quarta-feira, 18 de maio de 2016

Nissan desenvolve novo método de análise para impulsionar a capacidade das baterias de íon-lítio

A Nissan Motor Co., Ltda. e sua subsidiária Nissan Arc Ltda. anunciaram o desenvolvimento de uma metodologia de análise atômica que auxiliará na melhora da performance das baterias ion-litío e, eventualmente, estenderá a autonomia dos veículos elétricos.A inovação é resultado do trabalho entre a Nissan Arc Ltda., a Universidade Tohoku, o National Institute for Materials Science (NIMS), o Japan Synchrotron Radiation Research University (JASRI), e Japan Science and Technology Agency (JST).

A nova análise examina a estrutura de monóxido de silício amorfo (SiO), amplamente visto como ponto-chave para impulsionar a capacidade da próxima geração de baterias ion-litío, permitindo que os pesquisadores possam entender melhor e estrutura dos eletrodos durante ciclos de recarga.

O silício (Si) é capaz de armazenar grandes quantidades de lítio quando comparado a materiais comuns de base de carbono, mas, na forma cristalina, possui estrutura que se deteriora durante os ciclos de carga, impactando na performance. Entretanto, o SiO amorfo é resistente a tal deterioração.

Sua estrutura-base era desconhecida, dificultando o processo para que fosse fabricado em massa. A nova metodologia, porém, fornece um entendimento preciso da estrutura amorfa de SiO, baseado numa combinação de análise estrutural e simulações feitas em computador.

A estrutura atômica do SiO foi pensada para ser heterogênea, tornando seu arranjo atômico preciso o tópico do debate. As novas descobertas mostram que sua estrutura permite o armazenamento de um grande número de Li ions, gerando melhor performance da bateria.

 "A invenção do novo método de análise é essencial para desenvolver ainda mais a próxima geração de baterias ion-litío de alta capacidade. Isto certamente vai se tornar uma de nossas principais tecnologias. A utilização deste método vai contribuir também para estender as faixas de velocidade dos novos veículos de zero emissão", disse Takao Asami, vice-presidente senior da Nissan Motor Co., Ltda. e presidente da Nissan Arc Ltda.

Daniele Schillaci, vice-presidente executivo de Vendas Globais & Marketing da Nissan Motor Co., Ltda, disse que o desenvolvimento prova o comprometimento da Nissan com a inovação em tecnologias avançadas: "A Nissan está explorando uma ampla gama de recursos energéticos para os veículos do amanhã e reconhecemos nosso papel no investimento contínuo em múltiplas tecnologias e na mobilidade inteligente", disse Schillaci.


Nenhum comentário:

Postar um comentário