No século em que as pessoas e empresas estão cada vez
mais engajadas na melhoria do meio ambiente através de diversas ações, como
economia de combustível, os estudantes estão dando grande colaboração com
estudos e experiências através da Maratona Universitária da Eficiência
Energética, que está completando 10 anos. O evento deste ano será realizado de
26 a 30 de agosto, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), como parte
da programação da Le Mans 6H de São Paulo, edição brasileira do Campeonato Mundial
de Endurance (WEC - FIA).
"A melhor coisa que poderia ter acontecido foi o Emerson Fittipaldi ter
entendido bem o nosso propósito e ter colocado nosso evento junto com a prova
que ele está realizando e produzindo ao lado da Playcorp. A mentalidade profissional
do Endurance está bem alinhada com a filosofia de rendimento e eficiência que
adotamos a mais de 10 anos", comenta Alberto Andriolo, idealizador e
organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.A Maratona
Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio
para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o
protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou
eletricidade.
"É incrível o número de idéias que surgiram nestes nove anos e o grau de
eficiência energética que estes estudantes têm atingido. Para se ter uma ideia,
com motor movido a etanol já percorreram até 736,395 km com um litro de
combustível", exemplifica Andriolo, citando a marca obtida pela
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em 2011. No mesmo ano a
Universidade da Região de Joinville (Univille) bateu o recorde de 594,394
km/litro de gasolina. A melhor marca com motor elétrico foi de 14,578 km,
estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.Cerca de
500 alunos e professores estarão no Kartódromo de Interlagos compondo as 31
universidades e escolas técnicas de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA),
desenvolvendo e competindo com 59 protótipos divididos nas categorias Gasolina,
Etanol e Elétrico. Cada equipe é composta por um professor líder e no máximo
sete alunos.
"Começamos em 2004 com seis universidades e nove protótipos. De lá pra cá
estamos nos desenvolvendo e fortalecendo, aumentando o interesse pelo Brasil
afora e batendo o recorde de participações a cada edição. Até hoje passaram uns
2.600 alunos nas nossas atividades. E de nosso evento podem sair idéias que
podem ser aplicadas comercialmente no futuro e grandes engenheiros e líderes do
segmento automotivo", enaltece o idealizador.Cada protótipo inscrito terá
direito a três tentativas para melhorar a sua marca de economia energética,
sendo uma vez por dia. Os veículos movidos à gasolina e etanol poderão
completar até 12 voltas pelo anel externo do kartódromo, com 804 metros de
comprimento. O vencedor de cada categoria será aquele que fizer o percurso
determinado gastando menos combustível.
Os protótipos elétricos percorrerão até dez voltas. Aquele que percorrer a
maior distância com a carga mínima da bateria instalada pela organização será
declarado vencedor.
Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
26/8 - Chegada das 59 equipes no Kartódromo de Interlagos
27/8 - Vistoria dos 59 veículos inscritos
28/8 - 10h00 - Largada para a 1ª tentativa - Bandeirada de Emerson Fittipaldi
29/8 - 8h00 - 2ª tentativa
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
13h00 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi
A 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética tem o patrocínio de
Renault e Siemens, apoio de NSK Rolamentos e SPTuris.
Consulte http://www.maratonadaeficiencia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário