Vitória e liderança do campeonato. A Stuttgart Motorsport
obteve um saldo altamente positivo nos 500 Km de Curitiba, segunda etapa do
Campeonato Brasileiro de Endurance, realizada neste sábado (24/06). O Porsche
911 GT3 R pilotado por Marcel Visconde/Ricardo Maurício largou na primeira
fila, liderou a corrida desde as primeiras voltas e recebeu a bandeirada de
chegada com uma volta de vantagem sobre o segundo colocado.
Coube a Maurício a tarefa de largar com o Porsche 911 GT3
R. No pulo inicial, ele superou o pole position, o protótipo AJR-Honda de
Oswaldo Scheer/Cristiano Almeida/Juliano Moro, mas no final da reta foi
ultrapassado pelo Audi R8 LMS de Betinho Valério/Fábio Ebrahim. A liderança do
Audi, entretanto, não durou nem uma volta: Maurício assimiu a liderança na
curva Bico de Pato e abriu vantagem na liderança.
"Só que eu abria
vantagem e acabava perdendo porque o safety car entrava na pista para resolver
algum problema e reagrupava todo mundo", conta Maurício. A primeira
janela de pit stops fez o Porsche perder posições. Ela foi aberta durante uma
entrada de safety car e, ao posicionamento dos competidores na pista,
alguns carros que estavam mais para trás na classificação geral puderam parar
antes, levando vantagem.
Depois da primeira parada de box, o Porsche passou a
andar em segundo lugar, atrás do protótipo MR 18 Audi Turbo de Fernando
Fortes/Emilio Padron. Marcel Visconde, que assumira o volante do 911 GT3 R, diminuiu
a diferença que o separava do líder. O Porsche reassumiu a primeira colocação e
continuou nessa posição após a segunda parada, quando Maurício reassumiu o
volante. Ele permaneceu no cockpit após a parada final e recebeu a bandeirada
da vitória após 136 voltas.
Esta foi a primeira vitória da Stuttgart Motorsport com o
Porsche 911 GT3 R, o mais recente lançamento da marca alemã para equipes
particulares de corridas de GT e endurance em todo o mundo. Equipado com motor
de 4 litros com 500 HP, ele é baseado no mais recente Porsche 911 GT3 RS de
rua.
A Stuttgart tem em seu histórico triunfos em provas como a Mil Milhas (em
2001, 2002 e 2008) e os 500 Km de Interlagos (1997 e 2008), além de
participação em provas internacionais como a 24 Horas de Daytona de 1998
(quarto lugar na categoria GT2) e a Mil Milhas de 2007 (prova válida pelo
campeonato Le Mans Series, na qual foi a única equipe brasileira inscrita e
terminou em quinto lugar na categoria GT2).
O Campeonato Brasileiro de Endurance prosseguirá no dia
29 de julho com a realização dos 500 Km de Interlagos.
Resultado final dos 500 Km de
Curitiba (seis primeiros colocados)
1) 20-Marcel Visconde/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3
R), 136 voltas em 3h36:52.231
2) 117-Fernando Fortes/Emilio Padron (MR 18 Audi Turbo),
135 voltas
3) 5-Tiel Andrade/Franco Pasquale (MC Tubarão IX Ford
Turbo), 134 voltas
4) 80-Alexandre Finardi/Carlos Antunes (MRX Nissan), 133
voltas
5) 31-Marcelo Sant’Anna/William Freire/Kreis Júnior
(Lamborghini Gallardo LP560), 132 voltas
6) 7-Marcelo Campagnolo/Aldoir Sette (MRX Honda R20), 131
voltas.
Melhor volta: 20-Marcel Visconde/Ricardo Maurício
(Porsche 911 GT3 R), 1:17.881, média de 170,799 km/h
Nenhum comentário:
Postar um comentário