A presença dos dispositivos de segurança, como ABS e
airbag, estão cada vez mais comuns na frota de veículos que circulam pelas ruas
e estradas brasileiras. Este crescimento só foi possível graças à resolução do
Contran, que determinou a adoção obrigatória desses equipamentos em todos os
veículos novos em janeiro de 2014.
Enquanto o ABS tem a intenção de evitar um acidente (segurança ativa), os
airbags ajudam a minimizar as consequências (segurança passiva) quando os
acidentes são inevitáveis. "Os airbags formam, em associação ao cinto de
segurança, uma parte elementar do conceito moderno de segurança. Ao contrário
do cinto, que fixa somente à pélvis e os membros superiores do corpo, os
airbags servem de apoio para a cabeça", esclarece Alexandre Pagotto, gerente
de marketing da divisão Chassis Systems Control da Bosch.
A Bosch conta com a experiência de mais de 25 anos no desenvolvimento e na
fabricação de componentes eletrônicos e sensores que controlam os sistemas de
segurança passiva, como airbags e tensionadores de cinto de segurança. Com
isso, a empresa destaca algumas orientações importantes durante o mês de
movimento Maio Amarelo, cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para um
trânsito mais seguro em todo o mundo.
Cinto de segurança e airbag, dobradinha perfeita
- Os airbags formam, em associação ao cinto de segurança, uma parte essencial
do conceito moderno de segurança passiva. O efeito otimizado dos airbags
somente é alcançado em combinação com o cinto de segurança, ou seja, caso o
motorista ou o passageiro não estejam utilizando o cinto no momento da colisão,
o airbag não terá a finalidade prevista.
Posição correta
- Os airbags foram desenvolvidos para atuarem junto à posição normal de
ocupação no veículo. Caso o condutor esteja muito inclinado para frente ou
afastado do volante, o airbag não será efetivo e poderá ainda causar danos à
pessoa. Como regra geral, a distância entre os membros superiores do corpo e o
airbag do volante devem ser entre 25 - 30 cm. A Bosch orienta que o manual do
proprietário seja sempre consultado para verificar quais as orientações da
montadora para cada veículo.
- A abertura do airbag frontal não representa perigo para as gestantes e seus
bebês visto que visa proteger a cabeça. De qualquer forma, é preciso que a
motorista esteja sentada na posição correta, com a parte inferior do cinto de
três pontos posicionado abaixo da barriga e observar a distância de pelo menos
25 cm em relação ao airbag.
- O passageiro nunca deve colocar os pés sobre o painel. Essa medida visa
coibir que as pernas sejam arremessadas, em caso de colisão, contra a própria
pessoa.
Objetos, crianças e animais
- Não devem ser colocados objetos, como GPS ou celulares, nos locais indicados
com a sigla airbag como, por exemplo, no centro do volante, painel acima do
porta-luvas, uma vez que os mesmos, em caso de abertura do sistema, podem ser
arremessados contra os ocupantes do veículo.
- Bolsas e outros objetos no colo do passageiro podem se tornar um objeto de
arremesso perigoso em casos de colisão.
- Assim como um cachorro ou uma criança no colo também representam um grande
risco, tanto para o passageiro quanto para a própria criança, por exemplo.
"O airbag e o cinto de segurança ajudam a salvar vidas em combinação com
uma boa estrutura de absorção do veículo tanto frontal quanto lateral. Neste
último, por exemplo, são necessários airbags laterais para corpo e cabeça
visando proporcionar mais segurança aos usuários. Atualmente apenas o
dispositivo frontal é obrigatório", completa Pagotto. A partir de 2016, a
Latin NCap contará com mais um critério para avaliar a segurança do veículo
incluindo além do impacto frontal, a análise de colisão lateral do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário