A MAN Latin America apresenta a nova versão do Volksbus
8.160 OD ORE1 – Ônibus Rural Escolar Pequeno. O modelo chega ao mercado ainda
mais competitivo e robusto, reforçado com pacote de itens que atendem às
demandas do programa federal Caminho da Escola.
O principal destaque é o inédito sistema de suspensão elevada e com molas
trapezoidais, que aliado a ângulos de ataque e saída elevados, com um centro de
gravidade baixo, facilitam a transposição em terrenos acidentados, ampliam o
conforto a bordo e a segurança, além de trazer uma excelente dirigibilidade e
dinâmica tanto em rotas fora de estrada como em rodovias pavimentadas.
A nova configuração ganhou também freios a tambor, mais resistentes a percursos
com poeira e pedregulhos, além de bloqueio no diferencial, que auxilia na saída
de atoleiros e terrenos escorregadios. O chassi é reforçado para suportar as
mais severas aplicações, garantindo a maior durabilidade da estrutura do
veículo.
O modelo traz entre-eixo de 3.900 mm e possibilita a construção de carrocerias
de até 7.350 mm. É equipado com o consagrado motor Cummins ISF de 3,8 litros,
com sistema de pós-tratamento de emissões SCR, baseado na utilização de Arla
32, e traz transmissão ZF S5 420 de cinco marchas.
O Volksbus 8.160 OD ONUREA (Ônibus Urbano Escolar Acessível), em configuração
piso baixo e suspensão pneumática, é outra novidade da MAN Latin America. O
modelo estreia no mercado com entregas ao programa federal Caminho da Escola,
que deverão ser realizadas até 2017.
Desenvolvido especialmente para vias de difícil circulação, permite a opção de
portas em ambos os lados, acomodação de até três boxes para cadeirantes e
carrocerias de até 9 metros de comprimento. Também está disponível para
empresas de transporte urbano e traz dentre suas principais vantagens o melhor
trânsito em vias urbanas, trazendo maior agilidade no embarque e desembarque,
ampliando a autonomia e inclusão das pessoas com necessidades especiais – o
acesso de cadeirantes é ágil, seguro e confortável - 20 segundos, em média.
O veículo amplia para as categorias mini/micro o conceito de acessibilidade por
rampa, sem a necessidade do uso de elevador. As características, aliadas ao
piso baixo, trazem um conceito inovador e pioneiro de para o Brasil: o modelo é
o primeiro micro-ônibus da categoria com piso baixo com motorização dianteira e
suspensão pneumática, que por sua vez permite o rebaixamento ou o levante da
altura do piso do veículo, facilitando o embarque dos passageiros ou a
sobreposição de obstáculos, respectivamente.
A flexibilidade construtiva do veículo permite estender suas aplicações também
ao transporte executivo, translado e circular de aeroportos, rotas
alimentadoras e periféricas de bairros onde veículos maiores não conseguem
acessar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário