Augusto Farfus abriu a segunda metade da temporada 2013
do DTM com o pé direito. Fazendo sua estreia no Moscow Raceway, o piloto da BMW
obteve bela performance na sessão classificatória realizada na tarde deste
sábado (3). Farfus foi evoluindo em cada um dos segmentos da tomada de tempos e
cravou a terceira marca do Q3, com 58s677. Entretanto, o curitibano não
conseguiu brigar diretamente pela pole-position por um motivo inusitado. Pouco
antes da fase final da sessão, o espaço aéreo russo foi fechado para que o
presidente Vladimir Putin pudesse sobrevoar a região. Desta forma, não havia
como o helicóptero médico decolar, caso fosse acionado. Assim, a organização do
DTM optou por cancelar o Q4, definindo Mike Rockenfeller, piloto da Audi Sport
Team Phoenix e atual líder do campeonato, como dono da posição de honra do grid
em Moscou. Augusto, por sua vez, abre a segunda fila.Farfus começou o sábado avaliando o rendimento de sua BMW no Moscow Raceway no
único treino livre do fim de semana, alcançando o 14º melhor tempo pela manhã.
À tarde, porém, a BMW RBM conseguiu melhorar o carro, e o curitibano voltou a
exibir um bom ritmo de classificação.
A sessão classificatória teve início às 16h45, horário local, com a pista
naturalmente mais emborrachada em relação à manhã. Logo no início da primeira
parte da tomada de tempos, Farfus obteve 59s183 em seu primeiro stint. Depois
de realizar seis voltas e voltar aos boxes, Augusto retornou à pista para
melhorar seu tempo e garantiu de vez sua entrada no Q2 ao cravar 58s967,
assegurando a sétima colocação do Q1 na Rússia.Na abertura do Q2, que teve duração de dez minutos, Augusto exibiu evolução
volta após volta. Ainda no começo deste segmento, o brasileiro assinalou
58s826, entrando facilmente na lista dos dez primeiros que avançaram à
penúltima parte da classificação no circuito russo com o sexto melhor tempo.
A hora da verdade acabou por ser mesmo o Q3. A primeira marca de Farfus,
58s937, acabou sendo um pouco mais lenta em relação ao Q2, dando-lhe
momentaneamente a quinta posição. Mas pouco depois, o brasileiro conseguiu
realizar uma ótima volta e acabou pulando para terceiro ao registrar 58s677,
entrando no seleto rol dos pilotos que disputariam a pole-position da primeira
corrida do DTM no circuito russo.Avançaram à quarta e última fase da classificação, pela ordem: Rockenfeller,
Mattias Ekström, Farfus e Bruno Spengler. O equilíbrio exibido ao longo da
classificação apontava uma disputa pela pole-position absolutamente
imprevisível, já que o rendimento dos quatro primeiros colocados era muito
parecido. Entretanto, com o cancelamento da parte final da sessão, não havia
nada que pudesse ser feito. Assim, ficaram valendo as marcas do Q3, com Farfus
garantindo um bom terceiro lugar no grid de largada.
A corrida tem largada prevista para as 8h30 (horário de Brasília) com
transmissão ao vivo do canal por assinatura BandSports. Segundo a meteorologia,
há 40% de possibilidade de chuva no momento da largada em Moscou.
Augusto Farfus:
"A gente conseguiu melhorar muito o carro, especialmente entre o treino
livre e a tomada de tempos. Era uma pista nova, então não sabíamos ao certo
qual a direção a ser tomada, mas fizemos um grande trabalho, o carro esteve bem
equilibrado. A corrida será uma caixa de surpresas. O Q4 não aconteceu porque o
Putin decidiu voar e fechou o espaço aéreo russo, e por isso acabou que o
treino foi cancelado. De qualquer maneira, a gente tem um carro rápido, e cabe
a nós termos uma boa estratégia para a corrida de amanhã. Estou bastante
otimista."
Confira o grid de largada:
1) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - 58"423 - Q3
2) Mattias Ekström - Abt Audi - 58"604 - Q3
3) Augusto Farfus - RBM BMW - 58"677 - Q3
4) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - 58"698 - Q3
5) Jamie Green - Abt Audi - 58"749 - Q3
6) Dirk Werner - Schnitzer BMW - 58"779 - Q3
7) Gary Paffett - HWA Mercedes - 58"831 - Q3
8) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - 58"843 - Q3
9) Daniel Juncadella - Mucke Mercedes - 58"985 - Q3
10) Christian Vietoris - HWA Mercedes - 59"038 - Q3
11) Miguel Molina - Phoenix Audi - 58"907 - Q2
12) Adrien Tambay - Abt Audi - 58"910 - Q2
13) Filipe Albuquerque - Rosberg Audi - 58"914 - Q2
14) Timo Scheider - Abt Audi - 58"954 - Q2
15) Joey Hand - RBM BMW - 59"034 - Q2
16) Edoardo Mortara - Rosberg Audi - 59"133 - Q2
17) Timo Glock - MTEK BMW - 59"177 - Q1
18) Robert Wickens - HWA Mercedes - 59"285 - Q1
19) Martin Tomczyk - RMG BMW - 59"286 - Q1
20) Marco Wittmann - MTEK BMW - 59"400 - Q1
21) Andy Priaulx - RMG BMW - 59"442 - Q1
22) Roberto Merhi - HWA Mercedes - 59"467 - Q1
Nenhum comentário:
Postar um comentário