolvimento de veículos elétricos. Um dos motivos foi a extrema escassez de
gasolina. Em 1947, a empresa conseguiu criar um protótipo de utilitário com
dois lugares, capacidade de carga de 500 kg, impulsionado por um motor de 4,5
cv de potência e que atingia velocidade máxima de 34 hm/h. O modelo foi
batizado de Tama, nome inspirado no local onde era produzido.
Em seguida, a empresa criou seu primeiro veículo de
passeio, com duas portas e quatro lugares e capacidade para alcançar 35 km/h. A
autonomia atingia 65 km com uma única carga. A ex-fabricante de aeronaves
aplicou no Tama diversas ideias de seu negócio anterior, tanto no design quanto
na construção do veículo. Entre elas, os compartimentos das baterias.
O Tama deu origem a dois modelos – utilitário e carro de
passeio – e ambos foram disponibilizados com propulsões elétrica ou a gasolina.
Em junho de 1948, a Tachikawa Aircraft mudou de nome e começou a operar como
Tokfyo Electric Cars Co. E a Tama Electric Cars Co. tornou-se Tama Cars Co.
Juntas, as duas companhias foram responsáveis pelo Tama
Junior (carro de passeio compacto lançado em 1949) e pelo Tama Senior (veículo
médio que chegou ao mercado em 1949). Em 1952, as empresas se tornaram Prince
Motor Co. Limited e, em 1966, a Prince se fundiu com a Nissan.
A bateria
substituível do Tama
O compartimento para bateria ficava no chão da cabine do elétrico Tama. Havia
um compartimento em cada lado do carro. As baterias eram equipadas com
puxadores e pequenas rodas que facilitavam no momento de substituir as usadas
pelas carregadas. Graças a essa e outras funcionalidades de engenharia, o Tama
teve excelente desempenho em testes de performance conduzidos pelo Ministério
do Comércio e Indústria em 1948.
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