quarta-feira, 25 de maio de 2016

Maio Amarelo - Bosch apoia movimento em prol da segurança no trânsito

A Bosch, uma líder em tecnologias e serviços, apoia o movimento mundial Maio Amarelo, que tem o objetivo de chamar a atenção, conscientizar e engajar a sociedade em relação à questão da segurança no trânsito. A preservação da vida é o fator primordial desta ação que busca também provocar a reflexão sobre o tema em prol de atitudes e soluções conscientes para reduzir os altos índices de acidentes que ocorrem em todo o mundo. 


De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), acidentes no trânsito matam cerca de 1,25 milhões de pessoas por ano, sendo que 90% estão em países de renda média e baixa. Além disso, esta é a principal causa de morte entre os jovens com idades entre 15 e 29 anos e de quase metade de todos os óbitos de pedestres, ciclistas e motociclistas nas estradas. No Brasil, as mortes no trânsito chegam a mais de 43 mil por ano, número preocupante que cresceu quase 2% no comparativo entre 2014 e 2013, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, com base no DataSUS. 

Prevenção no trânsito 
As imprudências dos condutores, como alta velocidade, desrespeito às leis de trânsito e embriaguez são fatores relacionados aos acidentes em estradas, avenidas e ruas, mas não são os únicos. A falta de manutenção preventiva nos veículos também é um ponto que contribui com o cenário negativo da segurança no trânsito. 

"Nada adianta ter um veículo com tecnologia, conectividade e itens de segurança, como ABS e controle eletrônico de estabilidade, se a manutenção não estiver apropriada, ou seja, pastilhas gastas, pneus fora das especificações, níveis de fluidos abaixo do mínimo, além de outros itens que podem ocasionar pane no automóvel e, consequentemente, acidentes. Por isso, é tão importante visitar oficinas mecânicas para fazer um check-up com o objetivo de manter o veículo em pleno funcionamento", explica Daniel Angelo, gerente de Conceito de Oficinas da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch. 

O executivo destaca ainda que realizar a manutenção preventiva é usualmente mais econômica quando comparada à corretiva, que ocorre apenas quando os problemas já estão aparentes. Outro fator que compromete diretamente este custo é o fato de que um componente danificado prejudicar outros sistemas do veículo. "A manutenção preventiva é sempre a melhor opção", completa Angelo. 

Atitudes que salvam vidas 
Para contribuir com a redução de acidentes, certas atitudes são fundamentais, entre elas, realizar a inspeção de diversos sistemas do veículo com regularidade e conforme as orientações da montadora contidas no manual do proprietário. 

O sistema de freios é um desses itens que merece atenção e que deve sempre estar em boas condições, sendo recomendado verificá-lo para checar a necessidade de substituição dos componentes, como as pastilhas, discos, entre outros. 

Também é importante observar o fluido de freios, já que é um produto diretamente ligado à segurança e atuação do sistema. Na hora de substituí-lo, é preciso levar em consideração à especificação correta para cada veículo, afinal, a aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o freio, trazendo sérios riscos ao condutor, passageiros e terceiros. 

Mercado de reposição 
Sempre à frente das tendências do mercado, a Bosch disponibiliza para o mercado de reposição um programa completo e inovador de sistemas e componentes de freios. 

O portfólio de pastilhas da Bosch envolve a linha tradicional, que possui diferentes tipos de formulação entre orgânicas e metálicas. Além da linha cerâmica, que oferece maior eficiência, durabilidade e estabilidade na frenagem, também gera menor quantidade de resíduos na roda e conta com sistema antirruído. 

Uma das vantagens das pastilhas de freio cerâmica é o sistema silenciador vulcanizado (SSV), que possui uma exclusiva lâmina, composta por duas camadas de liga de aço com tratamento de zinco e níquel e uma camada de borracha vulcanizada entre elas, atuando como amortecedor para absorver as vibrações que ocorrem durante a frenagem, eliminando o ruído. 

Na linha de fluidos de freio, a Bosch supera as normas definidas pelo Inmetro e os produtos podem ser aplicados tanto para carros quanto para motos. Essa especificação visa garantir as características do fluido até o momento de sua aplicação, que são também asseguradas por uma embalagem plástica resistente e um selo metálico, que evita indesejáveis vazamentos e a contaminação do fluido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário