Próxima de completar 20 anos de atividades, em outubro
desse ano, a fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP) acaba de
alcançar o marco de 300 mil motores da família EA211 produzidos desde seu
lançamento, em 2013.
O motor que simbolizou a conquista foi o 1.4l TSI, o mais
recente integrante da nova geração de motores EA 211, que equipa o Golf. Além
do marco produtivo, a Volkswagen em São Carlos também inaugura sua nova linha
de usinagem de virabrequim (uma das peças vitais do motor responsável por
transformar a energia produzida pela combustão em torque), que faz parte do
pacote de investimentos de R$ 460 milhões anunciados em junho de 2015, para
serem aplicados na fábrica até 2018.
Produzidos nas versões 1.0l, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l os
propulsores da família EA211 equipam os modelos up!, cross up!, Fox, SpaceFox,
Space Cross, Golf, Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro e Nova Saveiro
Cross, conta com moderna tecnologia e foco em qualidade e
sustentabilidade que proporcionam eficiência produtiva, reduções no consumo de
recursos naturais e maior eficiência na reciclagem de resíduos.
No final de 2015 a Volkswagen do Brasil anunciou que foi
escolhida, dentre todas as operações da marca no mundo, para exportar blocos de
motores para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na
Europa.
Produzidos na fábrica de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos
(SP), os blocos são enviados para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha.
Inicialmente, a parceria se estenderá até 2016 e engloba a exportação do bloco
do motor 1.0l de três cilindros da família EA211. A estimativa é de que, no total,
sejam despachadas 90 mil unidades até 2016.
A família EA211 é a mais moderna fabricada pela
Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção,
quanto aos mais modernos recursos tecnológicos de que dispõe. O motor é um
projeto global e foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência
energética e menor consumo de combustível.
A linha de usinagem de virabrequim, que inicialmente irá
produzir as peças para serem utilizadas nos motores 1.6l, conta com excelência
em tecnologia e utiliza equipamentos com o mesmo conceito das linhas de
virabrequim do Grupo Volkswagen no mundo. Com o início da produção no Brasil, a
marca deixa de importar parte do volume total de outras fábricas.
Virabrequim, também conhecido como árvore de manivelas é
o componente do motor (ao qual são fixados os conjuntos de bielas e pistões)
responsável por transformar a energia produzida pela combustão em torque, que é
enviado às rodas e movimenta o carro.
Inaugurada em 1996, a fábrica de São Carlos também é
responsável pela produção dos propulsores EA111 1.6l que equipam os modelos
Gol, Fox, Voyage, SpaceFox e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos
motores recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo
são produzidos motores a gasolina.
Ao longo de seus quase 20 anos, a unidade passou por
diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um
aumento de mais de 200% desde 1996. Com três prédios produtivos – EA111, EA211
e o de Usinagem e Montagem de Cabeçotes –, a fábrica possui atualmente seis
linhas de montagem de motores, quatro linhas de usinagem de blocos, uma linha
de usinagem de virabrequim, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de
cabeçotes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário