Excepcionalmente a coluna Mecânica Online atrasou um dia
para destacar os motores vencedores do Engine of the Year 2017. Uma
premiação mundial que reúne o que há de mais moderno em inovação e tecnologia
quando o assunto é motorização, e claro, não poderíamos ficar de fora do seleto
grupo de 58 representantes mundiais entre os jurados. Junto comigo, apenas mais
dois representantes brasileiros.
Mas vamos então ao que interessa! Pelo segundo ano
consecutivo, ou seja, bicampeão, temos o motor Ferrari 3.9 litros Twin-turbo
V8 que conquista
o prêmio principal da premiação, ou seja, é Motor Internacional do Ano 2017!
Este motor é oferecido na Ferrari 488 GTB e Spider.
Os vencedores do 19º Prêmio Internacional do Motor do Ano
foram anunciados em uma cerimônia na Engine Expo 2017, importante feira que
acontece em Stuttgart, na Alemanha. E foi o Ferrari V8 denominado F154CB que
triunfou mais uma vez, se juntando a uma lista exclusiva de apenas quatro
outros motores na história do prêmio a conquistar o título por dois anos
consecutivos.
O poder explosivo de 661 cavalos de potência entregues a
8.000 rpm e 760 Nm de torque a partir de 3.000 rpm em sétima marcha, juntamente
com um tempo de resposta de aceleração de apenas 0,8 segundos a 2.000 rpm na
terceira marcha, impressionou o painel de 58 juízes internacionais de 31
países, novamente.
Dean Slavnich, co-presidente do International Engine of
the Year Awards, disse que é esse o nível de louvor universal do painel de
julgamento independente de prêmios que coloca o Ferrari V8 como um verdadeiro
powertrain: "É apropriado que, provavelmente, temos o melhor motor com
turboalimentação já desenvolvido e que garantiu os títulos do Prêmio Internacional
do Motor do Ano. É uma mistura de desempenho “cardíaco” tanto na estrada como
na pista, com um glorioso V8 Maranello e um design ultra-sofisticado que é
carregado com tecnologias avançadas que torna o Ferrari V8 imbatível por mais
um ano ".
Já o prêmio de New Engine, muito representativo também e
disputado, foi vencido pelo híbrido biturbo V6 de 3.5 litros da Honda, que pode
ser encontrado no novo Acura-NS e outros modelos da Honda. Depois de 11 anos, a
Honda volta a vencer em uma categoria da premiação.
Entre as opções de eficiência cada vez maior nos
combutíveis alternativos, a categoria Engine Green (melhor motor verde) ampliou
o leque de gasolina e diesel, para modelos híbridos e o motor vencedor foi o
mesmo também na mais nova categoria do prêmio criada este ano – Melhor motor
elétrico.
Assim, a disputa esperada entre Volkswagen, Renault
/Nissan, GM e BMW entre outras marcas, terminou com a vitória da Tesla. Levou
os dois prêmios – Motor Verde e Motor Elétrico, mostrando a força do Modelo S e
do Modelo X, ambos amplamente considerados como os veículos de referência no
setor de EV.
Não é estranho que a Tesla conquiste seus prêmios, por
quatro vezes a marca já conquistou o título de Motor Verde, ultrapassando
modelos como BMW i3 e GM Chevrolet Bolt.
A categoria de 1 litro para 1.4 litro manteve também o
vencedor do ano passado com o eficiente PSA Peugeot Citroën de 1.2 litro turbo
de três cilindros, deixando para trás a concorrência da Volkswagen, Fiat
Chrysler e BMW.
Mas foi a BMW quem conquistou a categoria entre 1.4 e 1.8
litro, por seu grupo de propulsão híbrida elétrica de três cilindros de 1.55
litro, oferecido no i8.
A Porsche não tem o que reclamar. A marca conquistou com
os melhores motores nas categorias de 1.8 a 2.0 litros com o motor turbo de 2
litros do 718 Boxster e Cayman e ganhou também na categoria de 2.5 a 3.0 litros
com o Porsche 3.0 litros turbo de seis cilindros, em um campo difícil,
incluindo Alfa Romeo, Mercedes-AMG e BMW.
Já a Audi conquistou a vitória entre os motores de 2 a
2.5 litros, com seu motor turbo de cinco cilindros de 2.5 litros. É a oitava
vitória seguida dessa motorização e a 13ª conquista geral para a Audi na
premiação.
“O cinco-cilindros vem sendo indelevelmente ligado a Audi
por mais de 40 anos, e continuamos a desenvolvê-lo e refiná-lo”, afirmou Peter
Mertens, Membro do Conselho Administrativo para Desenvolvimento Técnico da AUDI
AG. “No ano passado, apresentamos o TT RS, modelo no qual o redesenvolvido
motor de alumínio fez sua estreia.”
O 2.5 TFSI está disponível nos TT RS Coupé e Roadster e
nos RS 3 Sportback e Sedan. Com 400 cv de potência e 400 Nm de torque, é o
motor de cinco-cilindros mais potente em produção no mercado global. Com essa
unidade, o RS 3 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e a velocidade
máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Opcionalmente, pode chegar a
280 km/h.
As marcas de peso pesado estiveram no lugar mais alto nas
categorias de maior capacidade. A começar pela Ferrari, com a terceira vitória
para o V8 twin-turbo de 3.9 litros ganhando entre os motores de 3.0 a 4.0
litros.
Acima de 4.0 litros o motor naturalmente aspirado V12, de
6.3 litros da Ferrari foi o vencedor, na frente de BMW, Jaguar Land Rover,
Mercedes-AMG, Fiat Chrysler e Aston Martin.
Do outro lado da balança, quando o assunto são os motores
abaixo de 1.0 litro, pelo sexto ano consecutivo temos a vitória do Ford 1.0
litro EcoBoost a gasolina. Compacto e potente, esse motor já ganhou 10 prêmios
internacionais de Motor do Ano desde o lançamento em 2012 e está presente em um
a cada cinco veículos da Ford vendido na Europa. Para 2018 a Ford reserva a
implementação da tecnologia inovadora de desativação de cilindros para reduzir
as emissões de CO2 e melhorar ainda mais a eficiência de combustível.
O prêmio “Motor Internacional do Ano” é apresentado
anualmente desde 1999. Um painel internacional de 58 jornalistas automotivos,
com três representantes brasileiros, entre eles, Tarcisio Dias, do Mecânica
Online®, selecionam os melhores motores do ano em diferentes categorias.
Para mais informações sobre
os prêmios, clique aqui
PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica,
além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista,
desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o
único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção,
tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na
categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela
Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias
10, 20 e 30 do mês.
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