sábado, 31 de agosto de 2013

Tarcísio Dias - Mecânica Online -Novo princípio de propulsão destaca coluna no 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo



É com muito prazer e orgulho que compartilhamos com você, nosso assíduo leitor, a conquista da Coluna Mecânica Online® como uma das vencedoras do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Na manhã da terça-feira, 27 de agosto de 2013, fui na sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, receber a Menção Honrosa na categoria Internet pela matéria Audi e-tron quattro: um novo princípio de propulsão, publicada em 30 de junho de 2012.


Destacando o marco histórico de pela primeira na 24 horas de Le Mans, um veículo com propulsão híbrida - o R18 Audi e-tron quattro – ter conquistado a vitória, a matéria revela a tecnologia desenvolvida pela Audi  no primeiro carro a combinar um eficiente motor turbo de injeção direta com um sistema híbrido. A tração quattro retorna às pistas de corrida com o protótipo, numa forma inteiramente diferente. Pela primeira vez na história, a Audi uniu duas tecnologias em uma fascinante forma de criar um novo tipo de propulsão, que também já está sendo testada para uso futuro em carros de produção: e-tron quattro.

Por trás dessa nova tecnologia está a próxima geração de tração nas quatro rodas, com a qual a Audi combina as vantagens da comprovada unidade quattro com o potencial da eletro mobilidade. Para este fim, um eixo do veículo é alimentado convencionalmente e o segundo, por motores elétricos.

No Audi R18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada do eixo dianteiro durante a fase de frenagem. Ela é enviada como corrente elétrica a um volante acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma velocidade de 120 km/h. Durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está integrado ao motor elétrico. O motor V6 TDI de 510 cavalos de potência continua a transmitir a sua força para as rodas traseiras. Ambos os sistemas se complementam para criar o novo princípio de propulsão e-tron quattro.

Nesse momento de felicidade, temos sempre que agradecer! O primeiro reconhecimento é para nosso leitor, nosso internauta, que encontra na coluna Mecânica Online® uma ferramenta para saber mais sobre o automóvel, motocicletas, caminhões e inovações. É por causa de você que trabalhamos e nos esforçamos todos os dias na melhor informação.Muito importante também é o reconhecimento dos colegas da imprensa, da engenharia, e recebermos essa distinção por meio desse prêmio tão prestigioso significa que estamos no caminho certo e ainda melhor: reconhecendo todas as pessoas que direta ou indiretamente nos ajudaram a chegar até aqui.

O Prêmio SAE Brasil de Jornalismo tem o objetivo de estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita e online, geral e especializada, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira, contribuindo para o desenvolvimento humano e social no Brasil e no resto do mundo. Nesta 7ª edição concorreram 352 trabalhos sobre tecnologia da mobilidade nos modais terrestre, aeroespacial e naval publicadas em jornais, revistas e sites brasileiros de 1º de março de 2012 a 22 de março de 2013.

Agradecemos também todas as pessoas que colaboram conosco, vestem nossa camisa, aos assessores de imprensa, aos executivos que nos atendem, empresas que acreditam e participam do nosso trabalho, aos colegas e amigos da imprensa especializada brasileira e internacional e principalmente aos veículos da imprensa que reproduzem nossa coluna. Obrigado.

Aproveitamos esse momento para renovar nossa motivação e empenho, buscando evoluir sempre no trabalho que gostamos de fazer, objetivando a informação mais completa, combinando textos, fotos, animações e vídeos, sendo multimídia e interativos, acima de tudo agindo como pessoas e escrevendo sobre mecânica do jeito que você entende.

MECÂNICA ONLINE

·         Novo Clio econômico – Com a marca de 29,4 km/l, conquistada com o Novo Clio, a jornalista Scheila Canto, do programa Auto News TV, foi a vencedora da competição de economia de combustível, realizada pela Renault, no autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A prova fez parte do evento do Seminário Eficiência Energética, que teve a participação de 85 jornalistas de todo o país.

·         Motor com lançamento mundial no Brasil – A Ford surpreendeu ao apresentar um novo motor com injeção direta de combustível para funcionar tanto com etanol como com gasolina. O Duratec Direct é o primeiro do mundo a usar essa tecnologia, além de outras inovações nesse segmento de veículos. Em breve uma coluna específica sobre a novidade.

·         10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética - Depois de três dias de competição em São Paulo, onde cerca de 500 estudantes com 55 protótipos de 29 universidades de sete Estados competiram, hora de conhecer os vencedores! Os primeiros colocados foram: com veículo movido a gasolina foi o Instituto Mauá de Tecnologia /SP com a marca de 405,845 quilômetros por litro; Na categoria Etanol a primeira posição ficou também com o Instituto Mauá de Tecnologia, que fez 233,057 km/l; Na categoria Elétrico a vitória foi da Escola de Engenharia de São Carlos/SP com o consumo 42,492 KJoules.



PERFIL

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Audi conquista terceira pole position no WEC


Os dois times de pilotos da Audi protagonizaram uma intensa batalha pela pole position no treino classificatório deste sábado em Interlagos. Primeiro, Marcel Fässler (SUI) e Löic Duval (FRA) entraram na pista, respectivamente com os carros numerais 1 e 2, para duas voltas cada um. Em seguida, Benoît Tréluyer (FRA) e Tom Kristensen (DIN) assumiram os cockpits para mais duas voltas cada. A decisão da posição de honra no grid saiu somente nos últimos instantes do treino. Em um primeiro momento, o trio vencedor de Le Mans tinha a pole position com uma vantagem de 0s172, mas Tréluyer melhorou sua marca e baixou a média das voltas do carro 1 para um tempo 0s05 mais veloz que o de seus companheiros de equipe.Esta foi a segunda pole do carro número 1, que larga na primeira posição tal qual tinha feito na etapa de Spa-Francorchamps (Bélgica), em maio. O carro da Toyota, a 0s277 da marca estabelecida pela Audi, larga na terceira posição do grid neste domingo.

O equilíbrio mostrado no treino classificatório deste sábado praticamente impede maiores conclusões sobre favoritismo para a corrida deste domingo. Especialmente em Interlagos, uma pista com um trecho intermediário marcado por curvas de baixa velocidade, a Audi - por conta do regulamento - não pode usar o sistema híbrido do R18 e-tron quattro em velocidades inferiores a 120 km/h. Além disso, a expectativa dos engenheiros do Audi Sport Team Joest, é de que os carros alemães façam uma parada a mais nos boxes em relação ao carro da Toyota. Isso porque, também em função do regulamento, o tanque de combustível dos carros da Audi - que são movidos a diesel - é significativamente menor.


Lucas di Grassi, que também está em Interlagos acompanhando a Audi na quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance, destacou que os carros da equipe terão de ser entre quatro e seis décimos mais rápidos por volta do que a concorrente Toyota, que venceu as 6 Horas de São Paulo do ano passado. "Por uma questão de regulamento, o tanque de combustível dos R18 são bem menores. Nosso carro tem 58 litros, contra 75 dos Toyota, isso porque nós usamos diesel e eles gasolina, então o nosso consumo é menor, e isso é uma forma de trazer mais equilíbrio ao campeonato. Mesmo assim, no âmbito geral aqui em Interlagos eles devem fazer um pit stop a menos que a gente. Por isso temos de ser mais rápidos durante toda a prova para conquistarmos a vitória. A estratégia e a velocidade nestas seis horas serão os fatores fundamentais", afirmou.

As 6 Horas de São Paulo, prova válida pelo Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) terá largada ao meio-dia deste domingo. A corrida será transmitida para todo o país, na íntegra, pelo canal por SporTV 3, e também pode ser assistida na internet através dos sites: www.audi-motorsport.com e www.fiawec.com.

Declarações após o treino classificatório

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): "O treino classificatório mostrou que nós temos um time de pilotos que está em um nível muito alto e consistente. Estou muito satisfeito com a performance que nos colocou nas duas primeiras posições do grid. Mas no domingo um novo desafio nos espera. Acredito que faremos um pit stop a mais que a Toyota, já que nosso tanque de combustível sofreu uma modificação imposta pelo regulamento logo antes da corrida em Le Mans. Mas vamos nos concentrar para transformar este desafio em um novo grande resultado."

Chris Reinke (Chefe da LMP): "Nossos pilotos estavam bastante concentrados, o carro foi perfeito e a equipe fez um excelente trabalho. Foi um início de fim de semana bastante motivador. Estamos bem preparados e mal posso esperar pelo início da corrida."

Ralf Jüttner (Diretor Técnico da Audi Sport Team Joest): "Depois dos treinos livres nós já esperávamos uma classificação equilibrada, e largar na primeira fila é uma ótima base para a corrida. Além disso, a pole position garante mais um ponto para os pilotos do carro número 1 no campeonato. Tudo correu bem e os pilotos estão satisfeitos. Agora vamos pensar no domingo porque temos de começar a corrida com os pneus usados na classificação. Mas para os fãs, tenho certeza que será uma corrida e tanto."



Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): "Apenas no treino classificatório das 12 Horas de Sebringa diferença entre os nossos carros foi menor do que esta. No fim, vale o melhor tempo e não a diferença entre eles. Mais importante que a diferença é o fato de marcarmos um ponto no campeonato. Isso é mais um passo na nossa recuperação."








André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Eu posso realmente contar com meus companheiros de equipe. Todos fizeram um trabalho de primeira classe. Estarmos tão próximos é um bom sinal para os dois carros. Para nós, afinal, é importante estar à frente da Toyota e espero que essas posições se mantenham no domingo."



Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): "Foi uma classificação particularmente difícil. Com pneus novos, Marcel (Fässler) fez um ótimo trabalho. Eu não estava tão confiante no começo porque peguei um pouco de tráfego e meu carro saía um pouco de frente. No final, consegui uma boa sequência de voltas e foi importante ver que os pneus ficaram em boas condições para a corrida. Claro que no domingo, também vai contar muito a estratégia. Mas tudo parece bem e temos de manter nosso foco."

Löic Duval (Audi R18 e-tron quattro #2): "O ponto positivo é que nosso Audi R18 e-tron quattro está bem acertado. Acho que fui um pouco conservador nas minhas voltas, embora os tempos não tenham sido ruins. Ficamos em segundo quando, na verdade, preferiríamos estar na frente. Mas estamos ainda na primeira fila e absolutamente competitivos. Um ano atrás, a Toyota estava na nossa frente e agora está atrás."

Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quatro #2): "Nosso carro estava bom e minha primeira volta rápida tinha sido muito boa. Infelizmente, na segunda volta não fui tão bem. Quando vi meu tempo na casa de 1m21s3, eu sabia que a pole position era possível. Mas acabei tocando a zebra do lado esquerdo no 'S' do Senna e rodei. Deixei o carro rolar e assim conservei os pneus para a corrida. Nossos companheiros de equipe estão de parabéns pela performance hoje."

Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro #2): "Para a Audi, estar de forma sólida na primeira fila é fantástico. Löic e Tom, infelizmente, não conseguiram uma volta totalmente limpa. Mas o importante é que estamos confortáveis com o nosso carro. No domingo, acho que a corrida será bastante disputada porque normalmente a Toyota é mais forte em ritmo de prova do que em classificação. Mas temos um bom carro para brigar pela vitória."

Confira os 10 primeiros colocados no grid para as 6 Horas de São Paulo:

1. Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) 1m 21.303s
2. Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 1m 21.353s
3. Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota) 1m 21.580s
4. Beche/Heidfeld/Prost (Lola-Toyota) 1m 23.623s
5. Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) 1m 27.355s
6. Kaffer/Perez Companc/Minassian (Oreca-Nissan) 1m 27.830s
7. Baguette/Gonzalez/Plowman (Morgan-Nissan) 1m 28.300s
8. Jeannette/Wirdheim/Zugel (Zytek-Nissan) 1m 28.318s
9. Charouz/Holzer/Kraihamer (Lotus) 1m 28.556s
10. Brundle/Heinemeier Hansson/Pla (Morgan-Nissan) 1m 28.577s

Porsche Master: Lunardi vence em Interlagos e Billi volta à liderança do campeonato


Clemente Lunardi foi o vencedor da nona prova da Porsche Master, realizada neste sábado em Interlagos. O resultado da prova esquentou a luta pelo título: Maurizio Billi brigou pelo segundo lugar com Roberto Posses e, mesmo terminando em terceiro lugar, reassumiu a liderança do campeonato, apenas quatro pontos à frente de Guilherme Figueirôa.Durante a prova, Lunardi lutou com Constantino Júnior e Ricardo Baptista pela vitória na classificação geral. Recebeu a bandeirada em terceiro e ganhou pela segunda vez na classe. Mas não pensa na luta pelo título, ao menos por enquanto. "Estou muito longe dos primeiros colocados. O negócio é ir correndo para participar e me divertir", afirma.

Resultado final da Porsche Master:
1) Clemente Lunardi; 2) Roberto Posses; 3) Maurizio Billi; 4) Sérgio Ribas; 5) Guilherme Figueirôa; 6) Gui Affonso.

Classificação da Master após nove provas
1) Maurizio Billi, 130 pontos; 2) Guilherme Figueirôa, 126; 3) Tom Valle, 114; 4) Roberto Posses, 88; 5) Gui Affonso, 84; 6) Clemente Lunardi, 76; 7) Sérgio Ribas, 66; 8) Charles Reed, 54; 9) Omilton Visconde Jr., 26; 10) Carlos Falletti, 14.

Programação da transmissão ao vivo pelo portal Terra:
Domingo, 01 de setembro de 2013:
08:45 - 09:15 (30’) Prova 9 Porsche GT3 Challenge
09:30 - 10:00 (30’) Prova 10 Porsche GT3 Cup

Porsche Cup: Constantino vence a "briga a três" em Interlagos


Emocionante e tumultuada. Foi assim a nona prova da Porsche Cup, realizada neste sábado em Interlagos. Constantino Júnior venceu a corrida após resistir aos ataques de Ricardo Baptista e Clemente Lunardi nas sete voltas disputadas com bandeira verde. As seis primeiras tiveram safety car devido a um acidente de Sylvio de Barros na Reta Oposta.Logo na largada, Constantino Junior partiu para o ataque sobre o pole position Ricardo Baptista e o ultrapassou por fora da curva do S do Senna. Poucos segundos depois, Sylvio de Barros teve a ponta esquerda do eixo traseiro quebrada em plena reta oposta. Sem controle, o Porsche rodou e bateu no muro esquerdo da reta. Guilherme Figueirôa freou forte para evitar uma batida e acabou sendo atingido por Valter Rossette. Sylvio e Rossette abandonaram a prova enquanto Figueirôa foi aos boxes para trocar os pneus, bastante castigados na freada. A direção de prova acionou o Safety Car para que o carro de Sylvio fosse retirado da área de escape. 

A relargada foi dada após seis voltas. Constantino escapou na frente, sempre trazendo Baptista na na sua cola. Atrás deles Clemente Lunardi, Ricardo Rosset e Marcel Visconde completavam o pelotão da frente. Em todas as sete voltas restantes, Baptista pressionou fortemente a Constantino e foi pressionado por Lunardi, enquanto Rosset e Marcel acompanhavam de perto as disputas.No final, bandeira quadriculada para Constantino, que obteve a 28ª vitória na categoria e ampliou sua estatística como piloto mais vitorioso da Cup. Em segundo lugar, Baptista aumentou de dois para cinco pontos sua vantagem em relação a Rosset. Lunardi chegou em terceiro e garantiu mais uma vitória na categoria Master. Roberto Posses, sétimo colocado, e Maurizio Billi, oitavo, terminaram em segundo e terceiro lugares na Master. O resultado deu a Billi a liderança provisória do campeonato.

Declarações dos três primeiros colocados

Constantino Junior: "Ganhei a corrida na largada. Foi o contrário do que aconteceu em Curitiba, onde larguei mal e perdi a chance de vencer... Acho que as próximas corridas vão ser definidas assim, nesses detalhes. O Safety Car me ajudou, porque eu havia gasto mais pneu no treino classificatório. Outra coisa que ajudou é que, na hora da corrida, a temperatura esfriou. Estava bem mais fresco do que durante o treino classificatório".

Ricardo Baptista: "O Constantino se posicionou melhor que eu na largada e me ultrapassou. Isso definiu a corrida, porque todos os competidores estão em nível muito semelhante. Se o outro piloto não erra, fica muito difícil de ultrapassar".

Clemente Lunardi: "Fiquei atrás do Constantino e do Ricardo esperando alguma oportunidade para ultrapassá-los, mas ela não surgiu. Foi uma boa corrida e ainda ganhei na Master. Não dá para pensar em campeonato porque os outros ainda estão longe. Neste ano, meu primeiro objetivo é participar e me divertir".

Resultado Final:
1) 0-Constantino Júnior, 13 voltas
2) 27-Ricardo Baptista, a 0.900
3) 7-Clemente Lunardi (M), a 1.171
4) 88-Ricardo Rosset, a 1.922
5) 15-Marcel Visconde, a 2.311
6) 13-Pedro Queirolo, a 6.628
7) 52-Roberto Posses (M), a 6.971
8) 34-Maurizio Billi (M), a 7.460
9) 89-Daniel Paludo, a 10.401
10) 10-Adalberto Baptista, a 14.578
11) 40-Alan Turres, a 14.996
12) 63-Sérgio Ribas (M), a 15.413
13) 9-Guilherme Figueirôa (M), a 16.383
14) 4-Gui Affonso (M), a 27.366
Não classificados (menos de 75% do total de voltas do vencedor)
15) 21-Valter Rossette, 2 v (acidente)
16) 5-Sylvio de Barros, 1 v (acidente)
Melhor volta: Clemente Lunardi, 1:39.821

Classificação do campeonato após 9 provas
1) Ricardo Baptista, 135 pontos; 2) Ricardo Rosset, 130; 3) Tom Valle, 92; 4) Marcel Visconde, 86; 5) Constantino Júnior, 82; 6) Daniel Paludo, 80; 7) Fábio Viscardi, 76; 8) Pedro Queirolo, 72; 9) Maurizio Billi, 68; 10) Sylvio de Barros, 58; 11) Marcelo Franco, 56; 12) Clemente Lunardi, 56; 13) Guilherme Figueirôa, 53; 14) Roberto Posses, 49; 15) Adalberto Baptista, 49; 16) Gui Affonso, 36; 17) Sérgio Ribas, 27; 18) Charles Reed, 24; 19) Omilton Visconde Júnior, 10; 20) Carlos Falletti, 8; 21) Alan Turres, 6; 22) Vanuê Faria, 6; 23) Cléber Faria, 6; 24) Valter Rossette, sem pontos.

Rubens Barrichello faz a primeira pole na Stock Car


Rubens Barrichello conquistou sua primeira pole position na Stock Car. Na tarde deste sábado, Rubinho, recordista em número de largadas na Fórmula 1 com 326 corridas, em sua 11º prova na categoria, confirmou favoritismo apresentado nos treinos livres e garantiu a posição de honra no grid na corrida deste domingo às 11h30, no Autódromo de Cascavel, com transmissão ao vivo pelo SporTv. Rubinho completou os 3.058 metros do traçado da cidade do oeste paranaense em 1min01s857, média de 177,97 km/h, e levou ao delírio todos os membros da Equipe Full Time.“Sonhar, a gente sempre sonha, e neste final de semana meu carro está muito bem e fiquei muito feliz por fazer a pole position, minha primeira na Stock Car. Como sonhar demais não faz mal para ninguém, agora quero sonhar com a vitória no domingo. Quem sabe esse sonho não se transforme em realidade. Sinto que estou aprendendo cada vez mais sobre o carro e numa pista que já conhecia, pois andei de Fórmula Ford, foi bem legal!”, disse Rubinho.


Com Barrichello à frente, a briga pela liderança do Circuito Nova Schin Stock Car ficou para o segundo colocado, Ricardo Maurício, vice-líder com 123 pontos, e para o ponteiro Cacá Bueno, o primeiro com 124 pontos. Ricardinho ficou em segundo lugar com 1min01s919 e o pentacampeão 1min02s160. Thiago Camilo, terceiro na classificação geral, larga em sétimo (1min02s211) e Daniel Serra, o quarto, em nono lugar com 1min02s287.O grande destaque do treino classificatório, além de Rubens Barrichello, foi Vitor Genz, que pela primeira vez em oito corridas ficou entre os mais velozes do Circuito Nova Schin Stock Car. Outra atuação que chamou à atenção foi a de Gabriel Casagrande, estreante na categoria e que minutos antes tinha participado do classificatório do Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria formadora de pilotos para a Stock Car. Na principal categoria do automobilismo nacional ele fez o 17º tempo com 1min02s542.

Uma demonstração do equilíbrio do Circuito Nova Schin Stock Car é que 28 pilotos ficaram no mesmo segundo na primeira parte do classificatório. Ricardo Maurício foi o primeiro com 1min01s927 e Nonô Figueiredo, o piloto em atividade com maior número de corridas na categoria, em 28º lugar com 1min02s856.

Grid de largada da oitava etapa do Circuito Nova Schin Stock Car

1) Rubens Barrichello (Full Time Competições), 1min01s857, média de 177,97 km/h.
2) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), 1min01s919
3) Cacá Bueno (Red Bull Racing), 1min02s160
4) Max Wilson (Eurofarma RC), 1min02s163
5) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições), 1min02s169
6) Sérgio Jimenez (Voxx Racing Team), 1min02s198
7) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 1min02s211
8) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing), 1min02s229
9) Daniel Serra (Red Bull Racing), 1min02s287
10) Vitor Genz (Gramacho Competições), 1min02s457

Pilotos classificados com tempos do Q1

11) Duda Pamplona (Officer ProGP), 1min02s463
12) Diego Nunes (RC3 Bassani), 1min02s465
13) Valdeno Brito (Shell Racing), 1min02s467
14) Rafa Matos (Hot Car Competições), 1min02s504
15) Julio Campos (Prati-Mico's Racing), 1min02s525
16) Ricardo Sperafico (Officer ProGP), 1min02s530
17) Gabriel Casagrande (RC3 Bassani), 1min02s542
18) Rodrigo Sperafico (Prati-Mico's Racing), 1min02s530
19) Galid Osman (Ipiranga-RCM), 1min02s591
20) Allam Khodair (Vogel Motorsport), 1min02s672
21) Denis Navarro (Voxx Racing Team), 1min02s682
22) Lico Kaesemodel (Boettger Competições), 1min02s693
23) Felipe Lapenna (Hanier Racing), 1min02s696
24) Ricardo Zonta (BMC Racing), 1min0s2724
25) Luciano Burti (Boettger Competições), 1min02s784
26) Tuka Rocha (BMC Racing), 1min02s832
27) Alceu Feldmann (Full Time Competições), 1min02s833
28) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing), 1min02s856
29) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições), 1min03s234
30) David Muffato (Carlos Alves Competições), 1min03s277
31) Wellington Justino (Hot Car Competições), 1min03s306
32) Popó Bueno (Shell Racing), 1min03s368
33) Fábio Fogaça (Vogel Motorsport), 1min03s722
34) Beto Cavaleiro (Hanier Racing), 1min04s807



ÚLTIMA HORA

Por ter reabastecido o carro após o início do treino classificatório, o pentacampeão Cacá Bueno foi desclassificado, perdeu todos os tempos conquistados no Q1 e Q2 e larga na última posição do grid da oitava etapa do Circuito Nova Schin Stock Car, neste domingo no autódromo de Cascavel.A decisão foi tomada pelos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) após criteriosa análise. A equipe Red Bull Racing ainda pode recorrer da decisão.

NOVA TRANSIT CONNECT PARA 2014


A nova Transit Wagon Connect vai substituir, em 2014, um modelo mais modesto do mesmo nome, que foi lançado nos Estados Unidos em 2009, depois de ser vendido na Europa por mais de uma década como veículo comercial, fabricado pela Ford Otosan, na Turquia.A nova Transit Connect, uma perua para até sete passageiros, se tornará uma ótima alternativa para aqueles que desejam um veículo um pouco maior que o Ford C-Max, mas não querem um utilitário. Ela permitira a opção de uso comercial mas também para passageiros e, com ela, a Ford pretende revolucionar o transporte nessa categoria.As versões da Transit Connect, XL XLT e Titanium (top de linha) terão motor de quatro cilindros, 2.5 litros ou quatro turbocharged 1.6 litro, EcoBoost, ambos com transmissão automática de seis velocidades.

Para a Ford, o veículo atenderá os segmentos de proprietários de pequenos negócios, frotas de empresas ou para transporte de executivos e turistas, graças ao atrativo da eficiência no consumo de combustível, já tradicional nos veículos Ford e facilidade de condução.O espaço interno oferece 100 metros cúbicos para carga. Oferece, também, portas laterais de correr e flexibilidade de livre escolha em relação aos bancos, além de capacidade de tração capaz de rebocar até 2.000 quilos. Para maior segurança dos passageiros a Transit Connect estará equipada com três linhas de airbags no modelo para sete passageiros e dois airbags de cortina de linha para o modelo de cinco ocupantes.

O teto de vidro panorâmico é um dos principais opcionais da nova Transit Connect que também oferece bancos em couro, tecido ou estofados de vinil, câmera de ré com tela de 6,5 polegadas, sistema de navegação touch screen e sistema Sync com MyFord Touch, ativado por controle de voz.


FIAT LINEA 2014 CHEGA AO MERCADO

Com novidades em sua de lista de conteúdos, a linha 2014 do Fiat Linea chega às concessionárias em todo o Brasil, oferecendo ainda mais conforto e segurança aos clientes com ótimo custo-benefício, já que seus preços permanecem os mesmos.
A versão de entrada do Linea 2014, a Essence 1.8 16V, ganhou novos itens de série. Agora ela conta também com kit parafusos antifurto das rodas e piloto automático, ficando ainda mais completa.
O Fiat Linea traz em sua lista de conteúdos importantes itens de segurança, acabamento, conforto e conectividade, além das possibilidades de personalização que aumentam ainda mais a satisfação de seus usuários. Entre os vários conteúdos do modelo, podemos citar alguns destaques:


• Blue&Me Nav, permite ao condutor utilizar comando de voz para chamadas telefônicas e controlar reproduções musicais de rádio e navegação;
• Volante em couro com comando de rádio (8 botões), oferecendo maior conforto e segurança na condução;
• Opção de seis air bags (dois frontais, dois laterais e dois para janelas);
• Ar condicionado automático digital, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, entre muitos outros itens.


Abaixo os preços do Fiat Linea 2014:
Linea Essence 1.8 16V - R$ 53.100
Linea Absolute Dualogic 1.8 16V- R$ 63.340

Baja Polonia :Brasileiros com melhor desempenho do dia


O Baja Polonia começou mostrando que está será um prova de guerra! Nesta sexta-feira o prólogo foi realizado em um campo do exército, com um terreno que surpreendeu a todos os competidores. "Foram pouco mais de 11 km, mas muito difíceis. Para complicar ainda mais, todos os carros da T2 largaram fechando o grid, que tem veículos competindo tanto nas categorias do mundial quanto nas do campeonato polonês. O piso era arenoso, e rapidamente facões com até um metro de profundidade passaram a ser parte de um trajeto que além de sinuoso e técnico também surpreendia com uma parte dele em piso de concreto, com retas onde podíamos alcançar altas velocidades. E isso era só a tomada de tempo para a largada!! Imagina amanhã"!! Comenta Marcos Moraes, que ao lado de Fábio Pedroso, cravou o tempo de 13min30 seg.


Resultado
Os brasileiros conquistaram o melhor tempo do dia na categoria T2 e o 21º na geral. Na briga pelo título mundial, os líderes do campeonato, os portugueses Romulo Branco e João Serodio tiveram problemas e não concluíram o prólogo, já os russos Alexander Baranenko e Roman Elagin, que estão em 2º na tabela do campeonato, ficaram 12 segundos atrás de Marcos e Fábio no tempo do dia. Com isso, Marcos Moraes e Fábio Pedroso largam amanhã em 1º na categoria, e devem encarar uma batalha que promete ser desafiadora, já que só a vitória interessa a eles.

Na geral do dia, a vitória foi da casa com o melhor tempo da dupla Holowczyc/Schulz, com 11min 02seg.

E batalha continua hoje: 
Neste sábado todos os competidores partem para o primeiro dia de especiais, e elas serão implacáveis com todos. Serão duas especiais com 165km com as mesmas características apresentadas no prólogo de hoje. E mais, as duas especiais acontecem no mesmo trecho, ou seja, o piso será, sem dúvidas o grande obstáculo a ser vencido. Estão presentes no Baja Polônia os principais nomes e times do of road mundial.

Kia Motors revela conceito Niro no Salão de Frankfurt 2013


A Kia Motors confirmou que o seu novo carro conceito, a ser apresentado no 65º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, que acontece entre os dias 12 e 22 de setembro, será chamado de Kia Niro.O modelo da marca coreana é um possível futuro candidato do segmento B preparado para enfrentar o ambiente urbano com estilo e tecnologia e terá sob o capô um novo powertrain inovador a ser revelado no dia 10 de setembro. O Kia Niro foi projetado em no estúdio da Kia Motors em Frankfurt, localizado a menos de um quilômetro dos Pavilhões de Frankfurt (IAA), sob a direção de Gregory Guillaume, chefe de design da marca da Europa.O conceito da marca chega propondo desafios para qualquer motorista. O modelo traz características invocadas e um desenho claramente robusto e elegante, com um mix de materiais contrastantes, incluindo elementos de aço inoxidável em dimensões compactas.


Nascido com a determinação da Kia em buscar novas opções de veículos compactos para o motorista exigente, o Kia Niro apresenta elementos intrigantes e foi criado na Europa, seguindo a expectativa e o gosto europeu. O Salão de Frankfurt será uma oportunidade para avaliar a resposta do potencial cliente aos futuros modelos que estarão nas concessionárias da marca coreana.Kia Motors Europa é a divisão de vendas, marketing, serviço e o braço da Kia Motores Corporation. Com sede em Frankfurt, na Alemanha, abrange 30 mercados daquele continente.Mais de 2,7 milhões de veículos Kia são produzidos por ano em nove operações de montagem e fabricação que vendem por meio de uma rede de distribuidores presentes em cerca de 150 países.

Triumph disponibiliza nova cor para o modelo Street Triple 675


A nova Triumph Street Triple 675, que chegou ao mercado brasileiro em junho, acaba de ganhar uma nova opção de cor. Compondo as cores que continuam sendo comercializadas (azul, branca e preta), a motocicleta agora está disponível também na cor verde (Cosmic Green) em todas as concessionárias Triumph. A Street Triple 675 é montada em Manaus (AM) e custa R$ 31.900,00 (com freios ABS de série e frete incluso). Desenvolvida sob medida para o uso urbano, a Triumph Street Triple 675 oferece uma incrível experiência de pilotagem, com mu ito desempenho e uma boa dose de diversão. A estratégia da marca com o modelo é unir o estilo e a atitude típicos da Speed Triple com a agilidade da superesportiva Daytona 675, e entregar tudo isso por um preço muito competitivo que vem surpreendendo o mercado.


A Street Triple 675 foi completamente reprojetada para oferecer uma pilotagem ainda mais emocionante. Seu chassi, por exemplo, é totalmente novo. O quadro tem perfil de alumínio com viga dupla e é ligado a um subquadro traseiro de duas peças, fundido em alta pressão. O chassi, além de robusto e de qualidade de ponta, também é avançado. Projetado para aprimorar o dinamismo, a agilidade e a apreciação do piloto, o design ficou mais leve, graças à menor quantidade de peças e soldas no quadro. O modelo ainda vem com um elevado nível de equipamentos de série, incluindo itens como sistema imobilizador do motor. O painel de instrumentos com tela de LCD conta com contador de voltas integrado, luzes indicadoras de mudanças de marchas, medidor de combustível, relógio, conta-giros, velocímetro digital e indicador da pressão dos pneus.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FORD INICIA A PRODUÇÃO DO NOVO FUSION NOS ESTADOS UNIDOS


A Ford iniciou a produção do Novo Fusion nos Estados Unidos, com a inauguração de uma linha de montagem na fábrica de Flat Rock. O objetivo é atender à alta procura do modelo, que tem registrado recordes de vendas no mercado. Com ela, a Ford vai ampliar em cerca de 30% a oferta do sedã, um incremento de 350.000 unidades anuais. Até então, o Fusion era produzido somente no México, além da China, onde é conhecido como Mondeo."Com seu design arrojado e economia de combustível, o Novo Fusion superou nossas expectativas e gerou uma demanda superior à oferta", diz Joe Hinrichs, presidente da Ford nas Américas. "A produção do Fusion na fábrica de Flat Rock é uma conquista para os nossos consumidores, empregados e distribuidores."A nova linha criou 1.400 postos de trabalho na fábrica americana. Com isso, a Ford somou 6.500 contratações somente em 2013 e atingiu mais de 75% da meta de criar 12.000 empregos nos Estados Unidos até 2015.

Vendas fortes
As vendas do Novo Fusion cresceram 13% este ano nos Estados Unidos e continuam em ritmo forte. Em julho, a linha vendeu 181.000 unidades, 21.000 a mais que no mesmo período do ano passado. O giro do veículo nas lojas hoje é de menos de 20 dias em mercados chaves como São Francisco, Los Angeles e Miami, comparado com a média de cerca de 60 dias da indústria. O topo de linha Titanium fica ainda menos tempo nos pátios: menos de 15 dias.O Novo Fusion conquistou sete prêmios importantes dos consumidores e publicações influentes do mercado americano em seus primeiros nove meses de produção. Além de ter a maior oferta de motores da categoria, ele traz tecnologias inovadoras como sistema de manutenção na faixa, controle de velocidade adaptativo, estacionamento automático e telas configuráveis MyFord Touch. 

Para produzir o Novo Fusion a fábrica de Flat Rock recebeu um investimento de US$555 milhões, incluindo uma área de carroceria totalmente flexível para a montagem de diferentes modelos, junto com o Mustang. Outras tecnologias de ponta são o sistema de solda a laser e a pintura "three-wet paint", que garantem alta qualidade com menor geração de resíduos.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:Evento termina nesta sexta-feira


Depois de três dias de competição no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, termina nesta sexta-feira (30/8) a 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética. O evento contou com a participação de cerca de 500 estudantes com 55 protótipos de 29 universidades de sete Estados (SP, PR, SC, RS, MG, BA, MA) brasileiros.

"Os universitários conseguiram resolver os eventuais problemas da primeira tentativa e depois dos testes iniciais, neste segundo dia de prova atingiram um rendimento dos veículos ainda melhor. Tudo indica que vamos ter um final de evento com resultados surpreendentes em virtude dos bons projetos e do esforço da moçada", comentou Alberto Andriolo, idealizador e organizador da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética.

Uma das curiosidades da Maratona Universitária da Eficiência Energética é que a maioria (cerca de 90%) dos pilotos é do sexo feminino, justamente porque os estudantes desejam alcançar a eficiência em todos os níveis. Por isso, procuram estudantes de menor estatura e peso, além de apostarem na suavidade e precisão das mulheres ao volante. "Eu estou achando tudo muito super divertido. Ainda mais que não sei dirigir carro, os meus colegas ficam brincando comigo, mas aqui na pista estou dando conta com muita eficiência", comentou Amanda Puche, 25 anos, estudante de Engenharia Civil e piloto do carro elétrico da Escola de Engenharia de São Carlos (SP), do alto de seus 1m49 de altura e 48 quilos de peso, medidas típicas de um jóquei.


Imprevistos e Irreverência
Todo evento reunindo jovens universitários têm seus momentos alegres, descontraídos e também de imprevistos. E na 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética também esta sendo assim. Os estudantes passam um ano projetando e construindo seus protótipos, e depois enfrentam longas viagens e noites mal dormidas para participarem da competição, e nem tudo dá certo. É o caso dos alunos da Universidade Estadual do Maranhão, que no meio do percurso até São Paulo tiveram o seu ônibus quebrado e vão participar apenas do último dia de competição.Ou da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que teve seu ônibus arrombado já na Capital e três estudantes ficaram sem as suas malas com roupas, documentos e dinheiro. Todos os outros concorrentes fizeram uma ‘vaquinha’ que rendeu R$ 450 para os três contornarem um pouco o imprevisto. 


Mas irreverência é com eles mesmos. Todas as equipes apelidaram os seus veículos e alguns têm nomes engraçados, como o Empurra que Vai e a Tartaruga Apavorada, ambos do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb SP, o Maculosa e o Pinga ni Mim, os dois da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Dedo Português, Patinho Feio e o Pé de Pano, do Instituto Mauá de Tecnologia/SP, inspirado no cavalo branco e fiel companheiro do Pica-Pau (apesar de alguns episódios ele ser do bandido). Aliás, o ‘carrinho’ do personagem do desenho animado é o líder da competição na categoria Gasolina, com a média de 321,069 km por litro.

O líder na categoria Etanol é o Barão de Mauá, também do Instituto Mauá, que atingiu a marca de 225,756 km por litro. Já na categoria Eletricidade o primeiro colocado é o Faísca II, protótipo da Escola de Engenharia de São Carlos/SP, com o consumo de 60,522 KJoules.O recorde da Maratona Universitária da Eficiência Energética para veículo movido a etanol foi alcançado em 2011 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a incrível marca de 736,395 km/l. Com gasolina a melhor marca foi obtida no mesmo ano pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com 594,394 km/l. O melhor desempenho com motor elétrico foi de 14,578 km, estabelecida em 2010 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

Última Tentativa


Todos os veículos terão a última oportunidade de melhorarem as suas marcas nesta sexta-feira. A vitória nas categorias gasolina e etanol será do protótipo que fizer o percurso gastando menos combustível depois dos três dias de tentativas. No caso dos movidos à eletricidade o vencedor será o que gastou menos energia, também não importando em qual dos dias.Os veículos das categorias gasolina e etanol usaram um pequeno frasco de 250 ml com combustível fornecido pela organização. Isso permite que ele seja pesado antes de entrar na pista e depois que retorna. É o controle do peso da massa de combustível utilizado para percorrer o percurso que define a classificação.Os protótipos movidos a motor elétrico entram para o circuito com exatamente a mesma carga mínima na bateria. Depois de percorrerem a distância mínima de oito voltas é feita a medição da carga restante pelo Joule Meter. O protótipo vencedor é aquele que ficar com mais carga na bateria.A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma competição que oferece o desafio para estudantes de escolas de ensino superior na área de engenharia criar o protótipo de veículo mais econômico do Brasil, movidos por gasolina, etanol ou eletricidade.

O anúncio dos vencedores e premiação será feita por Emerson Fittipaldi, nesta sexta-feira (30/8), a partir das 14h30. O prêmio é a doação de veículos Renault para as universidades usarem em seus laboratórios. 

Veja a programação da 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética:
30/8 - 8h00 - 3ª e última tentativa
14h30 - Encerramento e premiação com Emerson Fittipaldi

FORD APRESENTA A S-MAX CONCEPT, MINIVAN COM TECNOLOGIAS DO FUTURO

A Ford apresentou na Europa a S-MAX Concept, novidade que estará presente no Salão de Frankfurt e mostra a visão da marca para as futuras minivans. Além de design arrojado, o veículo traz tecnologias avançadas como monitor cardíaco e de nível de glicose no sangue, três fileiras de bancos com sistema de rebatimento, acabamento premium e motor EcoBoost 1.5 com turbo e comando de válvulas independente.O objetivo é levar além a proposta da primeira geração da S-MAX, que lançou em 2005 o conceito SAV ("sport activity vehicle"), com design e tecnologias de nova geração. A minivan utiliza elementos da nova linguagem de design global da Ford, com ampla grade trapezoidal, faróis oblíquos, para-choque envolvente, capô esculpido e linhas que transmitem a sensação de movimento.

Design e tecnologia
A S-MAX Concept inova também no design interno. Ela foi projetada com foco no motorista para oferecer conforto, conectividade, flexibilidade e acabamento premium. A sensação de espaço é ampliada pelo desenho do painel e do teto e os painéis das portas têm formas esculpidas. Materiais de alta qualidade, como couro ultramacio e fibra de carbono, contribuem para o visual sofisticado.A Ford S-MAX Concept conta com tecnologias de ponta para a conectividade, bem-estar, segurança, conveniência e dirigibilidade. Tem sistema SYNC com telas configuráveis MyFord Touch, acesso à internet e uma estação para os passageiros de trás conectarem seus tablets e dispositivos móveis.

Além de aplicativos para acesso a serviços e entretenimento na internet, através do sistema SYNC AppLink, também dispõe de recursos para a saúde e o bem-estar a bordo, como banco com monitoramento cardíaco e de nível de glicose no sangue.

Segurança e flexibilidade
Na parte de segurança, traz tecnologia avançada de comunicação entre veículos para informações sobre o trânsito, alerta de acidentes e sistema de proteção para pedestres com acionamento automático dos freios. Vem também com uma nova geração de estacionamento automático, que permite parar em vagas perpendiculares e controla a direção, câmbio e aceleração do carro, além de alertar sobre a aproximação de veículos.A cabine mostra várias soluções inteligentes para a flexibilidade e versatilidade. A segunda fileira de bancos com assento central dobrável facilita a entrada e saída dos passageiros e a tecnologia "Thin Seat" permite levantar e abaixar os bancos da terceira fileira com facilidade.O console com tela dupla permite que o motorista e o passageiro vejam imagens diferentes. O passageiro pode assistir a um filme, por exemplo, sem distrair o motorista.


Fernando Calmon - Alta Roda - INOVAR: DÚVIDAS E INCERTEZAS



Nunca se falou tanto sobre engenharia nacional, desenvolvimento e pesquisa em território brasileiro depois que o governo lançou o novo regime para a indústria automobilística batizado Inovar-Auto. Entre 2013 e 2017, são cinco anos corridos para um esforço concentrado em vários objetivos, entre eles eficiência energética, aumento de conteúdo local em autopeças e, especialmente, atrair novos fabricantes, inclusive de veículos premium.
No entanto, a complexidade do programa é de tal ordem que depois de quase um ano de seu anúncio oficial ainda permanecem dúvidas e incertezas. Agora mesmo, foi adiado desta semana para setembro uma parte importante e complicada sobre rastreamento do índice de nacionalização de autopeças enviadas à indústria. Seu viés intervencionista, a lentidão e eventual conflito com regras internacionais de comércio tornam difícil saber se, mesmo bem sucedido, terá valido a pena.
Esse adiamento repercutiu no XXI Simea 2013, simpósio organizado em São Paulo, semana passada, pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Sob o tema “Inovação e competitividade no novo regime automotivo” foi o mais completo e de maior importância, desde a fundação da entidade em 1984.
O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Mauro Lemos, chegou a antecipar os planos da Audi de produzir em São José dos Pinhais (SP). Mas a marca alemã vai esperar até ver a regulamentação final do setor de autopeças e sua integração contábil aos impostos e isenções.
Um ponto positivo foi a confirmação do grande centro de testes (inclusive de colisão contra barreira), consumo e emissões, além de um completo campo de provas, que o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) promete construir em dois anos, em Duque de Caxias (RJ). Por trás desse investimento de peso continua o sonho governamental de surgir uma marca genuinamente brasileira de automóveis, o que no cenário atual parece bem difícil. Em São Bernardo do Campo (SP) há planos de outro grande laboratório para homologações. Nos bastidores do Simea houve quem ponderasse excesso de projetos na área de testes; outros acham que existirá mercado para tudo que vier. Isso mesmo com novos investimentos da Ford e da Fiat para se equiparar a Chevrolet e Volkswagen, ambas capazes de projetar carros no Brasil.
Notou-se crescente nível técnico entre 60 trabalhos e palestras, nos dois dias do evento. Para citar alguns: otimização de sistema de retenção veicular para impacto frontal; avaliação da integridade de ocupantes de picapes em capotagem; dispositivo inovador de assistência para arrancada em rampa; tecnologia de sensoriamento em sistema eletrônico de comando em câmbios automatizados.
Atributos e benefícios da nova gasolina de baixo teor de enxofre (S50), que começa em janeiro de 2014, foram destacados. Simultaneamente, toda a gasolina vendida será aditivada para se alinhar às especificações internacionais, embora a Petrobrás indique dificuldades dessa operação na própria refinaria. Sugere que as distribuidoras o façam, mas a agência reguladora mantém a exigência, o que pode adiar a aditivação por alguns meses.

RODA VIVA

TOYOTA providenciou modificações internas cosméticas na linha Etios 2014, que chega em setembro. Empresa já decidiu: fará intervenções maiores no próximo ano, inclusive novo painel. Por enquanto, melhorou visibilidade dos instrumentos.

INÍCIO de produção do Logan reestilizado sofreu pequeno atraso: ficou para outubro. Hatch Sandero, também reformulado, passou do primeiro para o final do segundo trimestre de 2014.

TERCEIRA geração do Outlander estreia arquitetura toda nova e vários recursos eletrônicos: controle de velocidade adaptativo, frenagem total automática anticolisão abaixo de 30 km/h e sensores de abertura/fechamento da tampa traseira, entre outros. Motor V6/240 cv é algo mais ruidoso do que o desejável, mas economiza 5% de gasolina. Continua o 2-litros/160 cv (2/3 das vendas). De R$ 102.990 a R$ 139.990.

NOVO Fiesta sedã, na versão de topo Titanium, não é tão bom em espaço interno, mas impressiona pela segurança passiva (sete airbags) e ativa (controle de trajetória). Motor de 130 cv (etanol), sem ajuda de gasolina na partida, casa melhor com câmbio automatizado de 6 marchas. Mudanças de marcha seguem padrão americano (troca mais lenta) e não europeu.

PEUGEOT 408 dispõe de caixa automática de câmbio, 6 marchas (da japonesa Aisin), à altura do motor de 1,6 L turbo de 165 cv, e agora também no motor 4-cilindros/2 L/151 cv. Ganhou 1,4 s de 0 a 100 km/h e 0,6 s de 80 a 120 km/h, além de 5% no consumo médio com ajuda de pneus verdes. Mudanças na suspensão também melhoraram dirigibilidade e comportamento em curvas.


CÓDIGO de trânsito prevê multa para pedestres infratores e nunca houve forma de cobrança, alegam. Porém, prefeitura do Rio resolveu multar transeuntes que jogam lixo no chão. Ou seja, vida vale menos que lixo. Realmente, falência do sistema.