quinta-feira, 19 de maio de 2016

Após pódio na abertura do DTM, Augusto Farfus inicia maratona de corridas, na Áustria

Duas semana após abrir a temporada do DTM com o pé direito, ao conquistar um pódio em Hockenheim, Augusto Farfus se prepara para uma maratona de corridas nas próximas três semanas, começando pela segunda etapa do DTM, que acontece neste fim de semana (20 a 22 de maio), no circuito de Red Bull Ring, na Áustria. Na sequência, o brasileiro disputa a tradicional prova das 24 Horas de Nürburgring, e depois a terceira etapa do DTM, em Lausitzring. Farfus vê com bons olhos a agenda cheia, e sabe que a constância nesse momento é fundamental para se posicionar entre os concorrentes diretos ao título.

O início do campeonato teve um saldo muito positivo para o novo piloto do BMW Team MTEK. Depois de um sábado difícil em Hockenheim, na primeira etapa, Farfus largou da primeira fila e cruzou a linha de chegada em 3º lugar no domingo, garantindo seu 12º pódio no DTM. Depois da desclassificação de Timo Glock (por uma irregularidade técnica), o curitibano ainda herdou o 2º lugar, e ocupa a 6ª posição na classificação geral. 


A etapa da Áustria é a primeira de quatro que são realizadas fora da Alemanha, em um dos circuitos mais bonitos do automobilismo mundial, e com características bem peculiares: o traçado de média-alta velocidade é cheio de subidas e descidas. Apesar de comentar que os carros da BMW não costumam ter vida fácil no Red Bull Ring, Farfus tem um histórico favorável na pista de 4.326 metros de extensão. O brasileiro subiu ao pódio em 2014, pontuou em todos os anos que correu lá, desde que entrou na categoria em 2012, e foi o melhor colocado entre os pilotos da BMW na rodada do ano passado. 

O novo regulamento do DTM também provou que vai deixar as disputas mais agitadas e equilibradas, principalmente pelo novo sistema de pesos, atribuídos logo após cada classificação. Em Hockenheim, a Audi dominou as atividades de sábado, porém, no domingo, BMW e Mercedes puderam mostrar sua força. Assim, Farfus acredita que isso novamente terá grande influência no desempenho dos pilotos na Áustria, e está confiante em um bom resultado. 

As atividades de pista no Red Bull Ring tem início na sexta-feira, com o 1º treino livre. No sábado, a segunda sessão de treinos antecede a classificação, e a corrida 1 tem duração de 40 minutos mais uma volta e transmissão ao vivo pelo canal BandSports a partir das 12h40 (horário de Brasília). No domingo, a programação se repete, com um treino livre, a tomada de tempos e a corrida 2, que tem 60 minutos mais uma volta de duração e um pit-stop obrigatório. 

Augusto Farfus:
"Depois de um bom início de temporada, a gente espera ter um resultado positivo na Áustria, que é uma das pistas mais interessantes na Europa, mas onde os carros da BMW tiveram muitas vezes dificuldades em se adaptar. 

Precisamos bastante de velocidade máxima, pelas características da pista, e esse é um ponto em que estamos trabalhando, além do clima ser bem instável. Então, nosso objetivo é terminar as duas provas no top-10, na zona de pontuação, pois a constância é fundamental nesse formato de campeonato. Ter várias corridas seguidas é bom, especialmente para mim que estou em uma nova equipe, já que estamos embalados por um bom início com o pódio, conhecendo a forma de trabalho de todos cada vez mais, e, depois dessas três etapas, que representam 1/3 do campeonato, é que vai começar a se definir quem realmente vai brigar pelo título."

Programação do DTM na etapa do Red Bull Ring, Áustria (horários de Brasília):

Sexta-feira, 20 de maio:
12h às 12h30 - 1º treino livre

Sábado, 21 de maio:
7h40 às 8h10 - 2º treino livre
10h25 às 10h45 - Classificação 1
12h40 - Corrida 1

Domingo, 22 de maio:
5h20 às 5h50 - 3º treino livre
7h50 às 8h10 - Classificação 2
10h10 - Corrida 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário