O Autódromo Internacional de Curitiba, no município de Pinhais, sediou
nos dias 26 e 27 de maio o 52º Porsche Driving School, terceiro evento do
Porsche Club Brasil em 2017. Durante dois dias, os 55 proprietários de veículos
da marca alemã inscritos tiveram oportunidade de acelerar no traçado do
autódromo paranaense, um dos mais seletivos do Brasil, com toda a segurança e
dispondo da estrutura de uma verdadeira prova de automobilismo.
Válido pela Porsche Club Cup, o 52º Porsche Driving School teve
diversas atrações. Uma delas foi o treino do Porsche 911 GT3 R, carro de
corrida utilizado pela Stuttgart Motorsport no Campeonato Brasileiro de
Endurance. No lounge reservado para modelos clássicos, havia raridades como um
911 Targa 1997 e um 911 Turbo 1998 (um dos poucos existentes no Brasil)
expostos pela Stuttgart Veículos.
O troféu Porsche Classic, que premia o
veículo clássico mais bem votado pelo júri do Porsche Club Brasil, foi
concedido ao proprietário de um 911 Turbo modelo 1997 (geração "993",
a última com motores refrigerados a ar). A votação leva em conta fatores como
raridade, originalidade, histórico e estado de conservação.
Os pilotos das equipes que disputam a Porsche Club Cup
tiveram um desafio extra em Curitiba: uma prova de habilidade, a Macan Speed
Drive. O objetivo era percorrer no menor tempo possível um curto e estreito
circuito demarcado por cones. O detalhe é que cada participante teve a tarefa
de marcar seu próprio tempo, abrindo o cronômetro (fixado em um púlpito) antes
de entrar no Macan e fechando a contagem logo depois de sair do carro.
Na prova Flying Lap, quatro das oito categorias tiveram
vitórias definidas por margens inferiores a um segundo. Na categoria reservada
aos Porsche Cayman GT4, a diferença entre vencedor e segundo colocado foi de
apenas 1 milésimo de segundo - foi a vitória mais apertada da história da
Flying Lap nos 20 anos de existência do Porsche Club Brasil. Os resultados da
Macan Speed Drive e da Flying Lap provocaram uma reviravolta na Porsche Club
Cup: a equipe Gulf assumiu a liderança na pontuação, deixando para trás a
Eagle’s Team e a Handicap, que antes ocupavam as duas primeiras colocações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário