sábado, 10 de junho de 2017

AEA anuncia vencedores do XI Prêmio de Meio Ambiente

Associação de Engenharia Automotiva realizou ontem o X Prêmio AEA de Meio Ambiente (em paralelo à Cerimônia de homenagens às entidades participantes do Proconve/Promot), com a participação de cerca de 180 convidados, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. 

Nesta edição do Prêmio AEA, 49 trabalhos foram inscritos nas quatro categorias: Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Tecnologia. Os trabalhos foram analisados por uma banca de jurados, liderada por Alfredo Castelli, coordenador do evento.

Na Categoria Jornalística, a grande vencedora foi a reportagem intitulada “Bem-vindo ao futuro”, do jornalista Paulo Campo Grande, que fez matéria para a revista Quatro Rodas. As menções honrosas ficaram para os trabalhos “O país do carro”, do editor do site Autoinforme, e “A apresentação de uma ideia por meio do Riversimple Rasa”, de Gustavo Henrique Ruffo, à época escrita para o site MotorChase.

O título de melhor trabalho da Categoria Responsabilidade Ambiental foi para “Zero aterro – GM São Caetano do Sul”, dos autores Andreieli Ribeiro Pinto, Tatiana Gil, Leonardo M. Sanches Junior e Mônica Tatiane Oliveira Lucusi, da General Motors. Ainda na categoria, levaram as menções honrosas os trabalhos “Reformulação do método de análise ambiental e novos projetos”, de Celso Piaceres, Márcio Lima, Juliane Rocha e Leonardo Grünewald, da Volkswagen do Brasil, e “Energy treasure hunt as input to environmental cost deployment: the strategy for energy efficiency at Volvo Powertrain Curitiba”, Carolina Bedran, Alice Woicik, Leandro Fernandes, Gislaine Oliveira, Maristela Salmoria e Mario Nawcki, da Volvo.

Marcelle Azeredo, o Instituto Jogue Limpo, com o paper “Logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas”, foi a grande vencedora Categoria Responsabilidade Social. As menções honrosas desta categoria ficaram para “Eduka”, de Evandro Soares, da Kanjiko do Brasil, e “Projeto Associação Borda Viva”, de autoria de Graziela Pontes, da Renault do Brasil.

E, finalmente na Categoria Tecnologia, os vencedores foram Luiz Noronha e Gustavo Teixeira, da FPT Industrial, com o trabalho “Os desafios da introdução do óleo API CJ-4 no mercado da América Latina”. Uma das menções honrosas ficou para o “Salvando combustível com o ABS”, de Emerson Batagini, da Robert Bosch. A outra foi entregue para Roberto Gothardo Krenus, da Delphi, com o trabalho intitulado “Aquecimento de combustível, uma forma simples de reduzir emissões veiculares”.

Na cerimônia de homenagens, a AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva destacou oito entidades de classe, órgãos governamentais e empresa estatal, que participaram e contribuíram com o Proconve - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que nasceu em 1986, e do Promot - Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos, a partir de 2002.

Foram homenageadas a Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a Petrobras, o Sindipeças - Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores e a Unica - União da Indústria de Cana de Açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário