Após muito trabalho,
pesquisa e inovação entre jovens universitários, o programa Renault Experience
2.0 anunciou as três startups selecionadas para sua última fase. Os times Move
Curitiba e Terpibots, ambos do Paraná, e Smart Security, da Bahia, foram
eleitos após apresentação dos projetos ao corpo de jurados do programa.
Os
selecionados participarão, a partir de julho, da Aceleradora Renault, a etapa
presencial do Renault Experience, em que os membros das equipes passam por uma
preparação intensiva de três semanas para fazer a empresa e o produto que
criaram decolarem no mercado. Os projetos receberão investimento da Renault do
Brasil e as equipes selecionadas terão contato direto com os melhores
executivos da fabricante e do mercado.
As startups escolhidas apresentam soluções para situações
atuais e relevantes dentro dos temas propostos pelo Renault Experience 2.0:
mobilidade e conectividade. A equipe Move Curitiba desenvolveu um sistema
colaborativo de aluguel de vagas para carros, motos ou bicicletas; já os
integrantes do Terpibots projetaram uma plataforma que oferece ao motorista um
sistema de rastreamento e economia, com um mecânico virtual e uma database de
postos de combustível confiáveis; por fim o Smart Security permite a
notificação e suporte a ocorrências, como batidas, arrombamentos e movimento no
interior do veículo, via smartphone ou dispositivos conectados à internet
“O programa Renault Experience 2.0 se mostrou um sucesso por
falar a língua dos jovens da atualidade e fornecer a eles as ferramentas
necessárias para inovar e desenvolver projetos dentro do modelo de startup. Não
só as equipes selecionadas para a Aceleradora Renault, mas todas as finalistas
mostraram uma grande capacidade de criar soluções para os desafios da
mobilidade urbana atual”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto
Renault e diretor de Comunicação da marca.
Renault Experience 2.0
Para a edição atual, o Renault Experience foi reformulado,
tornando-se totalmente on-line e adotando o modelo de startup. A mudança se
mostrou bem-sucedida, registrando a quebra do recorde de inscrições do
programa, que teve mais de 440 equipes participantes – contra 239 da edição
anterior. Ao todo, mais de 1.500 estudantes de 12 Estados e 83 instituições de
ensino se inscreveram na iniciativa.
O Renault Experience 2.0 é fruto de uma parceria do Instituto
Renault com a Hotmilk, uma das maiores aceleradoras de startups do
Paraná. O programa conta com parceiros estratégicos como o Banco
Renault, Michelin e o apoio institucional do Sebrae, Senai, Agência Help e da
Renault-Nissan Consulting.
Conheça as etapas anteriores do Renault
Experience 2.0:
Ideathon – Na
primeira fase, as equipes criaram soluções com foco no design de produtos e
serviços. Durante o Ideathon, as equipes receberam conteúdos para inspirar e
gerar insights. Depois de formuladas, prototipadas e testadas, as 30 melhores
soluções passaram para a próxima fase.
Business Lab – Nesta fase, o serviço ou produto criados foram
transformados em um modelo de negócio. As equipes foram instruídas para que o
projeto evoluísse até ganhar a forma de uma startup.
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