O Nissan GT-R NISMO 2017 fez sua estreia no famoso
circuito de Nürburgring, na Alemanha, conhecido como uma das mais longas e mais
desafiadoras pistas de corrida do mundo. É a mesma na qual a Nissan desenvolveu
e afinou o desempenho potente da nova linha do superesportivo.Assim como o Nissan GT-R 2017, o GT-R Nismo 2017 teve
mudanças no design, seguindo o estilo da versão de rua do modelo. Para ajudar a
arrefecer o motor de alta potência do carro, a grade frontal cresceu 20% também
e ganhou a assinatura "V-motion" da Nissan. Um novo capô
significativamente reforçado para evitar a deformação em velocidades
extremamente elevadas, permite ao superesportivo manter sua aerodinâmica em
todos os momentos de condução.
Ao contrário do modelo de rua, os para-choques dianteiros
do GT-R NISMO são feitos de fibra de carbono, trabalhados com a precisão dos
artesãos "Takumi", os mesmos que constroem manualmente os motores.
Camadas de folhas de fibra de carbono são cuidadosamente sobrepostas para
alcançar a quantidade ideal de rigidez. Os "canards" (pequenas asas
para efeito aerodinâmico) foram concebidos para melhorar o fluxo de ar em torno
do veículo e gerar um elevado nível de força descendente, enquanto, ao mesmo
tempo, o ar direto em torno das rodas melhora a aerodinâmica. Em geral, a nova
forma do carro gera pressão aerodinâmica mais do que qualquer outro Nissan de produção
até hoje, resultando em excepcional estabilidade em alta velocidade.
O novo GT-R NISMO também teve o interior modificado ao
padrão do GT-R 2017, cuja cabine possui toque mais sofisticado. O painel de
instrumentos redesenhado, volante e apoio de braços central são cobertos de
couro Alcantara® de alta qualidade. O layout do painel central foi aperfeiçoado
e teve redução no número de botões da navegação e controles de áudio (de 27
apenas 11), que foram deslocados para a central com tela sensível ao toque de 8
polegadas. Exclusivos para o NISMO GT-R são os assentos em forma de concha de
carbono da Recaro®, revestidos com couro Alcantara® vermelho.
O desempenho GT-R NISMO também foi atualizado, graças, em
parte, à carroceria significativamente reforçada do modelo de rua. A estrutura
mais rígida permitiu aos engenheiros refinar os amortecedores, molas e
estabilizadores, que, quando combinados com downforce, resultam em uma
dirigibilidade melhor que a do modelo anterior. Isto é evidenciado pelos
melhores tempos em provas de slalom e no desempenho superior em curvas. Os
amortecedores especiais DampTronic da Bilstein, ajustáveis pelo
motorista, utilizam vários sistemas de informação do veículo para proporcionar
forças de amortecimento adequadas e alto nível de controle para uma variedade
de situações. Possuem sistema que transfere de forma mais eficaz todo o poder
do motor biturbo V6 3.8, que ainda produz notáveis 608 cavalos.
Chamado de "VR38DETT", o motor do GT-R NISMO é
o resultado da experiência que a NISMO – divisão de motorsports da Nissan –
ganhou ao participar de diversos campeonatos e eventos em todo o mundo.
Acoplado a uma transmissão de 6 velocidades de dupla embreagem, possui
turbocompressores de grande diâmetro usados nas provas de GT3. Tal como acontece
com o modelo de rua, cada motor GT-R NISMO é montado a mão pelos
"Takumis", em uma sala especial livre de impurezas, que adicionam uma
placa de alumínio à frente de cada usina de força para deixar sua assinatura.
Apesar de sua natureza mais potente, o novo GT-R NISMO possui melhor
equilíbrio, evoluindo para um carro que pode ser apreciado tanto em uma estrada
sinuosa como em circuitos.
"O GT-R NISMO enfatiza o 'R' em sua nomenclatura.
Com a linha 2017 do GT-R como ponto de partida, a nova versão NISMO tornou-se
uma máquina mais bem equilibrada, não apenas com maior desempenho, mas com uma
sensação aperfeiçoada da condução. É o resultado da nossa busca incessante de
oferecer prazer na condução", disse Hiroshi Tamura, chefe-de produto do
GT-R NISMO e do GT-R de rua.
O 2017 Nissan GT-R NISMO está disponível em cinco cores
exteriores diferentes. É montado em Tochigi, Japão, com os motores de montados
de forma artesanal em Yokohama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário