O novo A8 terá uma performance versátil na estrada.
Graças à suspensão ativa, oferece aos clientes conforto e uma condução suave.
Ao mesmo tempo, o motorista pode saborear as características de um carro
esportivo. Essa flexibilidade é possível graças à nova suspensão ativa baseada
no sistema elétrico de 48 volts, usado pela primeira vez como sistema elétrico
principal. O sedã fará sua estreia mundial durante o Audi Summit, em Barcelona,
no dia 11 de julho.
A nova suspensão do A8 é um sistema
eletromecânico totalmente ativo, que conduz cada roda individualmente e se
adapta às condições da estrada. Cada roda possui um motor elétrico alimentado
pelo sistema elétrico principal de 48 volts. Componentes adicionais incluem
engrenagens, um tubo rotativo com barra de torção interna de titânio e uma
alavanca que exerce até 1.100 Nm na suspensão por meio de uma haste de
acoplamento.
Graças à câmera frontal, o sedã de
luxo detecta imperfeições na estrada e ajusta preventivamente a suspensão
ativa. Mesmo antes do impacto, a função de visualização desenvolvida pela Audi
transmite a localização da falha no asfalto aos atuadores e controla
eletronicamente a suspensão. Dessa forma, o componente reage precisamente no
momento certo, eliminando completamente qualquer vibração ou solavanco. Esse
processo complexo demora apenas alguns milissegundos, com a câmera provendo
informações sobre as condições da superfície da estrada 18 vezes por segundo.
A
plataforma de chassi eletrônico (ECP) processa os dados e controla com precisão
todos os componentes da suspensão quase em tempo real. Em conjunto com a
suspensão a ar finamente ajustada para o A8, esse conceito inovador entrega uma
experiência de condução totalmente nova nesse sentido. Independentemente do
alto nível de conforto, o novo sedã de luxo trafega mais colado ao chão mesmo
com um estilo de direção dinâmico.
A
suspensão ativa influencia e minimiza os movimentos de rolagem da carroceria em
curvas, frenagens e acelerações. O cliente pode dirigir dinamicamente enquanto
mantém o veículo sob controle, sem sentir a traseira escapar.
A
combinação inovadora de direção dinâmica dos eixos dianteiro e traseiro resolve
o impasse entre agilidade e estabilidade: as características de condução são
esportivas e diretas, enquanto asseguram um alto nível de estabilidade. O
diâmetro de giro do A8 é menor que o de um A4.
Em
conjunto com o sistema de segurança o Audi pre sense 360o,
a suspensão ativa leva a segurança passiva a um novo nível. O sistema usa os
sensores conectados a uma central de controles de assistência ao motorista
(zFAS) para detectar riscos de colisão em torno do veículo. Na iminência de um
impacto lateral a mais de 25 km/h, os atuadores da suspensão levantam a
carroceria no lado exposto em até 80 milímetros em meio segundo. Como resultado, o impacto é direcionado às
áreas mais fortes do sedã, como molduras laterais e estrutura do assoalho.
Desse modo a carga nos ocupantes pode ser reduzida em até 50% se comparada a
uma batida em que a carroceria não é elevada.
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