A Jaguar Land Rover demonstrará hoje a tecnologia do
protótipo autônoma nomeada de Autonomous Urban Drive (Condução Urbana Autônoma)
pode permitir que um veículo funcione de forma autônoma dentro de uma cidade,
obedeça semáforos e trafegue em intersecções rodoviárias e rotatórias.
A Autonomous Urban Drive foi projetada e desenvolvida no
Reino Unido. É o passo mais próximo de alcançar a autonomia "nível
quatro" nos futuros veículos da Jaguar Land Rover na próxima década.
Os veículos autônomos de nível quatro são capazes de
realizar toda a tarefa de condução para ambientes específicos, como vilas e
cidades, sem qualquer intervenção do motorista. Usando a tecnologia do
protótipo de Autonomous Urban Drive, os passageiros podem selecionar um local e
o veículo de estudo Range Rover Sport decidirá a melhor rota. Ele pode navegar
em um ambiente urbano complexo que está sendo testado no terreno de prova
HORIBA MIRA.
A Jaguar Land Rover está desenvolvendo tecnologias de
veículos totalmente e semiautônomos para oferecer aos clientes a escolha de uma
unidade de carro ou autônoma, mantendo uma experiência de condução agradável e
segura. A visão da empresa é tornar o carro autônomo viável na mais ampla gama
de ambientes de condução de vida real, fora de estrada e variações climáticas.
Tony Harper, diretor de pesquisa em engenharia da Jaguar
Land Rover, disse: "O cenário automotivo está mudando mais rápido do que
nunca. Como uma empresa de tecnologia, nossa inovação é contínua e nossos
carros do futuro se tornarão mais capazes, mais limpos, mais conectados, mais
desejáveis e inteligentes".
A Autonomous Urban Drive está sendo demonstrada como
parte do projeto de pesquisa e desenvolvimento de £ 20 milhões do Autodrive do
Reino Unido, que está levando o país para a vanguarda da inovação conectada e
autônoma. A Jaguar Land Rover está trabalhando com o Centro Técnico Europeu da
Ford e da Tata Motors testando tecnologias conectadas que permitirão que os
carros conversem entre si, bem como com a infraestrutura da estrada, como os
semáforos.
Após os testes finais provado hoje, o primeiro conjunto
de ensaios nas estradas públicas deve ser feito em Milton Keynes e Coventry até
o final deste ano. Estes ocorrerão inicialmente em estradas fechadas antes de
evoluir para ensaios e demonstrações abertas à medida que o projeto chega ao
fim no verão de 2018.
Tecnologias de veículos conectados:
Intersection Collision Risk Warning (ICRW) avisa o motorista antecipadamente
quando não é seguro entrar em uma intersecção em razão de uma alta
probabilidade de uma colisão. O ICRW poderia reduzir o número (e gravidade) das
colisões e reduzir o congestionamento.
In Vehicle Signage (IVS) envia as informações rodoviárias e de
trânsito, tais como obras na estrada ou mudança de limite de velocidade,
diretamente na exibição do carro, minimizando a dependência de sinais físicos
na estrada. Esta tecnologia conectada visa a reduzir acidentes e
congestionamentos.
Emergency Vehicle Warning (EVW) diz aos motoristas quando e de onde um
veículo de emergência se aproxima. Esta tecnologia conectada visa a melhorar a
segurança, reduzir o tempo de viagem para o veículo de emergência e reduzir o
congestionamento, ajudando os motoristas a ir para o acostamento mais
rapidamente e de forma menos estressante.
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