sábado, 14 de maio de 2016

Fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos comemora 300 mil motores EA211 produzidos

Próxima de completar 20 anos de atividades, em outubro desse ano, a fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP) acaba de alcançar o marco de 300 mil motores da família EA211 produzidos desde seu lançamento, em 2013. 

O motor que simbolizou a conquista foi o 1.4l TSI, o mais recente integrante da nova geração de motores EA 211, que equipa o Golf. Além do marco produtivo, a Volkswagen em São Carlos também inaugura sua nova linha de usinagem de virabrequim (uma das peças vitais do motor responsável por transformar a energia produzida pela combustão em torque), que faz parte do pacote de investimentos de R$ 460 milhões anunciados em junho de 2015, para serem aplicados na fábrica até 2018.

Produzidos nas versões 1.0l, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l os propulsores da família EA211 equipam os modelos up!, cross up!, Fox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro e Nova Saveiro Cross,  conta com moderna tecnologia e foco em qualidade e sustentabilidade que proporcionam eficiência produtiva, reduções no consumo de recursos naturais e maior eficiência na reciclagem de resíduos.

No final de 2015 a Volkswagen do Brasil anunciou que foi escolhida, dentre todas as operações da marca no mundo, para exportar blocos de motores para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa. 

Produzidos na fábrica de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP), os blocos são enviados para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha. Inicialmente, a parceria se estenderá até 2016 e engloba a exportação do bloco do motor 1.0l de três cilindros da família EA211. A estimativa é de que, no total, sejam despachadas 90 mil unidades até 2016.

A família EA211 é a mais moderna fabricada pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção, quanto aos mais modernos recursos tecnológicos de que dispõe. O motor é um projeto global e foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e menor consumo de combustível.


A linha de usinagem de virabrequim, que inicialmente irá produzir as peças para serem utilizadas nos motores 1.6l, conta com excelência em tecnologia e utiliza equipamentos com o mesmo conceito das linhas de virabrequim do Grupo Volkswagen no mundo. Com o início da produção no Brasil, a marca deixa de importar parte do volume total de outras fábricas.

Virabrequim, também conhecido como árvore de manivelas é o componente do motor (ao qual são fixados os conjuntos de bielas e pistões) responsável por transformar a energia produzida pela combustão em torque, que é enviado às rodas e movimenta o carro.

Inaugurada em 1996, a fábrica de São Carlos também é responsável pela produção dos propulsores EA111 1.6l que equipam os modelos Gol, Fox, Voyage, SpaceFox e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos motores recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina.


Ao longo de seus quase 20 anos, a unidade passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde 1996. Com três prédios produtivos – EA111, EA211 e o de Usinagem e Montagem de Cabeçotes –, a fábrica possui atualmente seis linhas de montagem de motores, quatro linhas de usinagem de blocos, uma linha de usinagem de virabrequim, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes.

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