A Clariant, uma das líderes mundiais em especialidades
químicas, e a Scania, um dos principais fabricantes globais de veículos
pesados, comemoram os resultados e as oportunidades geradas pela parceria
estabelecida no ano passado, que consiste no investimento em tecnologias
sustentáveis para o transporte de cargas.
Em meados de 2015, a Clariant adquiriu três caminhões da
Scania, modelo P 270 4x2, movidos a etanol – os primeiros comercializados pela
Scania na América Latina. Os Ecotrucks, como são chamados, realizam o
carregamento de isotanques, com capacidade para 25 mil litros de produtos
químicos, levando-os até a frota rodoviária de caminhões que parte para as
entregas nos clientes da empresa.
Os três Scania P 270 trabalham 24 horas,
divididos em quatro turnos nos sete dias da semana. O transporte de produtos
químicos ocorre dentro da unidade da Clariant em Suzano, interior de São Paulo,
o maior complexo industrial da empresa na América Latina. A venda foi realizada
pela concessionária Scania Codema (SP). Após cerca de um ano desde sua
implantação, os Ecotrucks confirmaram a redução de aproximadamente 90% nas
emissões de CO2, em comparação com os motores a diesel utilizados
anteriormente.
O etanol combustível utilizado pelos caminhões da Scania
possuem em sua composição o aditivo Master Batch ED 95, fabricado pela Clariant
no Brasil. A produção local foi fundamental para a viabilidade do projeto, que
gerou uma otimização de custos e de logística. O aditivo permite que motores
desenhados para consumir diesel utilizem etanol hidratado, ajustando as
características do combustível às necessidades do motor para obter um bom
funcionamento do veículo.
Como segunda etapa deste projeto, a Clariant passou a
utilizar, como parte do combustível para movimentar os Ecotrucks, o etanol de
segunda geração fabricado a partir de bagaço de cana com a inovadora tecnologia
sunliquid®. “Adicionar valor com a sustentabilidade é um dos pilares
estratégicos da Clariant. A iniciativa da empresa com o projeto Ecotruck apoia
o cumprimento das metas ambientais e reforça nossa abordagem de
sustentabilidade, inclusive comprovando os resultados positivos das soluções
que oferecemos ao mercado de biocombustível, com destaque para a inovadora
tecnologia sunliquid®”, afirma Paulo Itapura, Gerente de Sustentabilidade da
Clariant para a América Latina.
A tecnologia sunliquid representa
um processo biotecnológico inovador para a fabricação de etanol celulósico a
partir de resíduos agrícolas, como palha de trigo e milho ou bagaço e palha da
cana. A Clariant traz para a indústria de combustível mundial uma solução
integrada de tecnologia do pré-tratamento da biomassa até o produto final de
etanol celulósico.
Durante o processo, o pré-tratamento, sem química, é
utilizado com muita eficiência; a Clariant desenvolveu enzimas altamente
específicas à matéria-prima, que dividem a celulose e a hemicelulose em
açúcares fermentáveis sob condições estáveis de processamento com alta
produtividade. A produção de enzimas integrada ao processo proporciona
flexibilidade e reduz bastante os custos de produção. Na etapa seguinte, um
organismo de fermentação permite que os açúcares C5 e C6 sejam convertidos em
etanol, aumentando, assim, a produção deste combustível em cerca de 50%.
Desde julho de 2012, a Clariant tem operado uma planta
pré-comercial em Straubing, na Alemanha, que produz até 1.000 toneladas de
etanol celulósico a partir de cerca de 4.500 toneladas de matérias-primas.
Nesta unidade, foram processados mais de 40 contêineres de resíduos de
cana-de-açúcar do Brasil, gerando parte do combustível que está abastecendo os
Ecotrucks na fábrica de Suzano. “Hoje, no Brasil, nós demonstramos a aplicação
comercial do combustível etanol celulósico, utilizando um dos veículos de
emissão mais baixo de CO2, os Ecotrucks da empresa Scania”, comentou Martin
Mitchell, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Clariant para Américas.
Já reconhecida como provedora de soluções a etanol na
Europa, a Scania anunciou em 2007 o início dos testes com ônibus movidos com o
combustível no Brasil. Após um período de demonstrações em São Paulo, foram
anunciadas as primeiras vendas de ônibus a etanol da história do País. A Viação
Metropolitana, atual MobiBrasil, comprou 50 unidades, e a Tupi Transportes
adquiriu 10 veículos, para operação pública urbana. Em outubro de 2011, durante
a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga), a Scania
lançou o primeiro caminhão a etanol da América Latina.
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