Os pneus são o principal elo entre o veículo e o solo.
Eles suportam a carga do veículo e absorvem os impactos do terreno. Além disso, eles
exercem influência em todo o comportamento dinâmico de um carro e suas boas
condições favorecem a segurança do motorista e dos passageiros.
“Mesmo sendo um bem durável e importante item de
segurança, a maioria das pessoas não conhece todas as partes que compõem um
pneu”, alerta José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas
da Bridgestone. “O pneu possui diversos componentes cujas funções
influem diretamente nos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e
frenagem. Seu conhecimento adequado ajuda o consumidor a ter mais segurança e
economia com o seu veículo”, diz.
Para ajudar os motoristas, a Bridgestone elaborou o seguinte material detalhando as
estruturas e suas respectivas funções:
Estruturas de um pneu:
- Banda de rodagem: é a única parte do
pneu em contato com o solo. O desenho da banda de rodagem afeta a aderência em
pisos secos e molhados e influência diretamente a emissão de ruído e a drenagem
de água. A banda de rodagem possui os seguintes elementos principais:
- Sulcos: servem para drenar a água, evitar deslizamento,
refrigerar e reduzir ruídos. São neles que se encontram os TWIs (Tread Wear
Indicator) que sinalizam quando o pneu deve ser trocado.
- Ombro: essa parte do pneu é uma das que mais sofrem
pelos desgastes excessivos. É uma área de grande esforço, pois recebe a força
lateral durante as curvas e tem arrastes intermitentes.
- Barras: as barras geram a tração e são a parte em
contato com o solo.
- Ranhuras: auxiliam a drenagem de água e a refrigeração do
pneu. As ranhuras também são responsáveis por diminuir a ressonância.
- Lateral: possui borracha com
propriedades específicas mais resistentes à fadiga gerada pela grande
solicitação de flexão e extensão, além do envelhecimento devido ao tempo de
exposição a ações climáticas. Também sofre abrasões intermitentes devido a
roçamentos.
- Talão: é formado por fios de aço
banhados por cobre e revestido individualmente por borracha para evitar a
oxidação e facilitar a adesão. O talão fixa o pneu na roda de maneira a evitar
o vazamento de ar e garantir que não ocorrerá destalonamento durante a solicitação
normal de uso.
- Cintas estabilizadoras: as cintas têm
influência direta no desempenho do pneu, na dirigibilidade, no conforto e em
sua durabilidade. Cada cinta é formada por fios de aço de configurações
específicas para determinadas aplicações e é revestida de borracha para
facilitar a adesão com outros compostos de borracha. Tem a função de
proporcionar estabilidade na zona de rodagem, proteger a carcaça de impactos e
perfurações, além de restringir o diâmetro do pneu.
- Carcaça: também possuindo direta
influência no desempenho, a carcaça é formada por cordonéis de poliéster, nylon
ou aço. As lonas de corpo recebem uma camada de borracha de ambos os lados para
aumentar a adesão e evitar atrito interno. A carcaça resiste à pressão, suporta
peso, choques, esforços gerados pelo torque do motor e aquecimento gerados por
alta velocidade.
- Estanque ou liner: presente nos pneus
sem câmara de ar, o estanque é o revestimento interno formado por camadas de
borracha que protegem a carcaça contra umidade, além de estancar o vazamento do
ar comprimido, evitando a perda de pressão do pneu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário