sábado, 10 de agosto de 2013

Mercedes-Benz Classic no Concours D'Élegance de Pebble Beach


A Mercedes-Benz Classic marcará sua presença no tradicional Concours d'Élégance de Pebble Beach, este ano, com a exibição um Benz "Prinz Heinrich" 1910. Restaurado pela Mercedes-Benz Classic, o veículo é considerado um dos primeiros carros verdadeiramente esportivos já fabricados. Outro automóvel que também estará exposto no evento é o Benz 24/40 hp landaulet 1907, que representa a longa tradição da Mercedes-Benz na área dos veículos premium e de alto luxo.O Concours d'Élégance de Pebble Beach é realizado no estado americano da Califórnia e acontece tradicionalmente no terceiro domingo de agosto. O clássico evento, que acontece no 18º "green" do campo do Pebble Beach Golf Links, é uma das exposições de carros clássicos mais prestigiosas do mundo. 

O Concours d'Élégance é o ponto alto de um final de semana inteiramente dedicado a veículos elegantes, requintados e únicos. Para fãs, especialistas e colecionadores de carros clássicos, os exclusivos leilões que lá ocorrem são atrações imperdíveis.A Mercedes-Benz tem uma longa tradição de sucesso nesse evento de alta classe realizado sob o sol da Califórnia. Desde 1950, a extensa relação de prêmios da marca inclui várias vitórias como "Best of Show" (melhor da exposição), assim como mais de 120 premiações em diversas categorias e prêmios especiais. No ano passado, a Mercedes-Benz recebeu o ambicionado título de "Best of Show" pela participação de um Mercedes-Benz Saoutchik S Type. Criado pelo encarroçador francês Jacques Saoutchik, o carro foi lançado em 1928. A carroceria "torpedo" do Tipo S, com para-brisa baixo, conquistou os corações dos juízes, que o consideraram como o veículo mais requintado exibido na competição.

“Prinz Heinrich” Benz 1910
Este ano, a Mercedes-Benz Classic levará ao evento um representante dos primeiros anos das corridas de automóvel nos Estados Unidos. Trata-se de um Benz "Prinz-Heinrich" 1910, que a Mercedes-Benz Classic restaurou segundo os mais altos padrões de autenticidade. Com mais de 100 anos de idade, o veículo é uma fascinante testemunha atual das inovações no mundo do automobilismo no início do século passado. Em termos de tecnologia, o modelo da Benz combina tudo o que havia na época – e até hoje é utilizado - em alta tecnologia no campo da engenharia automotiva, incluindo dupla ignição e quatro válvulas por cilindro.

Em seus dias, a competição "Prince Heinrich Fahrt", batizada em honra do irmão do imperador da Alemanha, era uma das mais importantes corridas de automóveis realizadas na Europa. O "Kaiserlicher Automobil-Club" (Clube Imperial de Automobilismo Alemão) realizou o evento entre 1908 e 1910, permitindo a participação apenas de veículos de produção com quatro lugares, o que vetava totalmente os carros de corrida.

Para a prova de 1910, que foi realizada entre os dias 2 e 8 de junho, cobrindo uma distância total de 1.945 quilômetros de Berlim a Bad Homburg vor der Höhe, em Hesse, e passando por Brunswick, Kassel, Nuremberg, Stuttgart, Strasbourg e Metz - foram construídos nada menos que dez carros de passeio especiais inteiramente novos. Quatro deles tinham motores de 5,7 litros, enquanto os outros seis usavam motores com 7,3 litros. Todos eram equipados com eixo cardã e possuíam carrocerias aerodinâmicas, com uma traseira alongada característica.O veículo especial Benz verde escuro, com o número 38 usado na competição, foi apresentado no último mês de fevereiro após passar por uma completa restauração feita pela Mercedes-Benz Classic e é considerado por muitos historiadores como o primeiro veículo verdadeiramente esportivo já fabricado. 

Ele é um dos dois únicos veículos no mundo construídos pela Benz para a Prince Heinrich Tour de 1910 que sobreviveram em sua forma original desde a corrida, há mais de cem anos. O veículo da coleção da Mercedes-Benz Classic foi 11º colocado na prova e, no mesmo ano, participou também da Tsar Nicholas Tour. Até hoje, o carro mantém o mesmo motor modificado, com cilindrada reduzida para 5,4 litros, com que foi equipado para essa corrida na Rússia.
Dados técnicos do "Prinz-Heinrich" Benz

Ano de fabricação: 1910
Cilindros: 4
Cilindrada: 5.715 cm³
Potência: 80 cv (59 kW)
Vel. máxima: 126 km/h


24/40 hp Benz landaulet 1907

O segundo veículo a ser apresentado pela Mercedes-Benz Classic em Pebble Beach é um landaulet Benz 24/40 hp. Ele é um dos precursores da longa tradição da Classe S da Mercedes-Benz, que data do início do século 20. Desde aquele tempo, a linha de produtos das marcas Mercedes e Benz - que a partir de 1926 foram unificadas como Mercedes-Benz - sempre incluiu destacados modelos premium e de alto luxo. Eles são representantes de uma tecnologia automotiva inovadora e visionária que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do automóvel.O modelo 24/40 hp foi produzido na Benz na primeira década do século como parte de uma série completa de novos produtos com motores de 28, 35, 40 e 45 hp (21, 26, 29 e 33 kW). Todos eles apresentavam uma série comum de características técnicas, como os motores com os quatro cilindros fundidos em dois pares. O eixo de comando de válvulas posicionado lateralmente era acionado por engrenagens. 

Duas velas por cilindro recebiam corrente da ignição por magneto e a transmissão com quatro marchas era operada por um mecanismo deslizante. Apesar de ser oferecido opcionalmente com sistema de transmissão por eixo cardã, o exemplar do 24/40 hp da coleção da Mercedes-Benz Classic tem a força do motor transmitida às rodas traseiras por correntes.Como era comum na época, havia diferentes variações de carroceria, entre elas uma versão landaulet, em que o espaço do motorista era aberto, com pouca proteção, enquanto damas e cavalheiros podiam se proteger da inclemência do tempo abrigados sob um teto conversível bem isolado. O veículo da coleção da Mercedes-Benz Classic foi vendido, logo após fabricado, para um proprietário na região sul da província de Buenos Aires, na Argentina, e lá permaneceu rodando até 1966.

Dados técnicos do Benz 24/40 hp landaulet

Ano de fabricação: 1907
Cilindros: 4, fundidos em dois pares
Cilindrada: 6.107 cm³
Potência: 40 cv (29 kW)
Vel. máxima: 80 km/h


Você sabia?
A história da Classe S está sendo contada numa exposição especial no Museu da Mercedes-Benz, que vai até 3 de novembro deste ano.

Maiores informações sobre a Mercedes-Benz estão disponíveis na Internet: www.media.daimler.com e www.mercedes-benz-classic.com https://archives.daimler.com e https://mercedes-benz-archive.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário