Nelsinho Piquet foi o melhor entre os oito pilotos
brasileiros na classificação geral das 24 Horas de Le Mans ao terminar em
terceiro lugar. O piloto da Rebellion Racing conquistou ainda a segunda posição
na categoria LMP2. Piquet Jr. conduziu o protótipo #13 por 8h47 e chegou a
liderar na classe. O trio formado pelo brasileiro, o suíço Mathias Beche e o
dinamarquês Daniel Hansson-Heinemeier ainda superou pit stops extras e uma
punição para completar a prova.
O trio largou em quinto na categoria LMP2 e galgou
posições na prova com um sólido ritmo e uma excelente estratégia da Rebellion
Racing. Durante a primeira metade da corrida, a tripulação do protótipo #13
disputou a ponta com o outro carro da equipe.
À noite, Nelsinho precisou de um pit stop mais longo para
consertar uma das luzes de sinalização na parte traseira após chamado da
direção de prova. Mesmo assim, durante a madrugada, Piquet e seus parceiros
mantiveram a liderança.
Naquela altura, o adversário direto na LMP2 era o
protótipo #38 da Jackie Chan Racing, e Piquet Jr. perdeu tempo num trecho de
pista sob bandeira amarela quando o rival já havia passado pelo local.
Piquet chegou a subir para segundo na classificação geral
quando o Porsche #2 perdeu tempo nos boxes mas o protótipo #13 precisou ainda
superar problemas no motor de arranque, o que fez a Rebellion puxar o carro
para reparos na garagem e dificultou a saída após os últimos pit stops.
Na penúltima hora de prova, Nelsinho descontava a
diferença para a tripulação do protótipo #35 quando teve um contato com carro
#49 na primeira chicane quando tentava aplicar mais uma volta. Os comissários
entenderam que Piquet causou o incidente e o puniram com 10 segundos no pit
stop seguinte.
Nelsinho iniciou os últimos 60 minutos em terceiro na
LMP2 e quarto no geral, mas ainda ganhou uma posição quando os freios do carro
#35 acabaram enquanto o brasiliense descontava 5s por volta. No fim, Piquet Jr
conduziu com segurança o protótipo #13 a um excelente terceiro lugar na classificação
geral e ao vice na LMP2.
O troféu em Le Mans é o segundo de Nelsinho na mais
tradicional prova de Endurance do automobilismo mundial. No ano passado, já
pela Rebellion Racing, o brasileiro foi o vencedor na categoria LMP1 para
equipes privadas.
Piquet Jr. é ainda o primeiro campeão da FIA Fórmula E,
único brasileiro a vencer provas em ovais e mistos na Nascar, campeão da
Fórmula 3 Sul-Americana, campeão da Fórmula 3 Britânica, vice-campeão da GP2 e
medalhista nos X-Games com carro de rallycross.
Resultado final:
1º T.Bernhard / B.Hartley / E.Bamber- Porsche LMP1 - 367
voltas
2º H.Tung / O. Jarvis / T.Laurent - Oreca LMP2 - 366 voltas
3º N.Piquet / M.Beche / D.Heinemeier-Hansson - Oreca LMP2 - 364 voltas
4º T.Gommendy / A.Brundle / D.Cheng - Oreca LMP2 - 363 voltas
5º A.Negrão / N.Panciatici / P.Ragues - Alpine LMP2 - 362 voltas
"Foi uma corrida extremamente difícil. O começo foi muito bom, com uma
estratégia perfeita da equipe. No meio da prova, houve alguns probleminhas no
carro. Os pit stops foram difíceis, o motor de arranque parou de funcionar,
então em todas as paradas nós demorávamos uns 20 segundos a mais. Tive de
forçar muito no fim, o Mathias Beche passou mal, então tive de cobri-lo um
pouco. No fim deu tudo certo!"
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