quinta-feira, 26 de maio de 2016

Volksbus 8.160 OD rural: mais robusto e com o menor preço do mercado

A MAN Latin America apresenta a nova versão do Volksbus 8.160 OD ORE1 – Ônibus Rural Escolar Pequeno. O modelo chega ao mercado ainda mais competitivo e robusto, reforçado com pacote de itens que atendem às demandas do programa federal Caminho da Escola.

O principal destaque é o inédito sistema de suspensão elevada e com molas trapezoidais, que aliado a ângulos de ataque e saída elevados, com um centro de gravidade baixo, facilitam a transposição em terrenos acidentados, ampliam o conforto a bordo e a segurança, além de trazer uma excelente dirigibilidade e dinâmica tanto em rotas fora de estrada como em rodovias pavimentadas.

A nova configuração ganhou também freios a tambor, mais resistentes a percursos com poeira e pedregulhos, além de bloqueio no diferencial, que auxilia na saída de atoleiros e terrenos escorregadios. O chassi é reforçado para suportar as mais severas aplicações, garantindo a maior durabilidade da estrutura do veículo.

O modelo traz entre-eixo de 3.900 mm e possibilita a construção de carrocerias de até 7.350 mm. É equipado com o consagrado motor Cummins ISF de 3,8 litros, com sistema de pós-tratamento de emissões SCR, baseado na utilização de Arla 32, e traz transmissão ZF S5 420 de cinco marchas.

O Volksbus 8.160 OD ONUREA (Ônibus Urbano Escolar Acessível), em configuração piso baixo e suspensão pneumática, é outra novidade da MAN Latin America. O modelo estreia no mercado com entregas ao programa federal Caminho da Escola, que deverão ser realizadas até 2017.

Desenvolvido especialmente para vias de difícil circulação, permite a opção de portas em ambos os lados, acomodação de até três boxes para cadeirantes e carrocerias de até 9 metros de comprimento. Também está disponível para empresas de transporte urbano e traz dentre suas principais vantagens o melhor trânsito em vias urbanas, trazendo maior agilidade no embarque e desembarque, ampliando a autonomia e inclusão das pessoas com necessidades especiais – o acesso de cadeirantes é ágil, seguro e confortável - 20 segundos, em média.

O veículo amplia para as categorias mini/micro o conceito de acessibilidade por rampa, sem a necessidade do uso de elevador. As características, aliadas ao piso baixo, trazem um conceito inovador e pioneiro de para o Brasil: o modelo é o primeiro micro-ônibus da categoria com piso baixo com motorização dianteira e suspensão pneumática, que por sua vez permite o rebaixamento ou o levante da altura do piso do veículo, facilitando o embarque dos passageiros ou a sobreposição de obstáculos, respectivamente.

A flexibilidade construtiva do veículo permite estender suas aplicações também ao transporte executivo, translado e circular de aeroportos, rotas alimentadoras e periféricas de bairros onde veículos maiores não conseguem acessar.

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