Esta semana, saiu da linha de produção da MAN Latin
America, em Resende (RJ), o último caminhão Volkswagen 18.310 Titan Tractor,
modelo que consagrou o slogan da montadora “Menos você não quer, mais você não
precisa” e ajudou a montadora a chegar à liderança em vendas no segmento,
mantida até hoje. O veículo encerra agora sua história de 15 anos de sucessos
com mais de 15 mil unidades vendidas, volume expressivo para um segmento de
nicho, mas deixa substitutos à altura.
Lançado em 2002, o VW 18.310 4x2 inaugurou um novo nicho de mercado: o de
cavalo-mecânico com capacidade de tracionar 28 toneladas de carga líquida e
potência de até 350 cavalos. Com 310 cv num motor Cummins de seis cilindros e
atributos de conforto como ar-condicionado e suspensão pneumática de série, o
veículo se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas.
O produto foi comercializado no Brasil por apenas quatro anos, mas seu legado
foi enorme. Entre 2002 e 2005, a MAN Latin America chegou a atingir picos de
56% de market share no então novo segmento, composto por veículos na
configuração 4x2 até 350 cavalos de potência. Para alguns mercados
internacionais, o modelo seguia disponível até essa última unidade. Ao longo de
sua história, seus principais destinos foram a Nigéria, a Argentina, a
Venezuela, o Chile e a Colômbia.
O último Titan com essa configuração entra para a história da empresa num
reconhecimento à relevância que trouxe à marca Volkswagen. O modelo vai ficar
em exposição na fábrica da montadora, lado a lado com outros grandes marcos da
trajetória da montadora: o primeiro caminhão Volkswagen, de 1981, e a unidade
de estreia da linha Constellation, de 2006.
O Titan marcou época. Afinal, quem não se lembra das aventuras de Pedro e Bino,
na série Carga Pesada da TV Globo? A bordo do modelo, os atores Antonio
Fagundes e Stênio Garcia rodavam o país, assim como muitos caminhoneiros da
vida real que venceram os desafios das estradas com o Titan.
Marco Antônio Samuel de Lima, montador multifuncional da Continental,
participou da montagem do último VW 18.310 Titan Trator e é um fã do modelo.
“Dá um orgulho enorme ver o fruto de nosso trabalho tão reconhecido pelo
mercado. E tem ainda mais valor por saber que não paramos ali. Tenho a mesma
idade da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e, trabalhando na cabine, vejo
como os veículos evoluíram ainda mais em conforto, segurança e produtividade”,
argumenta.
Hoje, no portfólio Euro 5 da montadora, a opção para quem busca um
cavalo-mecânico de entrada é o VW Constellation 19.330 Titan. Para mercados
internacionais com legislação ambiental anterior, o sucessor é o VW
Constellation 19.320. Ambos contam com o histórico de êxitos do primeiro Titan
para conquistar clientes de mais de 30 países da América Latina e África.
Nenhum comentário:
Postar um comentário