segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Volkswagen BUDD-e revoluciona com novos sistemas de operação interativa

O BUDD-e é o primeiro modelo baseado numa nova matriz tecnológica da Volkswagen para veículos elétricos, a MEB. Com autonomia de até 533 km (ciclo europeu), suas baterias podem ser recarregadas em 80% de sua capacidade em 30 minutos. Essas características levarão à definitiva viabilização dos carros elétricos.

O BUDD-e mostra carisma com seu design icônico. É um Volkswagen que celebra a história da marca e simultaneamente estabelece, de forma clara, sua visão para o futuro imediato. Tão interconectado quanto possível – está equipado com a próxima geração de infotainment –, o BUDD-e disponibiliza uma nova e fascinante interface móvel entre o mundo a bordo e o universo exterior. 

Esse método completamente novo de operação e processamento de informação é fascinante. Tudo é mais intuitivo do que nunca. Controles por toques e gestos se integram sem barreiras: interruptores e botões são coisas do passado. Mostradores individuais se fundem em grandes painéis de informação e entretenimento, os espelhos retrovisores são substituídos por telas digitais. 

A matriz desses novos e interativos sistemas operacionais e de informação e entretenimento permite aos ocupantes do BUDD-e ver claramente um conceito da Volkswagen sobre o futuro como ele poderá ser até o fim desta década.  

O BUDD-e é o primeiro carro-conceito do Grupo Volkswagen projetado com base no novo Kit Modular Elétrico (MEB). Essa arquitetura sinaliza uma mudança fundamental na motorização elétrica e, consequentemente, para o automóvel de forma geral: a MEB descarta todo o lastro representado pelos combustíveis fósseis de hoje, pois foi criada especificamente para carros elétricos. Isso significa que o design da carroceria, o design interior, o conjunto e as características de condução do Volkswagen movido a eletricidade irão mudar significativamente.

Dados do sistema de propulsão – a emissão zero repensada. O MEB resulta numa arquitetura de propulsão especificamente desenvolvida para o uso de motores elétricos compactos e baterias de alto desempenho. No BUDD-e, a bateria tem capacidade energética de 92,4 kWh. É plana e ocupa pouco espaço, integrada em quase todo o assoalho do veículo. Ela alimenta dois motores elétricos, que movimentam os dois eixos do carro.  

O motor elétrico dianteiro gera 100 kW (equivalente a 136 cv) e 200 Nm (20,4 kgfm), enquanto o traseiro desenvolve 125 kW (equivalente a 170 cv) e 290 Nm (29,6 kgfm), resultando numa potência total mecânica do sistema de 225 kW (306 cv). O sistema de tração integral permite o carro conceito atingir sem dificuldade velocidade máxima de 180 km/h. 

A bateria pode ser carregada tanto pela ligação numa tomada de força como por carregamento indutivo. Utilizando carregador de 150 kW (DC – corrente contínua), a bateria pode ser carregada em 80% em cerca de 30 minutos.

Com 4.597 mm de comprimento, o MPV explora perfeitamente seu espaço interior. O carro tem 1.940 mm de largura e 1.835 mm de altura. Graças às suas generosas largura e distância entre eixos (3.151 mm), com balanços muito curtos (694 mm na frente e 752 mm atrás), as proporções do BUDD-e são muito eficientes. Um novo sistema de direção traseiro resulta num pequeno diâmetro de giro de 11,5 m e melhora as respostas dinâmicas. 

Os projetistas do BUDD-e se concentraram na funcionalidade. Esta é uma das principais razões deste veículo multiuso (MPV) ser caracterizado por um charme icônico – funcional, progressivo, limpo, poderoso e agradável, tudo ao mesmo tempo.

Com o design de sua dianteira, o BUDD-e mostra ser indiscutivelmente um Volkswagen. A área ao redor do logo VW é especialmente típica do estilo: essa parte da carroceria, feita de plástico transparente, pode ser retroiluminada de várias maneiras diferentes pelos módulos de LED integrados. Uma característica típica dos modelos elétricos e plug-in da Volkswagen são as luzes de condução diurna de LED em forma de “C”.

O estilo do perfil lateral se caracteriza pela linha do teto plana e alongada, a igualmente longa faixa das janelas com colunas dianteiras “A” vitrificadas, as rodas de liga leve de 21 polegadas e os módulos luminosos que começam na frente e se estendem ao redor até os flancos. Uma estreita faixa de LEDs corre por toda a volta do carro como uma linha de caráter e iluminação ambiente exterior.  

O design limpo e icônico da parte dianteira e do perfil lateral tem continuidade na traseira. Outro aspecto característico dos carros elétricos da Volkswagen é a assinatura em LED no formato de “C” na traseira.

O painel convencional, juntamente com todos os seus botões e interruptores, foi inteiramente abandonado. Ele simplesmente não é necessário no futuro da eletromobilidade. Em vez disso, a equipe de design distribuiu os instrumentos – a interface homem-máquina de próxima geração – como um mostrador que parece estar flutuando em pleno ar, como um tablet flutuando no espaço à frente do motorista. Todas as superfícies internas estão imersas em azul, prata e branco.  

Quando se abre a porta deslizante, do lado de fora, usando um gesto, entra-se num interior que mais parece uma sala do que um carro. Os bancos do motorista e do passageiro da frente ficam sobre um piso de madeira. Se o passageiro da frente quiser conversar com seus amigos de trás, pode simplesmente rodar o seu banco para se voltar para trás. O assento (assim como o do motorista é equipado com um cinto de segurança integral. Na traseira há um carpete macio e aconchegante, juntamente com dois assentos convencionais. Os passageiros de trás também contam com um monitor de 34 polegadas. 

O estilo interior do BUDD-e é caracterizado pela nova interface homem-máquina – o conceito de mostradores e controles do futuro. A arquitetura técnica dos sistemas de informação e tecnologia e de controle dá um salto quântico, como foi o pulo dos telefones celulares com teclados numéricos para os smartphones. 

Digitalização do espaço de trabalho do motorista. A tradicional separação entre o conjunto de instrumentos em frente ao motorista e o sistema de informação e entretenimento no console central desaparece no design da interface do BUDD-e. Essas duas áreas foram integradas, formando um único módulo de informação. 

O BUDD-e foi premiado por sua concepção avançada pelo North American Concept Vehicle of the Year Awards. O júri considerou que o BUDD-e é um modelo ambientalmente compatível, que atende às necessidades de um utilitário veículo feito para o Século 21. Estabelecida em 2002, essa premiação destaca os veículos conceito que causam maior impressão em termos de design, estilo, materiais, tecnologia e adequação ao mercado. 

Além disso, o BUDD-e foi considerado Melhor Inovação pela revista on-line americana de tecnologia “Engadget”. O inovador e pioneiro interior do veículo também foi premiado como “Interior Design of the Year – Concept Vehicle” na Exposição de Interiores Automotivos 2016, realizada em  Stuttgart, na Alemanha.

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